Cammino Digital

As vantagens de adotar novas tecnologias na empresa

Vivemos em uma era na qual a tecnologia já permite criar coisas que há muito pouco tempo eram inimagináveis, como entregas via drones e até órgãos humanos feitos em impressoras 3D. Sim, as grandes empresas estão fazendo tudo o que podem para trazer inovações cada vez mais desafiadoras para os consumidores e potencializar seu bem-estar! E onde ficam as médias e pequenas empresas nesse contexto? A verdade é que as PMEs também devem adotar novas tecnologias — ainda que de uma maneira um pouco diferente.

Leia nosso artigo e entenda as vantagens de abraçar de vez as novidades no seu negócio!

Novas tecnologias geram mais vendas

Uma tecnologia que se popularizou e transformou a vida das pessoas, não só o meio corporativo, foi a internet. As ferramentas digitais precisaram acompanhar o novo estilo de busca e consumo das pessoas, de forma que passaram a modificar também as estratégias de marketing antes adotadas: hoje, elas têm como objetivo a aproximação entre empresa e público-alvo, gerando primeiramente interesse e empatia para só depois converter as visualizações e contatos em vendas efetivas. É claro que não basta criar um perfil em rede social ou ter um site para começar a vender bem. É preciso uma estratégia sólida para utilizar os benefícios digitais de forma coerente.

Assim como as novas tecnologias da internet têm o potencial de interligar as pessoas e sejam um recurso que o empreendedor não pode ignorar, há ainda os softwares de gestão do relacionamento com o cliente (CRM), que facilitam a leitura dos históricos dos compradores e direcionam ofertas personalizadas. As PMEs devem ficar antenadas a esses instrumentos para vender mais.

Mais organização, eficiência e produtividade

Além de aumentar as vendas, soluções tecnológicas influenciam diretamente o modelo de trabalho de uma empresa e dos seus colaboradores. Computadores, tablets, notebooks, smartphones e smartwatches: todas essas novas tecnologias móveis ou vestíveis — os famosos wearable devices — são cada vez mais relevantes na rotina profissional. Esses gadgets influenciam no rendimento positivo da equipe e, quando bem usados, aumentam a produtividade do negócio como um todo.

Um único aplicativo de compartilhamento de documentos, por exemplo, pode tornar mais fácil a realização de relatórios em conjunto.

Já um bom software de gestão integrada permite unir todas as informações de sua empresa, desde o cadastro dos clientes até os relatórios de estoque e estimativas de entrega. É o fim da papelada interminável passando de setor em setor e dos problemas de comunicação.

Isso sem falar na automatização das linhas de produção e o acesso remoto de dados. Para as PMEs, vale a pena investir em equipamentos menores e portáteis e soluções em nuvem para que softwares e dados sobre vendas, finanças ou produção sejam colhidos e visualizados em locais além do ponto de trabalho, como em reuniões remotas ou para quem atua no modelo de home office.

Aumento de competitividade

Quando sua empresa usa as novas tecnologias adequadamente, se torna mais competitiva no mercado. Se você adotar alguns recursos tecnológicos no marketing, vai se tornar mais eficiente, pois se comunicará melhor com seus clientes. Ao adotar esses recursos tecnológicos na gestão e produção de sua empresa, vai reduzir o tempo de entrega ou aumentar a qualidade de seus produtos, por exemplo. Há ainda o aspecto de se poder proporcionar algo inovador ao público-alvo, ganhando mais fatias de mercado.

As novas tecnologias, em alguns casos, se refletem em um custo imediato maior, mas uma grande redução de custos em médio e longo prazo. E com as despesas em cheque, seu preço pode ser reduzido sem afetar a margem de lucro e o resultado é maior competitividade com a mesma (ou maior) lucratividade. Cada passo que uma empresa dá na direção de abraçar a tecnologia tem um reflexo na maneira como ela atinge o mercado e, claro, na visão que os consumidores têm dela.

Atualmente, a maioria das empresas busca parceiros que são percebidos como inovadores. Essa percepção implica na ideia de que a empresa vai sobreviver por mais tempo em uma realidade de mercados altamente mutáveis, o que aumenta a sensação de segurança na parceria. Os clientes também, em boa parte (embora isso dependa muito do perfil de cada um) gostam de estar envolvidos com empresas inovadoras, modernas, e essa pode até ser a razão do sucesso das maiores companhias no segmento de eletrônicos, carros, aparelhos eletrodomésticos, entre outros.

O que você tem feito para adotar novas tecnologias em seu negócio? Seus concorrentes estão aplicando recursos que você ainda não possui? Conte para nós a sua opinião sobre o assunto e assine nossa newsletter para acompanhar mais dicas e novidades!

Share on Facebook2Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn1
publicado por Renato Cruz em 30 out 15