Cammino Digital

Como aumentar a audiência do seu e-commerce

A cada ano que passa a quantidade de lojas virtuais cresce de forma significativa e, por vezes, é possível que os potenciais compradores fiquem até na dúvida a respeito da escolha da melhor loja virtual para comprar determinado produto. Por este motivo, as pessoas que estão por trás do e-commerce precisam sempre estar em busca de maneiras e alternativas para atrair audiência para a loja e, conseqüentemente, mais vendas. De nada adianta colocar o site no ar e acreditar que ele irá chamar público automaticamente. Pode confiar, existem estratégias específicas para que a audiência do seu e-commerce aumente de forma exponencial. Vamos analisar quais são essas iscas?

O que é audiência?

Talvez você ainda esteja na dúvida a respeito do que é audiência e os benefícios que ela pode trazer para a sua loja virtual. Trata-se, simplesmente, de pessoas chegando até o seu site e, como conseqüência, comprando mais. Sem audiência a loja virtual não tem para quem vender, pois as pessoas não conhecem a loja para poderem então, comprar produtos na mesma. A audiência é criada através de estratégias de marketing, que podem ser de curto, médio ou longo prazo.

Estratégias para aumentar a audiência do seu e-commerce

Mídias Sociais

As mídias sociais possuem grande importância quando o objetivo é aumentar a audiência da loja virtual, pois ajudam a divulgar a marca. É interessante que a loja tenha conta nas principais redes e que sempre que for postar compartilhe o link da loja. O conteúdo precisa ser relevante e de interesse do público alvo e da persona, pois conteúdos irrelevantes são descartados pelas pessoas e podem até ter o efeito contrário, e fazer com que os potenciais compradores tenham uma imagem incorreta da loja.

Em se tratando das redes sociais, também é possível direcionar o conteúdo postado para públicos segmentados. Com essa estratégia, o conteúdo e o público ficam alinhados, fazendo com que os resultados sejam ainda melhores. Você pode direcionar as suas campanhas através da localização, comportamentos, interesses, hábitos, entre outros.

Blog

O blog pode ajudar e muito a gerar tráfego para a loja virtual. Ele é capaz de fazer com que a interação entre a marca e os usuários, sejam antigos ou novos, aumente. A partir do blog também é possível criar uma lista de potenciais clientes e desenvolver campanhas mais focados nesses indivíduos.

É importante que as postagens sejam freqüentes e relevantes, para que a marca consiga ganhar cada vez mais visibilidade.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são um mecanismo essencial para que a audiência do e-commerce aumente. Eles fazem que a loja ganhe mais acessos e, com isso, mais vendas também. Os principais, e que podem ajudar e muito a alavancar a audiência, são o Google Adwords e o Facebook Ads, mas não deixe também de testar outras ferramentas como o Google Shopping e os portais de afiliados.

E-mail marketing

Para que você consiga aumentar ainda mais o trafego na sua loja virtual, uma boa estratégia é o e-mail marketing. Porém, é necessário que seja criada uma campanha, com a quantidade de e-mails que serão enviados e para quem, as metas e os objetivos a serem alcançados e também uma análise dos resultados após o envio. Com essa estratégia bem desenvolvida, com certeza os usuários serão atraídos para o seu site e estimulados a realizarem compras.

Marketplace

Outra forma de atrair ainda mais visitantes para o site e mais visibilidade para a marca é a venda dos produtos através de marketpalces, como Mercado Livre, B2W e Amazon, por exemplo. Embora essa possa ser uma boa alternativa, é necessário estar atento ao custo da comissão que deve ser pago para esse tipo de “Shopping Center Virtual”. Não deixe de desenvolver uma estratégia antes de optar por essa alternativa.

Concorrência

Sim! Observar a concorrência é uma excelente forma de traçar estratégias para melhorar ainda mais a audiência da sua loja virtual. Isso acontece, pois antes de um individuo realizar uma compra, ele irá pesquisar em diversos sites que vendem o mesmo produto, comparando preços, facilidades, entre outros. Por este motivo, analise a sua concorrência para que você possa traçar melhores estratégias para atrair tráfego para a sua loja e também enxergar melhor os possíveis erros que pode estar cometendo.

SEO

SEO, que significa “Search Engine Optimization”, é um método que faz com que o site fique mais visível nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. O objetivo é melhorar a audiência, gerar mais tráfego e por conseqüência, aumentar as vendas. Para o método, é necessário atenção nas palavras chaves, pois elas serão as responsáveis por aumentar o volume das pesquisas.

Atenção a opinião do cliente

Dar atenção a opinião dos clientes é muito importante para que a sua loja virtual tenha mais audiência. Isso acontece, pois quando as pessoas vão comprar um produto é muito comum que elas pesquisem antes quais são as opiniões em relação ao mesmo. Deste modo, estimule a participação e interação dos clientes com a marca e deixe que dêem as suas opiniões. Os reviews positivos funcionam como um contágio para novas vendas!

Saiba gerenciar conflitos

Em se tratando dos tempos atuais, em que os clientes estão conectados 24h nas redes sociais, é muito importante que as lojas virtuais saibam gerenciar possíveis conflitos que podem ocorrer e que podem comprometer a sua audiência. Na realidade, estamos falando da cordialidade e da educação que devem estar presentes nas respostas a todos os comentários positivos ou negativos a respeito da marca. Um cliente insatisfeito pode gerar uma verdadeira crise de imagem em relação à marca através de seus comentários e influenciar outros compradores nesse sentido. Gerencie bem os possíveis conflitos, pois é possível que a sua marca saia ainda mais fortalecida depois dele.

Conclusão

A audiência envolve todos os pontos de contato do e-commerce com o público alvo e, por isso, quanto mais focadas e assertivas forem as estratégias traçadas, maiores serão também as chances do seu e-commerce atingir o sucesso e ter cada vez mais audiência.

É muito importante destacar, também, que as estratégias citadas possuem ainda mais capacidade de serem efetivas caso sejam utilizadas de forma integrada. Para tal, é sempre relevante que se faça um planejamento estratégico de marketing digital, a fim de que os resultados sejam os melhores possíveis.

Por último, vale dizer que investir em profissionais que sejam altamente qualificados e especializados nas ferramentas que podem aumentar a audiência do seu e-commerce, pode ser uma excelente alternativa para que a sua loja virtual tenha mais visitantes, já que eles possuem a técnica e o conhecimento no assunto.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 07 fev 19