Cammino Digital
campanhas para ecommerce de moda

Como trabalhar as campanhas nas mídias sociais para um Ecommerce de Moda

Você já percebeu o quanto tem sido cada vez mais difícil ter um bom alcance orgânico nas suas mídias sociais? Tanto para o E-commerce de Moda quanto para outros ramos das lojas online, a disputa cresceu. O famoso ditado é importante nessa questão, aliás, “quem não é visto, não é lembrado”. E como ser visto, então?

Nesse momento já não importa tanto se você tem muito ou poucos seguidores/curtidas. O algoritmo das principais redes sociais, como o Instagram, por exemplo, tem uma forma bem particular de escolher o que é mais ou menos relevante para o seu público.

E com o aumento da publicidade dentro das mídias, na qual mais de 2 milhões de marcas anunciam nessas redes, não há garantias de que seu post chegará até o seu cliente.

Lembra quando as empresas gastavam muito dinheiro em outdoors para serem vistas? Agora o lugar é outro – antes nas ruas, agora no mundo todo. O anúncio continua importante, só que o canal mudou.

Por que investir em anúncios nas mídias sociais em ecommerce de moda?

1. A competição online aumentou muito, é necessário se certificar que o seu conteúdo seja visto pelo seu público;

2. Os e-commerces têm ainda maior necessidade de estar presente de forma online, já que ele não têm uma presença física. Esse é o melhor modo de ser visto, gerando tráfego para o seu site e fechando mais vendas;

3. Os ecommerces de moda se destacam pelo o quê? Imagens! As pessoas precisam ver, gostar e se identificar com as peças. Por isso, as lojas virtuais de moda devem investir em mídias mais visuais, como o Instagram;

4. Empresas que investem de forma inteligente nas redes sociais conseguem ter muito mais visibilidade de marca, interação direta com o público, entender mais com que você está falando, melhorar o conteúdo através das respostas do público e, claro, aumentar o lucro através dos pedidos gerados.

 

Em qual mídia social eu devo investir no meu e-commerce de moda?

Eu tenho que investir em anúncios em todas as redes sociais? Não. Primeiro você precisa entender onde o seu público-alvo gosta de interagir, passar o tempo. Eles estão mais no Facebook? No Instagram? É importante pensar que o segmento de moda é muito visual e por isso as redes sociais mais focadas em imagens são primordiais no seu mercado.

As mídias sociais que mais possuem características que exaltam fotos são o Instagram e o Pinterest. Mas também é preciso pensar que o Facebook é umas das redes mais importantes da atualidade, apesar de ter perdido um pouco a força nos últimos tempos.

Antes de fazer seus anúncios, analise os resultados dos seus posts organicamente. Veja o alcance, a interação do público e entenda em qual lugar eles respondem mais ao seu conteúdo. Cada empresa possui sua particularidade, por isso é necessário essa análise antes.

 

Como devem ser minhas campanhas?

Agora que você já identificou em quais redes sociais o seu público está, é hora de subir a sua campanha!

É muito importante saber que os anúncios devem ser feitos de forma estratégica e bem pensada. Alguns pontos-chave:

Segmentação por região

Onde meu público está? Eu devo vender para todo o Brasil ou apenas algumas regiões?

Na hora de criar o anúncio, você pode segmentar a campanha para uma região específica pensando onde ele tem mais chances de virar cliente.

Ao invés de querer vender para todo o Brasil, o que demandaria uma verba grande e alto investimento, você pode separar regiões e impactar sua audiência com mais alcance e frequência, aumentando as chances de fazer vendas. Se você não souber por onde começar, faça testes com uma parte da verba.

Uma dica é usar o Google Analytics para gerar estes insights. Você pode abrir o relatório de Público e na aba “Geográfico“, escolha “Local” e analise os Estados que têm as melhores taxas de conversão.

Google Analytics para Analisar melhores regiões para campanhas de ecommerce de moda

 

Outra dica é analisar o próprio engajamento da rede social. Como o Facebook Analytics você consegue avaliar onde está o seu público por cidade.

A partir disso, vá fazendo testes até descobrir o público ideal através dos resultados de interação com o anúncio e conversão em vendas.

Segmentação por faixa etária

Qual a faixa de idade do meu público-alvo? Se não souber exatamente tanto o Analytics do Facebook quanto o do Google, te oferecem essa informação dizendo quais idades mais estão comprando ou engajando com a página.

Não há porque anunciar para pessoas com mais de 50 anos se o seu e-commerce de moda for pensado para o público mais jovem.

 

Principais mídias sociais para anunciar no ecommerce de moda

Como dito, quando falamos de e-commerce de moda, falamos de conteúdo visual como principal formato. Confira 3 principais redes sociais para anunciar:

 

Instagram

Com certeza o Instagram se mostra como a melhor rede social para o ramo da moda. Seu conteúdo é principalmente visual e, além disso, é a segunda rede social mais usada no país.

O bom é que você pode criar o anúncio pelo celular mesmo, no próprio app de forma bem intuitiva.

Como o Instagram faz parte do Facebook, você ainda pode gerenciar e analisar os resultados pelo gerenciador de anúncio do Facebook mesmo.

Na hora de criar, leve em conta as dicas sobre a segmentação, como comentado antes. Também é importante a escolha do que anunciar: Opte por posts que já possuem um bom engajamento orgânico ou por produtos que você já conhece e sabe que será sucesso.

Para a veiculação do anúncio, você ainda pode escolher entre: visualizações no seu perfil, alcance de contas e divulgação do site (com até botão “comprar agora”). Você pode optar por veicular apenas no feed, como também nos Stories.

Para saber qual será o melhor, o ideal é sempre testar. Que tal fazer a mesma publicidade nos dois e ver qual deles te dá o melhor resultado?

 

Facebook

Mesmo não sendo a principal rede social quando falamos de e-commerce de moda, o Facebook é a rede social mais usada pelos brasileiros. Então é importante estar ali também, mesmo que o investimento seja menor do que no Instagram.

Há a possibilidade de criar anúncios específicos para conseguir curtidas, porém não é muito indicado, por fazer a sua base de fãs aumentar mas a sua taxa de engajamento vai cair bastante. Ter muitas curtidas é importante para mostrar autoridade no ramo, mas é muito melhor conseguir esse seguidores atraídos pelo seu conteúdo, não acha?

 

Pinterest

Apesar de ser uma rede não tão popular quando comparamos com as grandes redes sociais usadas no Brasil, para quem trabalha com Ecommerce de moda, esse é um ótimo lugar para se estar.

A plataforma é muito rica em imagens e se tornou um local muito positivo para as lojas virtuais apresentarem looks e inspirar sua audiência.

Pinterest Ads

Para criar seu anúncio no Pinterest não é muito diferente das outras mídias sociais. A verdade é: quando você pega o jeito de fazer para um lugar, se torna intuitivo nos outros.

Lá você poderá escolher, como no Instagram, qual o intuito do anúncio: envolvimento (conseguir interação do público com a marca), tráfego no site (direcionar o público diretamente para o seu e-commerce) e também visibilidade da marca (mostrar a marca para várias pessoas).

 

Dicas para acertar nas campanhas do seu Ecommerce de Moda

Poucas coisas são mais frustrantes no Marketing do que investir e não ver o retorno. Mesmo que você se esforce e aplique todas as técnicas, as vezes o resultado por não ser tão bom quanto esperado.

Para aumentar as suas chances de sucesso, confira algumas orientações para fazer suas campanhas performarem acima da média.

 

1. Análise e paciência: se você nunca anunciou a sua marca, saiba que para chegar na fórmula perfeita em que você atingirá certinho o seu público, demanda tempo… e dinheiro. É preciso testar a segmentação do seu público e o conteúdo que você está veiculando. Com um pouco de paciência e tempo, você vai analisando à partir dos resultados o que está indo melhor e vai lapidando, otimizando as campanhas e removendo o que não deu certo.

2. Conheça o seu público: acho que já deixamos bem claro que a segmentação é parte muito importante dos anúncios, certo? Isso porque você tem que saber qual é o seu público e como falar com ele.

3. Produza um material de qualidade: não adianta segmentar seu público corretamente e disparar um material que não seja bom, inspirador e que desperte sensações. Invista em imagens e vídeos de impacto para que sua marca seja vista de forma positiva e possa atrair mais pessoas qualificadas e propensas a comprar.

4. Saiba os seus dias e horários melhores: cada tipo de comércio obtém melhores resultados em determinados dias da semana e também horários. Descubra quais oferecem as melhores taxas de conversão e interação. As próprias redes sociais mostram esses dados e assim fica mais fácil alcançar mais gente.

5. Acompanhe os anúncios: Fique em cima das campanhas com frequência diária. É preciso acompanhar como os anúncios estão indo e, dependendo disso, você já pode ir editando a segmentação de público, com uma certa amostragem, claro. Por exemplo, a idade de 30-40 anos tem oferecido taxas baixas de interação ou conversão, então é a hora de remover esse público. Acompanhar com frequência os anúncios te ajudará a ter melhores resultados gastando menos.

Para te ajudar em um plano mais amplo do seu ecommerce, confira dicas de como vender moda online aqui neste artigo

Acho que deixamos bem claro que os anúncios nas mídias sociais são importantíssimos para o seu e-commerce de moda, não é?

Agora é mãos à obra!
Ah, não esquece de seguir a gente também no Facebook e Instagram e ficar sempre ligado nos nossos conteúdos pra ajudar sua loja a crescer cada vez mais!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 24 ago 18