Cammino Digital

CyberMonday: Saiba como preparar a sua empresa para esta data!

O CyberMonday, que é traduzido em português como “ A segunda-feira cibernética”, é um termo de marketing designado para a segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Neste dia, que em 2018 se comemora em 26 de novembro, é estimulado o comércio online. No Brasil, a data passou a ser conhecida a partir de 2011, porém a comemoração existe, nos Estados Unidos, desde 2005.

O objetivo do CyberMonday é criar a oportunidade das pequenas, médias ou grandes lojas online oferecerem grandes descontos para os seus clientes. Como a data é comemorada perto do final do ano, as compras para as datas festivas também recebem significativo estimulo.

É muito importante destacar que a CyberMonday é diferente da Black Friday (comemorada um dia após o Dia de Ação de Graças). A diferença é fácil de entender: a Black Friday é direcionada apenas para as promoções das lojas físicas e o CyberMonday apenas para as lojas online, que oferecem descontos que podem chegar até 80%.

Para se ter uma idéia ainda mais abrangente sobre o poder do CyberMonday para o comércio online, alguns dados são importantes. O CyberMonday 2017 foi, de acordo com a CNBC (Consumer News and Business Channel), o maior dia de compras online da história dos Estados Unidos e as transações digitais totalizaram U$ 16,9 bilhões. Além disso, por volta das 10h da manhã deste dia, os clientes já haviam gastado quase 1 bilhão de dólares em compras online. Interessante, não é mesmo?

A partir da análise dos dados, é possível dizer que o CyberMonday representa o dia mais importante do ano para as empresas que possuem e-commerce e desejam alavancar as vendas, como também para os indivíduos, que estão esperando a oportunidade de comprar mercadorias com grandes descontos.

Como preparar o seu site para CyberMonday?

Para que as empresas com e-commerce consigam ter um bom desempenho no CyberMonday, é necessário que se planejem com antecedência. Na CyberMonday, inconvenientes e surpresas desagradáveis são capazes de tornar o dia um completo desastre.  

Em primeiro lugar é muito importante que a velocidade do site seja verificada e analisada. Como é uma data com alto índice de visitas ao site, a lentidão no carregamento de informações pode causar a desistência da compra. Para tal, conferir as ferramentas de desenvolvimento do Google e fazer um teste de velocidade é crucial.

É muito importante, também, saber se o site está funcionando de forma correta e para isso, é necessário usar algum serviço de monitoramento, que consegue verificar, por exemplo, o tempo de inatividade do site. Uma boa dica para monitoramento é o aplicativo Uptime Robot, que possui um sistema simples e controla a periodicidade da disponibilidade do site, avisando toda vez que ele ficar offline.

Por último, mas não menos importante, é necessário a verificação da compatibilidade do site com dispositivos móveis. Grande parte das compras da CyberMonday são realizadas através de canais móveis (como celulares, por exemplo) e, por isso, o site precisa estar pronto para lidar com os clientes que optarem por comprar desta forma. Para a verificação, a execução de um teste de compatibilidade móvel com o Google é uma excelente opção.

Idéias de marketing para o CyberMonday

Após o site estar funcionando da maneira correta e pronto para receber as visitas, é à hora de pensar e aprender sobre as estratégias de marketing que podem ajudar para que o CyberMonday seja melhor aproveitado e mais lucrativo.

1 – Não demore a fazer o anúncio

Essa é uma estratégia que pode trazer significativos resultados. É importante que o e-commerce não demore a anunciar as suas ofertas do CyberMonday antes, durante e após a Black Friday. Como é uma época em que existem muitas promoções, não é recomendado mencionar as promoções em apenas um dia ou outro.

2- Concursos

É comprovado que as pessoas gostam de prêmios. Por este motivo, criar um concurso com o público da CyberMonday pode ser uma ótima alternativa para que o site receba ainda mais visitas, curtidas e compartilhamentos de conteúdo. A Gillie´s Coffee, em Nova York, testou sortear uma cafeteira e uma sacola de café na CyberMonday e eles receberam mais de 2.000 visitas em sua página do Facebook.

3- Criar uma caça ao tesouro pode chamar bastante atenção!

Quando o site já estiver totalmente organizado, criar uma caça ao tesouro pode chamar a atenção de clientes ou potenciais compradores. A idéia é não publicar um código de desconto único, mas alguns códigos de descontos pelo site e dizer para os seguidores que qualquer pessoa pode achá-los. Deste modo, o tráfego do site vai aumentar e conseqüentemente, o número de pessoas que irão ver as ofertas também.

4- Ofertas exclusivas e Inscrições

A CyberMonday também pode ser uma ótima alternativa caso o e-commerce esteja precisando de inscrições para envio de e-mails, promoções e informativos. Se esse for um dos objetivos da empresa, é interessante que se crie uma oferta exclusiva para os indivíduos que se inscreverem no site.

5 – Suporte ao cliente atualizado!

Como esse é um dia em que o número de visitas vai ser significativamente superior aos demais dias, é relevante que o suporte ao cliente esteja atualizado e pronto para responder as perguntas do potencial comprador. Neste caso, uma boa estratégia de marketing é o uso de uma caixa de bate-papo pop-up no site, para que os clientes possam falar diretamente com um funcionário da empresa. É imprescindível que esse funcionário esteja disponível durante todo o dia!

Outra dica é usar um pop-up de intenção de saída. Neste caso, antes da pessoa sair do site, será perguntado se ela ficou com alguma dúvida ou se precisa de alguma ajuda.

6- Acrescentar escassez à oferta pode ser uma ótima alternativa

Em se tratando de CyberMonday, os usuários já sabem que os produtos podem acabar a qualquer momento e, por isso, as empresas podem usar isso para beneficio próprio. Quando um potencial comprador observa que a quantidade do produto esta diminuindo e que pode se esgotar a qualquer momento, a chance da compra é ainda maior. Por este motivo, adicionar uma contagem regressiva do produto pode reforçar a idéia de que ele está acabando e que no dia seguinte, o preço do mesmo vai aumentar.

7 – Iniciar um novo produto ou serviço na CyberMonday

Iniciar a venda de um novo produto ou serviço na CyberMonday pode ser uma ótima forma de chamar atenção para ele e aumentar a receita do site.

 

Conclusão

O CyberMonday é uma ótima alternativa para que a receita do site aumente potencialmente, mas vai além disso, pois ele também pode ser usado para que outros objetivos do e-commerce possam ser alcançados, como por exemplo, maior número de inscrições ou o foco na venda de um produto especifico.

Porém, para que o CyberMonday seja aproveitado da melhor maneira possível, já que é um dia em que o varejo digital ganha extrema força, é necessário que o site esteja funcionando perfeitamente. Estando 100% preparado, os potenciais compradores não vão optar por comprar na concorrência que possui um site sem lentidão, por exemplo.

Vale dizer, também, que para a data é interessante que a empresa entenda qual é o potencial da CyberMoney e que com isso, trace boas estratégias de marketing, fazendo com que os objetivos desejados possam ser alcançados.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Natalia Cruz em 29 out 18