Cammino Digital

Como reter e recuperar clientes perdidos?

Hoje em dia, sabemos que o trabalho de retenção de clientes é mais simples do que adquirir clientes novos. É preciso muita atenção, cuidado e boas estratégias para manter sua lista atual de clientes felizes e satisfeitos.
Mas na realidade em que vivemos, mesmo com muita dedicação e por circunstâncias fora do seu controle, às vezes o cliente deixa de comprar em seu e-commerce.

Isso não significa, porém, que o seu cliente está perdido para sempre. Na verdade, mesmo antes do seu cliente estar fechando a porta, você já pode começar a formular uma estratégia inteligente para trazê-lo de volta ao seu negócio. Aqui estão algumas dicas:

 Descubra o porquê

Os clientes não vão embora sem nenhuma razão, portanto, chegar ao motivo pelo qual ele deixou de comprar em sua loja pode levá-lo a descobrir o que pode estar dando errado e deixar de perder outros clientes também.

Seja honesto com você mesmo, faça uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Com ela você poderá chegar a uma resposta do porquê seu produto ou serviço deixou de ser interessante para seu cliente.

Você poderá descobrir também quais são os pontos fracos da sua empresa e em qual posição ela se encontra com as potenciais mudanças do mercado.

 Tente responder estas perguntas:

Analise cautelosamente as respostas a essas perguntas. Este não é apenas um primeiro passo importante para ganhar de volta o seu cliente; é também fundamental para garantir que não perca mais clientes.

Faça pesquisas com seus clientes e conheça seu nível de satisfação

Saiba o que levou o cliente a comprar de sua loja, quais produtos ou serviços mais o agradavam, quais pontos negativos ele enxergava e o porquê deixou de comprar.

Analise os resultados, coloque em prática as soluções para as conclusões que foram alcançadas com a pesquisa e promova as modificações que vão gerar melhorias para o seu negócio. A diferença entre uma empresa de sucesso e outra que fica pelo caminho é a capacidade de confrontar a realidade e se adaptar bem às situações que aparecem.

Implemente um programa de fidelização

Compense seus clientes por sua fidelidade. Desenvolver um programa de fidelização é aumentar as conversões de seus clientes atuais enquanto os recompensa em suas próximas recompras.

A criação de um programa de fidelidade, embora não tão simples de implementar, será uma alterativa interessante para seus clientes, que obtendo algum benefício preferirá comprar em sua loja a escolher outra opção.

Ofereça um desconto ou reembolso para recompra

Você quer ser cuidadoso quando se trata de desconto em seus produtos, para muitos gestores de comércio eletrônico, as margens podem ser apertadas e se seus clientes se acostumarem a ter descontos, podem acabar esperando sempre por isso. No entanto, o desconto também pode ser um gatilho muito eficaz para trazer de volta os clientes que não compram há algum tempo.

O envio de descontos aos clientes “adormecidos” pode ser feito manualmente (se tiver tiver um lista pequena de clientes) ou pode ser automatizado através de aplicativos de e-mail.

Enviar e-mail marketing com promoções e produtos que possam agradar o cliente

Sua lista de e-mail é uma ferramenta fundamental para manter e construir relacionamentos com seus clientes atuais. E mais uma vez, os e-mails têm provado ser um dos principais canais de conversão para o comércio eletrônico, ele converte mais que as mídias sociais e em média duas vezes mais que a busca orgânica.

Elaborar uma campanha de e-mail marketing para todos os seus clientes é simples de ser implementada e pode produzir ganhos expressivos.

Surpreenda e encante seu cliente

Dependendo do seu nicho, mix de produtos e margens, enviando um pequeno presente para seus melhores clientes pode ser uma ótima maneira de lembrá-los quando precisarem comprar novamente seu produto ou contratar seu serviço.

Dar um presente inesperado também joga com a lei da reciprocidade, que refere-se a responder a uma ação positiva com outra ação positiva.

Seu cliente atual é o melhor trunfo a sua loja tem. Eles já conhecem a sua marca, seus produtos e eles conhecem o seu serviço. Concentrando mais o seu tempo e energia pensando em formas de como reter seus clientes você não será tão dependente das dispendiosas estratégias de aquisição de novos clientes. Manter o seu cliente atual, além de ser um sinal de comprometimento com quem acredita na sua marca, é uma maneira poderosa para turbinar as receitas para a sua loja.

Se você tem outras ideias sobre estratégia de retenção de clientes, compartilhe nos comentários e não esqueça de assinar as nossas newsletters para saber das próximas novidades.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 13 jun 16