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Como me tornar líder do meu segmento?

Quando pensamos em ter nosso próprio negócio e finalmente montar nosso e-commerce, é difícil algo que nos faça desistir, concorda? Porém temos de pensar que ser só mais um e-commerce entre tantos outros já existentes não garantirá o crescimento da empresa, uma vez que existem milhares de concorrentes fazendo o mesmo, oferecendo os mesmos produtos e serviços. Daremos algumas sugestões de estratégias a serem exploradas para que você possa se destacar e, quem sabe, até ser líder no seu segmento.

O pioneiro

O pioneirismo no nicho escolhido é uma das formas de se tornar um líder no mercado, porém, nem todos tem esse privilégio – para ser pioneiro em algo é preciso criar algo inédito e inovador. Não havendo essa possibilidade, você deve focar em ser o primeiro na mente do consumidor, para quando ele pensar em um produto lembrar primeiro do seu e-commerce.

Vamos fazer um teste: quando você pensa em lâmina de barbear, qual é a segunda marca que vem à sua cabeça? Valendo!

Se lembrou?

Fica um pouco difícil se lembrar da segunda, não é?

A grande vantagem de ser a marca mais lembrada, é que não importa se você chegou antes ou é a melhor de fato, porém será a opção que boa parte dos consumidores vão preferir para comprar, afinal, nós não queremos lidar com tantas opções de escolha.

O exclusivo

Exclusividade de produtos é o segundo ponto a ser levado em consideração. Você pode conseguir isso de duas formas: através de algum bom contrato com um fornecedor ou então explorando um produto que ninguém mais trabalha.

Se lembra do Milkshake de Ovomaltine do Bob’s? Por décadas ele foi exclusividade do Bob’s e eles souberam muito bem aproveitar esse diferencial.

Esta estratégia é um tanto impossível pra quem é pequeno, portanto, uma alternativa é explorar um produto que ninguém ainda deu atenção ou então deixou de lado, como é o caso dos discos de vinil.

Por quase 3 décadas o CD reinou absoluto e agora vemos o retorno dos vinis com força para um público que aprecia o som, a qualidade e a durabilidade do analógico.

Quem soube aproveitar o momento está colhendo bons resultados.

O mais barato

Ter uma estratégia de redução de custos é também uma boa alternativa para se tornar referência no mercado.

A redução de custos operacionais e a prática de uma baixa margem de lucro vai ajudar na oferta de produtos mais baratos, criando uma considerável vantagem competitiva sobre os concorrentes. Quem é que resiste a comprar um produto que deseja com o melhor preço do mercado?

Para chegar neste ponto, você deve analisar a sua eficiência como empresa. Trabalhe para reduzir desperdícios, poupar recursos, seja humano ou material e faça mais com menos.

Varejistas como o Walmart, ou o Ricardo Eletro, tem esse posicionamento. Sem dúvida, só conseguem praticar preços baixos incorporando uma política agressiva de redução de custos.

Talvez este ponto seja um dos mais interessantes a ser explorado. Mesmo que essa atitude não se reflita em liderança no seu nicho, ela não te fará mal algum, pelo contrário.

O especialista

Você conhece alguém que é de fato especialista em tudo? Ser especialista em um único assunto e dar foco total nele é mais uma forma de se destacar rumo à liderança! Quem tenta fazer tudo, acaba perdendo a mão e não faz nada direito.

Defina um nicho e aprofunde-se em tudo o que disser respeito à ele e só. Pode parecer, mas esta estratégia não é limitante.

Explore bem os produtos e seus complementos, ofereça mais variações que seus concorrentes, crie uma comunidade em torno do tema, tenha um blog, enfim… Foque seus esforços em ser o melhor sobre uma coisa só.

O E-commerce Men’s Market foi o primeiro do segmento a explorar o universo de cuidados e higiene pessoal masculina. Só masculina! Surgiu em 2012 para resolver apenas um problema e atualmente fatura mais de R$20 milhões/ano.

Ser especialista no assunto contribui para uma maior credibilidade e autoridade, logo esta vantagem é convertida em mais vendas.

Vá de serviços

Quem não pode entregar o melhor preço, entrega o melhor serviço.

Outro ponto que você deve levar em conta, é pensar na criação de uma ampla oferta de serviços que realizem experiências melhores do que seus concorrentes.

Além dos produtos, você pode se destacar oferecendo serviços diferenciados que agreguem valor ao seu e-commerce.

Frete com prazos menores, troca de produtos descomplicada e sem custo, atendimento mais rápido e eficiente, pagamento facilitado, além da riqueza de informações, vídeos e descrições dos produtos, um pós-venda bem feito são tipos de serviços que agregam valor e diferenciam um e-commerce dos demais.

Bata na ferida deles

Identificar os pontos fracos e explorar as falhas dos concorrentes é de extrema importância para quem está focado na liderança de mercado.

Ao invés de criar ações para bater onde o concorrente é mais forte, que tal analisar as fraquezas dos seus principais concorrentes e criar ações para que isso seja o seu ponto forte?

O atendimento ágil e personalizado de um grande varejista, como a Americanas.com, costuma ser um ponto fraco, pois, devido ao tamanho da operação, não conseguem dedicar tempo e gente especializada para atender ao volume de questionamentos dos clientes nas diversas categorias de produtos que comercializam.

Para quem é menor, geralmente o atendimento passa a ser uma grande fortaleza e deve ser bem explorada nas suas comunicações, seja no site, nas redes sociais e emails.

Bem, estas foram algumas opções de posicionamento estratégico para buscar uma liderança no seu nicho.

Porém, tão ou mais importante do que conseguir a desejada liderança, é mantê-la, certo? Mas como se manter no topo? Falaremos mais sobre isso em um próximo post.

Conclusão

Estar na liderança de um segmento não é um processo simples, porém é possível. Avalie as características do seu negócio e analise se há algo que possa ser explorado para se destacar dos concorrentes.

Cada negócio tem as suas peculiaridades e às vezes não será possível ser o pioneiro, tampouco a marca mais lembrada, porém existem alternativas que contribuem para que o seu e-commerce não seja apenas mais um entre tantos outros.

Quer ser o líder do seu segmento? O que tem feito para isso? Já utilizou alguma destas estratégias?

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publicado por Renato Cruz em 13 out 16