Cammino Digital

3 motivos para investir no mobile design

O web design geralmente é um retrato do momento tecnológico pelo qual passamos. Houve épocas em que tudo era novidade, um simples GIF animado chamava a atenção dos visitantes de um site e páginas com animações em Flash também já foram o que havia de melhor na web.

Agora, vivemos plenamente a era da mobilidade, impulsionada pelo barateamento dos smartphones e da melhora progressiva da qualidade da conexão — que ainda tem um longo caminho a percorrer, mas já não é um obstáculo para a navegação na web e uso de aplicativos móveis. Essa é apenas a ponta de um iceberg que forma o cenário no qual estar acessível é mais do que recomendado, é essencial. Conheça 3 motivos para investir no design do seu site mobile e comece a se adaptar à essa nova realidade. Confira:

1 – Os smartphones estão em todo lugar

Os smartphones estão presentes na vida de uma parcela cada vez maior da população. Aparelhos cada vez mais acessíveis e baratos são a febre do varejo, pois ninguém quer ficar de fora dos círculos de amigos, colegas e familiares, sempre conectados. Por isso a internet vem se adaptando à tendência do mobile. É necessário estar disponível em uma grande variedade de dispositivos móveis, para todos os tipos de internautas que existem.

O design mobile do seu site deve refletir a identidade da sua marca e atender as expectativas do seu público, que faz buscas e pesquisas, escolhe produtos, se localiza e se comunica, tudo através do celular. Não ter um site apropriado para esses dispositivos é perder potenciais novos consumidores que já vivem plenamente a conectividade móvel.

2 – O e-commerce já é móvel

O brasileiro adere a cada dia com mais força às compras online através de dispositivos móveis. O relatório da WebShoppers sobre o e-commerce brasileiro aponta que, em 2014, 9,7% de todas as compras foram feitas usando tablets e celulares. Em 2013, a parcela foi de 4,8%, indicando um rápido crescimento da tendência de compras mobile.

Isso só é possível devido à popularização dos dispositivos móveis e das lojas que investiram na experiência do usuário nesse tipo de aparelhos. As telas pequenas não são obstáculo para quem procura praticidade e objetividade, com facilidade de navegação e rapidez. Essas são as principais características que seu site precisa ter para atender bem os usuários de smartphones, alcançadas através de um bom design mobile profissional.

3 – Seus concorrentes já estão investindo

Se você atua em um nicho que ainda não está seguindo a tendência da web mobile — situação quase inexistente nos dias de hoje —, não vai demorar muito para que seus concorrentes comecem a aparecer com seus sites e e-commerces otimizados para esse tipo de ambiente. Isso significa que eles vão dar um passo na sua frente, e certamente não é o que você espera da sua marca em termos comerciais e estratégicos.

Mas se você já atua em um mercado maduro e que colhe frutos da internet móvel, prepare-se o quanto antes. Ter um site obsoleto não vai ajudar em nada com a concorrência acirrada que se acentua nesse momento econômico do país. O fato é que é melhor investir e se adaptar agora, do que esperar mais e correr o risco de ser devorado pelo monstro implacável da obsolescência tecnológica. Mova-se e acompanhe os novos tempos!

Tem alguma dúvida sobre seu investimento em sites adaptados para o ambiente mobile? Comente e compartilhe com a gente!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 10 abr 15