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Como usar o Jivochat para atender melhor no seu e-commerce

O Jivochat é uma plataforma flexível de chat online e que é muito útil para quem possui e-commerce. Ela é disponibilizada em ferramentas como o Magento, o WooCommerce e o Shopify, além de ser uma plataforma que ajuda no monitoramento dos clientes e também na interação com os mesmos, tudo em tempo real.  

Os números não enganam! Cerca de 44% dos compradores dos Estados Unidos confirmam que quando o e-commerce possui um chat online, as chances de venda aumentam. E o mais interessante é que mesmo que esses indivíduos não acessem o chat, só de saber que existe essa opção já se sentem mais confortáveis e seguros em realizar a compra.

Vale destacar que o Jivochat é o aplicativo com maior número de avaliações positivas na AppStore, no nicho de apps de suporte ao cliente, e que pode ajudar qualquer loja virtual a aumentar as vendas e a diminuir os custos. Sabe como?

O Jivochat é capaz de aumentar as vendas do e-commerce pois é uma ferramenta a mais para convencer o cliente a realizar a compra, além disso é capaz de diminuir os custos, já que um atendente online é capaz de realizar mais de uma interação simultaneamente, o que é bem diferente da tradicional central de vendas.

Como já vimos algumas vantagens do Jivochat, você deve estar se perguntando como pode utilizá-la em sua loja virtual, ou seja, quais são as ferramentas que ele oferece. A seguir, Vamos dar uma olhada mais profunda nessas ferramentas!

Respostas Rápidas

Essa é uma ferramenta muito utilizada para otimização do tempo dos atendimentos no e-commerce. Trata-se de modelos de respostas gravadas e que os atendentes podem utilizar no atendimento para que haja economia de tempo.

Geralmente as respostas rápidas são pensadas para as perguntas que os visitantes fazem com freqüência nas lojas virtuais. Caso a sua loja virtual ainda seja nova, respostas rápidas para perguntas como “Você é um robô ou humano?, “Onde está o meu pedido?”,  “Qual o endereço da loja”, “Não lembro a minha senha, o que devo fazer?”, podem ser um excelente início.

Convite proativo

O convite proativo é considerado uma ferramenta interessante para se comunicar com os visitantes da loja virtual. Trata-se de uma mensagem automática para dar boas vindas aos visitantes, fazendo com que eles saibam que se tiverem qualquer pergunta, reclamação, sugestão ou dúvida, um atendente está pronto para atendê-lo assim que for solicitado.

Pode ser, por exemplo, uma mensagem dizendo “Olá, tudo bem? Seja bem vindo! Pode contar conosco caso precise de qualquer ajuda ou informação”. Com essa mensagem, o visitante se sente acolhido pelo site e mais confortável para realizar a compra.

Telefonia com Jivochat

No Jivochat existe um serviço de telefonia VoIP, que torna possível realizar chamadas ou recebê-las. Esse é um serviço muito útil para e-commerce de delivery no ramo da alimentação, por exemplo. Com esta ferramenta o cliente também pode solicitar uma chamada deixando o seu número de telefone e desta forma, a plataforma garante que a ligação entre o visitante e o atendente será realizada em no máximo 30 segundos.

Vale dizer, também, que através do serviço de telefonia, é possível armazenar o histórico das conversas, assim como os relatórios de satisfação do cliente. Esse serviço de telefonia é multicanal, ou seja, permite que vários atendentes possam responder um único número, da mesma forma que operam os serviços de telemarketing.

Integração com o Facebook

Com o Jivochat é possível fazer com que o chat online do site esteja integrado com o Facebook. Essa é uma ferramenta que pode ser bastante útil, pois faz com que a interação com os visitantes da página do e-commerce no facebook também tenha um atendimento personalizado o que, conseqüentemente, gera mais vendas.

Além disso, a otimização de tempo deve ser destacada, pois não será mais necessário que os operadores fiquem trocando de janela quando forem atender os visitantes do Facebook, já que tudo fica integrado na mesma aba.  
Incluir metas de vendas através do Jivochat, por que não?

Uma ferramenta que pode ser desenvolvida no seu e-commerce através da implementação do Jivochat é a criação de metas para que a equipe de atendimento online fique ainda mais focada e encorajada a vender. Com essas metas, o e-commerce poderá oferecer algum bônus para os atendentes online que, além de prestarem um ótimo atendimento, são capazes de aumentar o valor da compra ou até mesmo persuadir o cliente a comprar um produto mais caro.

As principais técnicas que podem ser ensinadas aos atendentes online para essa finalidade são a upsell e a cross-sell. Na upsell o atendente terá o objetivo de fazer com que o cliente leve um item de maior performance e no cross-sell, a meta é fazer com que o cliente escolha também por produtos relacionados ao da compra.
Integração com e-mail

Com o Jivochat também é possível que os atendentes online recebam os e-mails dos clientes através da plataforma. Deste modo, eles podem ser respondidos de forma mais rápida e ágil.

Os e-mails serão recebidos na mesma janela das perguntas que os visitantes enviam através do chat, ou seja, tudo ficará integrado em uma única aba.

Através dessa ferramenta acontece a otimização do tempo e conseqüentemente, a produtividade aumenta. Se pensarmos um pouco mais profundo, é possível notar que essa é uma ferramenta que faz com que determinado e-commerce chegue à frente da concorrência, pois o tempo de resposta será muito menor, diminuindo a chance de o visitante optar por comprar no concorrente. Interessante, não é mesmo?

Conclusão

O Jivochat é uma plataforma muito útil para quem tem e-commerce e pode ser um grande diferencial em relação aos concorrentes, já que faz com que o visitante se sinta mais seguro na hora de realizar a compra.

É válido dizer que essa plataforma criada para que haja uma maior  integração dos atendentes online com os visitantes e possíveis compradores em potencial, é capaz de aumentar as vendas significativamente. Existe muita concorrência e o Jivochat pode ser um diferencial para o e-commerce.

Vale dizer, também, que o Jivochat possui um painel de fácil entendimento e monitoramento dos atendimentos que já foram realizados. Nesse painel, também será possível verificar e analisar um relatório de desempenho dos operadores online, fazendo com que os melhores possam ganhar bônus e os que não tiveram um bom desempenho, possam ser melhores treinados.   

Para quem tiver interesse em testar o Jivochat, existe uma versão gratuita básica com tempo ilimitado, em que é oferecido até cinco agentes, não existe limite de conversas e sites e o suporte é realizado 24h por dia. Para os que preferem a versão profissional, o valor é de R$ 39,90 por mês para cada operador, caso o pagamento seja anual.

A versão profissional possui mais ferramentas do que a versão gratuita, como convite proativo, coleta de todas as informações sobre o cliente, avaliação das conversas por chat, respostas gravadas, transferência das conversas entre os operadores, envio de arquivos para os clientes, tradutor para 90 idiomas, monitoramento dos visitantes em tempo real, entre outros.

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publicado por Natalia Cruz em 12 nov 18