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Como usar as avaliações online nas minhas ações de marketing?

Na hora de comprar, o que você leva em consideração além de preço e qualidade? Hoje, muitas pessoas antes de comprar procuram saber um pouco mais sobre as avaliações ou reputações sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir. Quantas vezes você já deu uma conferida no Reclame Aqui antes de comprar em algum e-commerce?

As avaliações podem estar disponíveis no próprio site da empresa, nas redes sociais da marca ou em sites de terceiros, como eBit, Reclame Aqui e resenhas em vídeos e blogs específicos. Pesquisas indicam que 88% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto confiam nas recomendações de amigos! (fonte: BrightLocal, 2014)

Quando buscamos por algum produto ou serviço, as avaliações e comentários deixadas por clientes tem muito mais valor do que as do vendedor, pois são imparciais.

A chance de um consumidor comprar em um e-commerce após interagir com os reviews e comentários deixados no site são duas vezes maior, e ainda tem a probabilidade de gastar mais do que os visitantes que não deram uma olhadinha nas avaliações.

Já quando falamos do lado da empresa, segundo a IBM Global Business Services, cerca de 48% dos gerentes de marketing tomam decisões sobre posicionamento da marca, promoções e desenvolvimento de produtos após uma análise nos comentários e avaliações deixadas pelos consumidores.

Use as avaliações para gerar visibilidade gratuita

Além de ajudar a maximizar as conversões, as avaliações online podem ser um excelente meio de gerar visibilidade e publicidade gratuita, e isso acontece porque o nome e endereço do site aparecem em plataformas de avaliação como o Google My Business, TripAdvisor entre outros.

Melhore seu rankeamento no Google com as avaliações

Os reviews dos usuários são uma ótima maneira de gerar conteúdo único, e o Google adora isso! Quando você abre seu site para comentários, acaba facilitando a criação um “conteúdo” novo e tendo constantes atualizações e modificações na página, você sinaliza que o seu site está sempre em evolução.

As páginas que possuem avaliação de produtos aumentam a taxa de cliques de 10 a 20% devido ao melhor ranqueamento no Google. E como consequência, o número de visitas e novas oportunidades de negócio também cresce. (fonte: SearchEngineWatch)

Como incentivar seus consumidores a avaliarem seus produtos?

E-mail pós compra

Uma das formas – e talvez a mais interessante – de incentivar seus clientes a avaliarem o produto e a experiência de compra é através do e-mail pós compra. É importante atentar para o momento de envio deste e-mail, que deve ser poucos dias após o cliente ter recebido o produto, sem deixar que passe muito tempo e caia no esquecimento.

Nesta estratégia, como recompensa pela avaliação, você pode ofertar algum benefício, como frete grátis ou um cupom de desconto na próxima compra. Importante alertar que o incentivo deve ser para a avaliação e não pelo conteúdo dela, já que a opinião do consumidor deve ser espontânea, verdadeira e imparcial.

Avaliação facilitada

Quanto mais simples o processo, melhor o resultado. Um feedback completo é muito interessante, porém é bom que o processo de avaliação seja simplificado. Por exemplo, você pode utilizar um método de classificação de 01 a 05 e um campo dissertativo não obrigatório, o que reduz as chances de que pessoas sem tempo ou paciência deixem suas opiniões.

Para se manter em dia com as avaliações e ver onde seus consumidores estão opinando, é interessante usar ferramentas como o Google Alertas que pode te notificar assim que algo surge a respeito da sua marca.

Use a avaliação como testemunho

Outra dica interessante é que o comerciante possa usar as avaliações como testemunhos e publicar no site para mostrar como os clientes se sentem satisfeitos. Para isso, é necessário pedir permissão para postar o conteúdo, ok?

Para concluir…

Por incrível que pareça, até mesmo as avaliações negativas são benéficas. Os reviews negativos em seu site fazem com que os positivos se tornem mais confiáveis. A presença de avaliações de produtos negativas melhoram a conversão em cerca de 67%, segundo Pesquisa da Reevo. Porém, em volume, de fato é importante ter muito mais reviews positivos do que negativos.

Atualmente as próprias plataformas de e-commerce já oferecem um suporte às avaliações de produtos, mas se quiser levar as avaliações à sério, recomendamos que considerem as soluções de terceiros como a TrustVox e Yourviews, que são especializadas coletar avaliações dos seus clientes, inclusive permitindo personalizações, moderações, integrações e relatórios.

Bem, existem muitos pontos positivos em incluir avaliações online nas ações de marketing, concorda? Faça da opinião dos consumidores a sua aliada nas vendas e boa sorte!

Se gostou desse post, dê um like aqui e compartilhe com seus amigos!  Nos vemos na próxima semana com dicas imperdíveis para 2017.

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publicado por Renato Cruz em 11 jan 17

Comente este artigo

  • Horacio Poblete

    Parabéns pelo post. Educar o mercado é sempre positivo e o post faz um ótimo trabalho nesse sentido. 🙂

    Somente pra complementar, a diferença da Trustvox para os demais concorrentes é que nós temos um propósito: tornar a relação ecommerce e consumidor mais sincera. E para isso somos os únicos que não permitimos que o ecommerce modere, exclua reviews negativos por exemplo.

    A “mágica” está em que nós coletamos a opinião apenas de quem comprou naquela loja! Quando se deixa qualquer um comentar (como os concorrentes fazem), 21% das avaliações são falsas, feitas por quem nunca comprou ou experimentou o produto.

    Vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=ZDGlE3nZsvU

    Além de coletar apenas o review de quem efetivamente comprou, nossos algoritmos detectam se o review é ofensivo! Se é negativo, sem problema algum, mas se é ofensivo pedimos em tempo real pra pessoa reescrever aquela parte ofensiva. E mais de 66% reescrevem! 🙂

    Então se você comprou no Boticário, Polishop, Compra Certa, World Tennis ou em qualquer outro cliente que tenha a Trustvox, você vai receber um email nosso com a seguinte pegada: “essa loja se preocupa tanto com você cliente que contratou uma empresa independente pra te ouvir”. E você vai ser ouvido. 🙂

    • Renato Cruz

      Com certeza, Horacio! Acompanho a empresa e vejo o quão sério é esse papel que desempenham junto aos clientes! Não sabia dessa dinâmica da Trustvox! Muito bom saber!

      Obrigado por aparecer por aqui e acrescentar ao post essa valiosa contribuição!

      • Horacio Poblete

        #TMJ 🙂

  • Boa, ótimo artigo!
    As avaliações são muito importantes.. geram maiores taxas de conversão para o ecommerce; e para o consumidor gera mais informações e credibilidade para fazerem a melhor decisão.
    Ótimo tema, cheio de dados e fontes.. show!
    Abraço! o/

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