Cammino Digital

Aumente a taxa de conversão usando infográfico no seu e-commerce

Certamente você já viu vários infográficos e já pôde compreender muitas informações de uma forma simples e visualmente agradável. Os infográficos são imagens ou ilustrações que explicam, educam e informam de um modo mais simplificado.

São usados quando há necessidade de descomplicar alguma informação muito densa ou complexa. Podem ser utilizados desenhos, textos, imagens ou fotografias.

Essa mistura torna a informação muito mais interessante, fácil e memorável do que apresentar apenas os textos.

infográfico 1

E olha que interessante: por misturar imagens com textos, o infográfico estimula os dois lados do cérebro. O direito, responsável por entender e interpretar figuras, e o esquerdo, voltado ao raciocínio lógico e à escrita.

Como usar infográficos para melhorar a comunicação do produto?

Os infográficos podem ajudar a comunicar aspectos mais complexos de um produto, como suas dimensões, sua composição, seus benefícios, forma de uso. Este é um exemplo de infográfico de comparativo e pode influenciar bastante na decisão de compra na sua loja caso ela lide com estas questões.

infografico 2

Os infográficos derrubam algumas dúvidas que impedem o cliente de comprar devido à insegurança em investir seu dinheiro em algo que não seja ideal à sua necessidade.

Usar um infográfico na página do produto tende a aumentar consideravelmente a taxa de conversão, pois soluciona de maneira muito simples uma dúvida que um texto, mesmo que seja curto e claro, não faria tão bem.

infográfico

Tipos de infográficos

O Fluxograma: é um gráfico de “etapas”. Um jeito fácil de apresentar situações onde um ponto se relaciona e interfere no outro. É simples, de fácil compreensão e visualmente atraente.

Infográfico 4

 

Fatos e estatísticas: uma ótima forma de mostrar estatísticas é com uma imagem grande e pequenos trechos de texto que estimulam a leitura e facilita a compreensão da ideia.

infográfico 5

 

A linha do tempo: se você quer apresentar uma série de eventos sequenciais, um jeito interessante de fazer isto é com uma linha do tempo em um infográfico. É só adicionar as datas e algumas imagens que sejam relacionadas ao que você está descrevendo.

timeline-infographic_23-2147507836

 

O comparativo: se você precisa mostrar uma série de informações ou especificações e suas mudanças em comparação à um modelo anterior ou similar, use o infográfico de comparativo colocando os objetos lado a lado. É uma boa alternativa para produtos que recebem atualizações e novos recursos, como os eletrônicos.

iphone-screen-sizes-devices

Por que os infográficos são importantes para o seu e-commerce?

Os dados organizados em forma de infográfico são armas eficazes no seu arsenal de marketing, eles auxiliam a compreensão através das informações bem ordenadas e tirando as dúvidas de forma descontraída e coerente.

Posicionam você como especialista

Dados e estatísticas são gatilhos psicológicos poderosos que ajudam a criar confiança e mostrar autoridade no assunto. Quando você fornece estatísticas e dados concretos que dão base ao seu conteúdo, ajuda a sua marca a ser referência no segmento.

Ajudam seu e-commerce ser lembrado

Você sabia que os infográficos têm 30% mais chances de serem lidos do que artigos em texto puro? Os posts em redes sociais com imagens, são considerados mais envolventes e geram até 650% mais engajamento do que posts apenas com textos.

É muito mais fácil um leitor se interessar pelo seu e-commerce se ele oferecer imagens intercaladas com os textos, seja em forma de comparativo, instruções, benefícios e formas de uso.

Como iniciar nos infográficos?

Agora que apresentamos alguns dados importantes sobre os infográficos e como eles podem ajudar nas vendas de um e-commerce, deixaremos algumas dicas de aplicativos para que você possa desenvolver seus infográficos e movimentar seu e-commerce!

Nós indicamos alguns apps que são gratuitos e já oferecem alguns ítens básicos essenciais para a criação do seu infográfico:

No começo pode parecer complicado, mas as ferramentas dão boas sugestões de infográficos, é só escolher a funcionalidade e o propósito!

Conclusão
Como vimos, os infográficos auxiliam no entendimento de determinado assunto que desejamos explicar, estimulam os dois lados do cérebro de quem está lendo, tiram dúvidas que possam impedir o cliente de comprar e ainda tendem a aumentar as taxas de conversão.

Com todas essas vantagens, por quê não tentar utilizar em seu e-commerce? Você já utiliza infográficos? Se nunca tentou, que tal inovar?

Se achou esse conteúdo interessante, deixe-nos saber… é simples, dê um like nesse botãozinho abaixo, ficaremos felizes e ainda mais motivados a escrever conteúdos que possam ser úteis no seu dia-a-dia!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 05 out 16