Cammino Digital

Como me tornar um Gestor de Ecommerce?

Entre as novas profissões que apareceram com a evolução do mundo digital, uma delas é o Gestor de Ecommerce.

Se você está pensando em se tornar um profissional da área, saiba que o mar está pra peixe. No post anterior, “O seu Ecommerce precisa de um gestor?” nós explicamos algumas boas razões para um Ecommerce investir em gestão e ter um profissional dedicado à isso.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no ano passado o ecommerce cresceu 12% e a projeção para este ano é de 15%!

E para você se capacitar nesta área, é preciso estudar e ser um profissional multidisciplinar. Isso porque este é um mercado muito competitivo e só quem está qualificado consegue se dar bem.

Além dos conteúdos das aulas, veja só algumas habilidades que você vai adquirir estudando:

Conhecimento técnico:
um bom ecommerce precisa de profissionais habilitados para cumprir diversas funções: programação, design, mídias sociais, backoffice, logística, analytics e até fotografia. Busque cursos nos quais você pode adquirir uma visão geral sobre estas áreas, afinal, um gestor terá contato com vários profissionais e saber orquestrar toda essa turma será seu grande diferencial na hora de uma contratação.

Adaptação e relacionamento:
As estratégias de marketing também mudam o tempo todo. Se você continuar fazendo as coisas do mesmo jeito, sem acompanhar as novidades, vai ficar pra trás. Demanda um esforço enorme se manter atualizado, e não se iluda achando que os cursos irão te ensinar tudo o que é necessário. Melhor que isso é aprender a buscar a informação que você precisa e ter um networking valioso pra se apoiar e pegar novas sacadas.

Agora que você já sabe da importância de estudar, vamos aos cursos!

 

Cursos Nacionais

Gerente de ecommerce:

Nele você vai aprender a gerenciar uma loja online e saber mais sobre o funcionamento dela em todos os setores: pagamento, marketing digital, cases, redes sociais, finanças, estratégias, logística e muito mais. O gerente deve conhecer todas as fases do processo de vendas: desde o primeiro clique do cliente no site até o recebimento da mercadoria.  Veja cursos em:

ComShcool

FAEL

Laureate

Belas Artes

Gestão de Marketplaces:

Aqui você vai aprender a jogar com os gigantes do mercado. E mais: é uma ótima oportunidade de começar a vender no mundo virtual antes de criar a própria loja. Assim você vai ganhando experiência. Neste curso você aprende como vender em canais como Mercado Livre, Casas Bahia, Wal-Mart, entre outros. Veja cursos em:

ComShcool

Internet Innovation

Portal de cursos digitais

Escola do marketing digital

Curso de fotografia para ecommerce

A foto de um produto no site tem a missão de despertar o desejo no consumidor, por isso ela é tão importante. Além disso, tirando suas próprias fotos, você resiste à tentação de copiar fotos de outras lojas online, o que é altamente reprovável. O investimento em equipamentos não é muito alto e vale a pena! Veja cursos em:

Impacta

ComSchool

EduK

Grupo Luz

Logística para ecommerce

Fazer um produto sair do estoque e chegar até a casa do consumidor parece uma tarefa fácil, mas imagine fazer isso com milhares de produtos para todo o Brasil! E mais: entregar corretamente um produto em bom estado e no prazo, pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua loja online. Então, prepare-se! Veja cursos em:

Internet Innovation

ComSchool

Senac

Curso de SEO

Esse é para quem quer aprender a fundo as principais técnicas, ferramentas e conceitos para posicionar melhor o seu ecommerce nos resultados de pesquisa do Google. Veja cursos em:

Mestre Academy

Internet Innovation

Universidade do e-commerce

Cursos Internacionais

University of the People

Oferece cursos on-line e uma ampla seleção de coisas para aprender. Embora os cursos de comércio eletrônico sejam limitados no momento, você pode pesquisar itens como marketing e mídias sociais.

The Ecommerce Training Academy

A Ecommerce Training Academy é ótima pois abrange tudo: desde as mídias sociais até o eBay. Nele você aprende sobre como divulgar seu ecommerce no Facebook e até ver o blog deles, que tem alguns recursos gratuitos.

The SBA Learning Center

A Small Business Association oferece cursos gratuitos em vídeo. Você pode buscar por aulas em categorias: como levar seu produto ao mercado, como entender seu cliente ou como desenvolver um negócio já estabelecido.

The Khan Academy

A Khan Academy está crescendo em popularidade, porque tem cursos gratuitos para qualquer assunto, da ciência aos negócios. Além das aulas de empreendedorismo que são ótimas, você também pode encontrar links com aulas para mídia social e ciclo de negócios.

The Foundations of E-Commerce

O site nem sempre está em exibição, mas você pode adicioná-lo à sua watchlist no próximo semestre. Lá é possível aprender sobre tecnologias e observar como as empresas exploram as mídias sociais.

Build A Business Mentor Advice

Aqui está um bom curso que inclui conselhos de alguns dos maiores nomes do ecommerce como Tim Ferriss, Tina Roth Eisenberg, Eric Ries, entre outros. Você pode, por exemplo, aprender sobre ecommerce em moda com Daymond John, do Shark Tank.

Diploma em E-Business

Este site tem tudo sobre a construção de um negócio on-line de sucesso, explorando bem áreas como o Google Analytics e SEO. O curso começa com a introdução das técnicas sobre como encontrar o seu site no Google e, em seguida, explica como você pode usar relatórios e análises para melhorar seu negócio.

Lynda Ecommerce

Se você não está familiarizado com Lynda, prepare-se: ele tem toneladas de cursos em vídeo sobre quase todos os tópicos. A página de ecommerce tem links para venda de WordPress, fundamentos de geração de leads e eBay para pessoas que querem vender on-line.

Training from Econsultancy

Econsultancy fornece uma valiosa página cheia de cursos para você escolher. O primeiro curso tem informações sobre como melhorar suas conversões. Também é possível encontrar aulas sobre design persuasivo, usabilidade e varejo on-line em geral.

Drive_customer_behavior_online

Este curso online permite que você domine conceitos e ferramentas de marketing para criar um negócio on-line. Ele faz parte do Programa iMBA da Universidade de Illinois, então você sabe que estará aprendendo com mestres.

A Beginner’s Guide to Content Marketing

Um guia detalhado do pessoal do Shopify. Eles ajudam você a criar um plano de marketing de conteúdo com base no que o Google e seus clientes querem ver. É totalmente feito em vídeo e você não precisa pagar um centavo.

Introduction to Marketing Course

O Curso de Introdução ao Marketing é ótimo para iniciantes que não tiveram aulas de marketing na faculdade. Nele, você poderá comparar tipos diferentes de marketing e saber como implementar estratégias para seu próprio negócio.

Google AdSense Course

Este serve apenas para quem já tem uma loja online. Ele ensina exatamente o que é preciso fazer ao criar campanhas publicitárias fazendo com as pessoas encontrem sua loja através de motores de busca.

Fundamentals of Marketing Your Business Online

O curso abrange áreas como a criação de uma página de destino, o uso do Google Analytics e a conexão da sua organização com o Google Apps for Business.

Cloudprint Marketing Video Series

Embora este seja um curso mais antigo, recomendamos dar uma olhada neste, já que é gratuito e vem da comunidade ViperChill, altamente útil. A aula de vídeo descreve tudo, desde encontrar um nicho até gerar tráfego e conteúdo.

The 15-Minute Guide to Becoming an SEO Ninja

Apesar de não ser exatamente um curso, é um ótimo lugar para começar, se você estiver com pouco tempo. Aqui você vê quais links são realmente bons para o seu site, e os fatores de ranking da página que você deve levar em consideração.

Ufa! Que lista, heim… Tem muito curso por aí. O desafio agora é escolher o que melhor vai atender suas necessidades nesse momento.

Estes são apenas alguns exemplos mas já dá para você ir começando a descobrir como dar o seu próximo passo na carreira.

Bons estudos!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 24 abr 18