Cammino Digital

Como integrar ações de marketing online e offline?

Já faz algum tempo que o comércio rompeu as fronteiras entre o entre o mundo físico e o virtual. O mais interessante é que muitas empresas que atuavam em um único ramo de vendas têm aproveitado a oportunidade para atuar simultaneamente nos mercados online e off-line. Bom para o empreendedor e bom para o cliente, que tem a oportunidade de comprar o produto, no e-commerce, ou na loja física dependendo do momento.

Esse comportamento multicanal também ganhou um nome: omni-channel, que é a possibilidade de usar vários canais de compra ao mesmo tempo. Aí, estão inclusas as lojas físicas, o e-commerce e até a venda de porta em porta.

Com tantos canais de venda e cada um com suas especificidades, como elaborar as ações de marketing do seu negócio? O ideal é integrar as mídias online e off-line para que elas alcancem os melhores resultados na atração de novos consumidores. Quer saber como fazer essa integração? Veja a seguir as nossas dicas e deixe seu negócio mais lucrativo!

Fale a mesma língua

Você sabe que existem muitas particularidades entre as ações de marketing no mercado online e off-line como o tempo, quantidade de impressões de anúncio, o grau de interação com o cliente, tecnologias disponíveis, etc. Mas nada disso impede o planejamento de uma estratégia de comunicação comum, que preserve a mensagem principal da campanha e o posicionamento da empresa.

Entenda o seu público

Existem diferentes tipos de consumidores. Os mais conservadores não abrem mão dos meios tradicionais de compra, enquanto os mais conectados adoram a comodidade de adquirir um produto sem sair de casa. Faça uma pesquisa para determinar qual é o seu público-alvo em cada um dos canais de compra do seu negócio e como você pode estimular o consumidor a utilizar outras alternativas para comprar com você.

Aposte nas ações transmídia

Uma maneira eficiente de integrar as mídias online e off-line é utilizando a técnica transmídia, que nada mais é do que a criação de ações simultâneas que conversam entre si. Quer exemplos? Um banner impresso com um QR Code que leva o cliente até a página do seu negócio e, a partir dali, ele toma alguma ação. Outro exemplo pode ser um anúncio segmentado por região, veiculado no Youtube, que convida o consumidor a visitar sua loja física e conferir as promoções.

Estimule o engajamento

As ações de marketing integrado entre os canais de negócio devem ser trabalhadas para estimular o engajamento do cliente nas outras mídias. Assim, com um pouco de investimento ações da mídia off-line repercutem na mídia online e vice-versa.

Planeje o conteúdo e o contexto

O consumidor moderno também está em todos os lugares. Enquanto a TV está ligada, ele acessa o Facebook no tablet e responde às conversas do Whatsapp. Chamar a atenção do seu cliente é sempre um grande desafio. Por isso, não deixe de produzir um conteúdo primoroso que se destaque das outras ações de marketing da concorrência e atraia o consumidor. Combine promoção com entretenimento, seja ele em forma de áudio, vídeo ou texto, adequando a estratégia de acordo com o público.

Com as vantagens das ações de marketing integrado, não é mais necessário ter que escolher entre mídia online e off-line para elaborar uma campanha. Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco quais são as ações de marketing mais executadas no seu negócio!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 24 mar 15