Cammino Digital
lançamento de ecommerce

4 dicas para movimentar o lançamento do seu ecommerce ou novo produto

A internet é tão presente em nossa vida, que somos praticamente “nativos digitais” em um mundo repleto de tecnologia.

Com tantas ofertas em um mercado extremamente competitivo, muitas empresas erram na estratégia e um produto que tinha boas chances de ser um sucesso, acaba enfrentando dificuldades e pouco retorno sobre o investimento.

Para evitar que isso aconteça, conheça algumas ações simples, mas cruciais para o sucesso do seu ecommerce:

Uma lupa no público alvo

Na busca para colocar os produtos no mercado, muitos gestores de ecommerces não dão a atenção necessária à primeira etapa fundamental: o estudo do público alvo.

Não se trata apenas de ter o produto certo, você deve pesquisar mais. Procure entender como se comporta seu público: são usuários ativos de mídias sociais ou não? Caso forem, tente levantar quais páginas, perfis e assuntos mais os interessam.

 

Se você sabe, por exemplo, que está lidando com um público moderno, feminino, que se preocupa com a autoestima, saia na frente e seja referência para o seu público.

Por exemplo: já tem algum tempo que a Dove, marca de shampoos e sabonetes, faz uma proposta de mostrar a beleza real, ou seja, pararam de representar a mulher apenas como uma top model perfeita.

Nas propagandas desta marca, as mulheres retratadas são reais, assim como sua vizinha, a caixa do supermercado, a professora… Este marketing foi muito positivo e aproximou o público alvo da marca em questão.

Tenha uma estratégia de pré-lançamento para imprensa

Aqui o importante é começar a despertar o interesse e a expectativa pelo seu produto antes do lançamento.

Divulgue um release para imprensa e solte trechos de informações com um gostinho do que virá pela frente.

O desenvolvimento de produtos e a construção de uma marca exigem muito trabalho e investimento, e a configuração para o sucesso requer uma sólida estratégia de pré-lançamento.

Não importa se o seu e-commerce ainda não está pronto.

Capturar pré-vendas e conquistar engajamento do público é fundamental para que, quando você estiver pronto para o lançamento, tenha uma base de potenciais clientes interessados.

Esta dica vale tanto para o lançamento do seu ecommerce, como para o lançamento de um novo produto/ linha/ coleção.

Sua marca pode ser uma missão

É importante que sua marca tenha um propósito. Desta forma, o público é influenciado por um bem maior.

É importante que sua marca tenha uma identidade forte e, se for socialmente responsável, melhor ainda!

A responsabilidade social está no topo da lista de prioridades de muitos  consumidores atualmente, onde a maioria cria uma empatia com marcas socialmente responsáveis.

Ao apoiar uma causa, as marcas podem atrair seu público alvo não apenas como clientes, mas tê-los internamente como defensores da marca por se identificarem com a ideologia.

Podemos citar como exemplo a marca Reserva , que usam a roupa como mídia para disseminar as causas que acreditam.

Além de abordarem temas que quebram os padrões em suas campanhas, como “decadência das relações humanas”, “liberdade de expressão e preconceito social”, “importância da família na construção do indivíduo”, ainda são envolvidas em projetos incríveis na fabricação de seus produtos, com seus funcionários e para a sociedade. Vale a pena conhecê-los!

A vez dos Influenciadores Digitais

Com as regras de priorização de conteúdo no Facebook mudando, a relevância de posts de familiares e amigos sobre anúncios corporativos, o marketing de influenciadores nunca foi tão importante.

Como o conteúdo deles “imita” o de amigos, ele segue com mais chances para o feed de notícias do seu público alvo, maximizando o alcance da sua mensagem.

Você também pode aumentar a credibilidade da marca e incentivar a confiança das pessoas nela!

Quer um exemplo? 85% das pessoas confiam mais em avaliações online do que em recomendações de conhecidos!

Mas fique atento e garanta que seus produtos sejam apoiados pelo influenciador certo. Pesquise o seu mercado, encontre uma necessidade, uma dor em comum e assegure-se de que sua narrativa e seu produto se encaixe com estas necessidades, e que o influenciador digital tenha uma certa autoridade para falar deste assunto.

Entender melhor as necessidades dos seus potenciais clientes é a chave para criar uma boa oferta que será sucesso.

Finalizando

Entenda bem o seu mercado, encontre as dores e necessidades e veja se sua narrativa está alinhada. A sua marca deve se posicionar como uma solução para estas dores.

Depois de ter essas peças no lugar, certifique-se de procurar a imprensa e criar antecipação para o seu produto. Coloque as pessoas certas nos lugares certos, falando sobre sua marca para amplificar sua mensagem e seu alcance desde o primeiro dia.

Aproveite estas dicas e prepare-se para um lançamento de sucesso.

Share on Facebook16Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 20 jul 18