Cammino Digital
como um e-commerce lento pode prejudicar as vendas

Como perder 10% de vendas em apenas um segundo

O mercado de e-commerce segue com números promissores no Brasil e no mundo. Isso faz com que muitas pessoas comecem a empreender e abram suas lojas virtuais, mas nem todos sabem ao certo como fazer isso com qualidade. Como a área está cada vez mais competitiva, cada vez menos erros devem ser tolerados. O cliente não é bobo e sabe que está a poucos cliques do seu concorrente — e você não quer isso, não é verdade?

Leia a seguir e veja como um e-commerce lento pode prejudicar as suas vendas e o que fazer para que isso não ocorra!

Tempo de carregamento longo: o assassino de vendas

Um tempo de carregamento muito longo em uma página pode ser considerado um verdadeiro assassino de vendas. Isso ocorre por que o cliente de hoje em dia está acostumado com o ritmo alucinante da internet e não está disposto a esperar. Ter um site mais rápido é — ou deveria ser — prioridade para todo tipo de empresário do ramo virtual, especialmente os que estão começando agora ou oferecem uma gama muito ampla de produtos. Quem nunca ficou frustrado ao visitar um site lento e desistiu da compra? Você definitivamente não quer isso para seu negócio.

Quais são as causas

São diversas as causas que podem fazer com que sua página carregue lentamente. Excesso de imagens, bem como imagens muito grandes, são alguns dos maiores causadores de atraso. Elas precisam ser redimensionadas urgentemente.

Outro problema muito comum é uma configuração pobre de servidor. O seu ambiente de hospedagem pode ser um dos responsáveis pela falta de velocidade. Portanto, pesquise bem esse serviço e veja se ele tem os recursos que você precisa antes de escolher e se eles são implementados de maneira adequada que possa atender as suas necessidades. A otimização do seu catálogo é altamente recomendada, especialmente quando estivermos falando de muitas ofertas.

O que dizem os números

Existem diversas estatísticas que podem comprovar o óbvio: ter um site mais rápido vai aumentar os seus lucros e ajudar seu negócio a prosperar! As taxas de abandono, por exemplo, aumentam muito mais nas páginas que levam de um a quatro segundos para carregar. Os usuários de smartphones, cada vez mais comuns, não toleram que suas páginas nesses gadgets demorem mais para carregar do que no computador, ou seja, se isso ocorrer, desistem muito mais facilmente.

De acordo com estudos (Gomez e Akamai), 79% dos compradores vão evitar fazer negócios novamente em um site onde tiveram alguma má experiência, incluindo a lentidão no carregamento. Além disso, taxas de conversão podem melhorar em até 10% para cada segundo reduzido no tempo de carregamento, de acordo com dados divulgador pela Amazon. Com números assim, não há nem o que discutir.

Como você pode ver, um site com carregamento lento pode prejudicar muito o seu negócio. Os clientes estão cada vez mais exigentes e sem paciência e cabe ao empresário inteligente verificar e atender as suas demandas. Siga nossas dicas e deixe seu e-commerce mais rápido: a diferença será enorme!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 25 maio 15