Cammino Digital

Como levantar informações para avaliar oportunidades de mercado

Nos dias de hoje, com tantas dicas de influenciadores e a cultura de startups, muitas pessoas sentem aflorar o perfil empreendedor e mergulham nesse mundo incrível e desafiador do empreendedorismo.

Antes de começar qualquer empreendimento, é legal seguir algumas dicas de como buscar informações para analisar o potencial do mercado que se deseja investir.

Faça uma análise competitiva

Graças à tecnologia, existem ferramentas online para avaliar a demanda de pesquisas no Google e ferramentas de análise competitiva. Elas poderão te ajudar a mensurar dados importantes como: quais palavras relacionadas ao seu negócio são mais procuradas e têm maior demanda, qual o tráfego mensal e volume de acessos de um site concorrente, avaliar como as palavras-chave dos seus concorrentes estão performando, entre outros recursos.

Algumas das ferramentas mais utilizadas são:

Google Keyword Planner

Antes conhecida como Google Keyword Tool, esta ferramenta é usada para estimar o volume de buscas mensais para um termo de pesquisa e relacionados. Vai atender a necessidade de se conhecer a demanda para algum produto ou serviço. O Google coleta as informações das pesquisas e vai te mostrar um histórico por período, região, dispositivo e outras segmentações. Para usá-la é só se cadastrar em uma conta grátis no Adwords.
https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

Similar Web

Permite a comparação de tráfego entre vários sites. Além disso, é possível ver o ranking do site dentro de diversas regiões, visitas recebidas, tempo médio de permanência, porcentagem de rejeição e como as pessoas chegam ao site (se é mediante um buscador, backlinks, redes sociais, campanhas ou acesso direto) – informações importantes para definir as estratégias de divulgação do site ou e-commerce.
https://www.similarweb.com/

Semrush

especializada em conseguir dados dos concorrentes, ela é uma das queridinhas dos profissionais de marketing! Com ela você poderá obter informações sobre palavras-chave mais rankeadas por seus concorrentes, tráfegos, pesquisas orgânicas e anúncios, apenas digitando a URL do site que deseja obter as informações. Mais um ponto positivo desta ferramenta: as informações são disponibilizadas em formato de gráfico, facilitando a compreensão.
https://pt.semrush.com/

Keyword.io:

esta ferramenta auxilia a ver qual o interesse das pessoas, quais perguntas elas têm feito no Google e como você pode utilizar para enriquecer sua pesquisa de mercado. Ela oferece análise das 10 melhores páginas rankeadas com as palavras selecionadas e os termos mais relevantes encontrados nessas páginas.
http://www.keyword.io/

Google Alerts

com esta ferramenta você poderá ser informado por e-mail sempre que um produto, serviço ou concorrente for citado na internet, seja em frase um texto ou link. É uma ferramenta muito interessante para acompanhar onde as palavras-chave relevantes estão sendo citadas.
https://www.google.com.br/alerts

 

Além das ferramentas, há outros lugares para levantar mais dados e estatísticas

Existem também pesquisas sendo feitas por órgãos ligados ao empreendedorismo. Se você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir, estas pesquisas poderão te ajudar:

SEBRAE – Ideias de negócios

O Sebrae fez diversos estudos e possui uma base de dados sobre mais de 400 ideias de negócios e tudo o que você precisa saber sobre eles: espaço físico adequado, numero de empregados, equipamentos principais, valores de investimentos, entre outras informações.

Se você acessar o portal do SEBRAE, poderá conhecer mais sobre cada negócio e tomar a melhor decisão sobre o negócio certo para você.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/tudo-o-que-precisa-saber-para-comecar-a-empreenderideias-de-negocio,3e921512f1696410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Empresômetro

No Empresômetro, você poderá encontrar estatísticas sobre vários tipos de empreendimentos, como os tipos de empresas ativas por cidade, perfil empresarial brasileiro, listas com dados de empresas de todo Brasil – onde você pode encontrar potenciais clientes e fornecedores, verificar dados cadastrais de empresas, pesquisar nomes comerciais, entre outros dados.
http://empresometro.com.br/site/inicio

Você já quis empreender algo e não soube onde encontrar mais informações sobre aquele mercado? Compartilhe sua experiência com a gente e conte como tem sido esta jornada!

Aproveite e se inscreva para receber nossas news, procuramos sempre dar dicas práticas e efetivas para o seu negócio digital dar certo.

Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 06 jul 16