Cammino Digital

5 dicas para ter uma loja virtual de sucesso ainda em 2016

O mercado de comércio eletrônico no Brasil anda muito bem. A previsão para crescimento é de 10% anual até 2017 e com promessas de não cessar por aí. Esse cenário, além de apontar que o segmento representa um bom investimento, sugere que mais e mais empresários apostarão no e-commerce e a concorrência aumentará. Então, como ter uma loja virtual de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo?

Primeiramente, é preciso sanar todas as dúvidas sobre o modelo negócio e investir em estratégias essenciais, como logística, ter um bom site e e contar com os serviços de agência de comunicação. Abaixo listamos algumas dicas que te ajudarão a montar ou alavancar seu e-commerce em 2016. Confira!

Faça um planejamento detalhado

Não basta ter em mente seus planos e expectativas. Negócios com rendimentos satisfatórios são orientados por planejamentos bem elaborados, que incluem metas, planilhas de gastos e estratégias que serão utilizadas para impulsionar as vendas. Começar sem ele é muito difícil e probabilidade de dar é certo é pequena, correndo o grande risco de não atingir o sucesso.

Invista em marketing digital

A comunicação de produtos por meio de redes sociais e blogs é uma realidade e apresenta um potencial grande quando o assunto é e-commerce. Há especialistas de mercado que afirmam que 50% do investimento de uma loja virtual deve ir para essa área, de marketing digital.

Atualmente, as possibilidades nesses meios incluem anúncios, links patrocinados, engajamento orgânico, inboud marketing, otimização para buscadores, entre outros. Não sabe o que são, nem como fazê-los? Então o melhor caminho é contratar uma empresa, como uma agência de comunicação especializada no setor. Assim, você não corre risco e tem um retorno garantido.

Tenha um site responsivo

No Brasil, 10% das vendas em comércio eletrônico foram realizadas, em 2015, por meio de celulares e de tablets. Um número que vem crescendo devido a maior acessibilidade a smartphones por parte da população.

Para que sua loja virtual não perca esse público, é preciso que o seu site seja responsivo, ou seja, que ele funcione adequadamente garantindo boa navegabilidade em todas as plataformas (computador desktop, notebooks, tablets e celulares). Quando um site não tem esta funcionalidade e os usuários o acessam via celulares ou tablets, a dificuldade de encontrar informações é desconfortável e a tendência é que este consumidor saia antes de realizar a compra.

Acerte a logística e garanta um bom atendimento

Um bom atendimento é importante em qualquer tipo de negócio. Em casos de lojas virtuais, para que isso aconteça, é preciso ficar atento a data de entrega estipulada para os produtos. Para que não haja erros, é essencial que todo o funcionamento de entrega esteja sempre claro para o cliente. Se houver algum atraso, ele precisa ser informado o mais rápido possível.

Mas para ter tudo isso funcionando corretamente, a logística precisa estar bem estruturada e, acredite, é preciso dedicação para que isso aconteça. Muitos lojistas começam acreditando que a entrega é algo fácil de se fazer e quando se veem cheios de pedidos, os atrasos começam e, paralelamente a eles, as reclamações. Por isso, não subestime essa área, invista tempo e dinheiro nela e garanta uma boa reputação para seu e-commerce.

Ofereça uma ótima loja virtual

Essa regra é importante não só para 2016, mas qualquer ano que virá pela frente, por isso, vale a pena repeti-la: oferte sempre um excelente site para o seu cliente. Cumprir isso é um grande desafio que envolve variados aspectos em relação ao design e usabilidade. Abaixo citamos aqueles considerados mais importantes:

Seguindo essas dicas a probabilidade de você ter uma loja virtual de sucesso é enorme. Agora, convidamos você a assinar nossa newsletter para receber mais informações sobre marketing digital.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 18 mar 16