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5 dicas para vender mais usando e-mails estratégicos

O e-mail é, sem dúvidas, umas das estratégias mais rentáveis do marketing digital. Somente no Reino Unido, em 2014, para cada 1 Euro investido, 38 Euros retornaram em forma de lucro, segundo levantamento feito pela DMA. Contudo, é necessário ter muita cautela antes de colocar em prática uma campanha de e-mail marketing. Apesar de ser barato e trazer um grande retorno, algumas orientações podem ser seguidas para garantir a entrega de uma oferta no momento certo e para o público certo.

Separamos 5 dicas para você vender mais por meio do envio de e-mail marketing. Confira:

1 – Promova cupons de desconto

Essa é uma boa maneira de atrair os potenciais clientes que ainda não compraram e os que já foram compradores em sua loja virtual, mas que ainda estão indecisos ou com objeções em relação ao preço. Nos momentos de dúvida do consumidor, um estímulo como um desconto em produtos ou nos fretes pode funcionar muito bem.

Por exemplo, se você tem um e-commerce que vende sapatos, pode disparar esse tipo de e-mail para uma lista composta por consumidores que estão há muito tempo em sua base sem comprar, mas que frequentemente visitam o seu site e/ou clicam em suas ofertas sem fechar o negócio.

2 – Faça Cross-sell e Upsell

São duas táticas de vendas voltadas para pessoas que estão para se tornar ou já são clientes da empresa. Funciona da seguinte forma: enquanto o Cross-sell visa estimular uma venda complementar, cruzada ou adicional; o objetivo do Upsell é encorajar o consumidor a aumentar o valor gasto em uma compra.

Usando o e-mail, você pode fazer Cross-sell enviando ofertas que complementem a primeira compra realizada. Por exemplo, se você vendeu um modelo de videogame para 50 clientes diferentes nos últimos 3 meses, pode iniciar uma campanha oferecendo games desse console para essa lista segmentada.

Já para Upsell, você pode ofertar uma experiência mais aprimorada, ou Premium, de um mesmo produto já adquirido pelo consumidor. Isso costuma acontecer com frequência em operadoras de internet banda larga, quando oferecem um pacote de dados/velocidade maior.

3 – Incentive a recompra

Você pode criar uma estratégia de recompra para produtos ou serviços com uso contínuo. São e-mails voltados para clientes que podem estar no final ou já encerraram o ciclo de uso de uma oferta.

Por exemplo, suponhamos que você venda cursos livres online. Você pode usar uma campanha de e-mail marketing para vender mais opções de cursos para alunos que encerraram recentemente ou estão para terminar o uso da sua plataforma.

4 – Recupere os carrinhos abandonados

A facilidade em mensurar o comportamento dos visitantes nos sites é tamanha que você pode monitorar aqueles clientes que chegaram até o carrinho de compras e desistiram da aquisição. Essa tática se chama remarketing, que pode ser feita tanto por meio do Google Adwords quanto por e-mail marketing — nesse caso, enviado para pessoas cadastradas em seu e-commerce.

Você pode fazer uma campanha para aqueles que estão cadastrados e que desistiram antes de finalizar a compra. O disparo pode conter anúncios da mesma oferta com descontos, frete gratuito ou o mesmo produto em um modelo mais barato.

5 – Use a sazonalidade para vender mais

Coloque-se no lugar do consumidor: você sempre recebeu alguma oferta especial por e-mail em datas comemorativas, não é mesmo? Dia das mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças, Black Friday, Natal, Ano Novo, Carnaval e até mesmo no aniversário. São muitas ocasiões oportunas para criar promoções e ofertas personalizadas de acordo com a oportunidade.

E o uso de datas sazonais costuma ser eficiente por isso. O público está mais propenso a gastar em ocasiões comemorativas. Uma lembrança enviada para as pessoas em seus aniversários demonstra uma sensação de exclusividade e os consumidores buscam por isso. Aproveite que os olhos dos clientes estão mais voltados para o comércio nessas épocas.

O uso correto do e-mail para vender demanda certa sagacidade. É preciso enxergar as melhores ocasiões para criar oportunidades de negócio, portanto, conheça bem as suas personas, saiba propor os valores agregados em seus produtos/serviços e identifique o tipo de oferta que se encaixará melhor à situação.

Uma boa opção é buscar ferramentas de marketing que automatizem estes tipos de campanhas e deixe tudo rodando no piloto automático. Através de softwares de inteligência comportamental e remarketing, seu E-commerce pode tirar proveito de e-mails mais estratégicos e assertivos, aumentando as taxas de conversão sem aumentar investimentos em tráfego.

Nesse sentido, para atender essa necessidade dos varejistas online, a Cammino desenvolveu o Gokeep, a ferramenta de automação e remarketing para E-commerces. Com ela é possível configurar sua loja para entender mais as intenções dos visitantes e enviar uma campanha de e-mail personalizada e específica para cada um, de forma automática e escalável.

Como você usa os e-mails estratégicos para vender mais? Tem outras dicas ou dúvidas? Compartilhe conosco e assine nossa newsletter para receber tudo o que rola por aqui diretamente no seu email.

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publicado por Renato Cruz em 04 jan 16