Cammino Digital
Como as redes sociais influenciam suas vendas

Como as redes sociais influenciam suas vendas?

Que as redes sociais são formadas por pessoas interagindo entre si por diferentes razões, todos já sabem, mas como elas podem ajudar a sua marca? As diferentes plataformas que possibilitam a conexão e o engajamento das pessoas virtualmente já são como uma extensão da nossa sala de estar e é nesse meio que muitas escolhas são feitas.

Algumas das mídias sociais mais impactantes atualmente são o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Snapchat, Pinterest dentre muitas outras e o fato dessas mídias conectarem pessoas também as fazem ser uma poderosa ferramenta de formação de opinião, servindo muitas vezes como fator decisivo na hora da tomada de decisão, seja a decisão por escolher um novo emprego, ir a uma festa ou comprar um item novo.

Formando a opinião

Não é que as pessoas utilizem as mídias sociais para vender e comprar, porém, essas ferramentas contribuem para a formação de considerações importantes sobre produtos, serviços e empresas; muitos usuários do Facebook ou Instagram não estão lá com a intenção de comprar alguma coisa, em certos casos sim, mas o barato aqui é que a decisão futura é influenciada pelo impacto anterior que ela teve nessas mídias, seja ao ver um anúncio ou um post orgânico de uma empresa, assim como lendo um comentário de outra pessoa sobre seu produto ou serviço.

Conhecendo estes fatores, as empresas devem considerar estarem presentes e ativas nas mídias sociais, muitas vezes este será o primeiro contato que as pessoas terão com sua marca e sua empresa terá a chance de fazer a apresentação do seu produto para um público grande, segmentado de acordo com os interesses e perfil coerentes com a sua marca. Já escrevemos um artigo anterior a respeito do processo de decisão e compra dos consumidores online. Veja que o processo de vendas é um funil de várias etapas e entenda como as mídias sociais se encaixam nessa técnica.

É claro que existem alguns nichos que tiram um ótimo aproveitamento das mídias sociais, como o Instagram para segmentos de moda, por exemplo. Porém o objetivo do artigo é mostrar que mesmo não gerando vendas diretas, uma mídia social contribui para que isso aconteça em outros canais.

Ouvidos atentos

Outra questão bem legal é a chance de saber o que estão falando online sobre você e eliminar qualquer tipo de questionamento ou responder uma reclamação, portanto não tenha receio de usar suas contas nas mídias sociais como um canal alternativo de SAC e também canal de pós venda, já que, muitas vezes, é nas redes sociais que as pessoas comentam espontaneamente sobre eventuais problemas, dúvidas ou elogios sobre suas compras.

Uma boa resposta (ou melhor falando, um bom diálogo) sobre qualquer um destes pontos irá transmitir segurança e confiança a seus clientes e potenciais clientes, gerando novas compras posteriormente e boas recomendações sobre você.

Como empresa, sua postura nas redes sociais servirá finalmente para estabelecer um vínculo maior com seu público, por identificação e simpatia.

Mas atenção à estruturação da sua estratégia de marketing nas redes sociais, elas são apenas um dos seus canais de comunicação e é muito importante que você saiba como estruturar o seu plano de marketing digital por completo. Suas contas nas redes sociais, site, hotsites, blogs, vídeos, webinars, dentre tantos outros meios digitais devem estar em sintonia entre si para que o canal de diálogo não se perca e para que a identidade da empresa seja mantida.

Sabendo de tudo isso, as empresas que buscam relacionamento com seus públicos de interesse devem continuar presentes nas redes sociais e devem utilizá-las de forma ampla, séria e engajada, tratando o assunto com a mesma importância com que tratam qualquer outro setor da empresa.

E a sua empresa ou o seu perfil como profissional autônomo, como se posicionam nas redes sociais? Diga pra gente!

Se gostou do artigo, compartilhe e deixe o seu like aqui embaixo 😉

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 15 dez 16