Cammino Digital

Importância de ter os números do seu e-commerce à vista

Ter um e-commerce não é uma tarefa distinta de ter qualquer outro tipo de comércio, é necessário organização, planejamento, boa administração, marketing, relação com a concorrência, entre outros. Porém, quando se tem um e-commerce, existe a vantagem de se ter uma maior facilidade em armazenar um grande número de informações e interpretá-las de forma correta. Isso ocorre, pois existem diversas ferramentas online que conseguem monitorar quase 100% das ações que são realizadas no e-commerce.

Embora esses números estejam à vista a partir de ferramentas, o mais importante não é apenas tê-los, mas sim saber como analisá-los de forma a trazer benefícios e vantagens para o comércio online. Cada número tem as suas especificidades e servem para orientar em uma direção, seja na tomada de decisão, redução de custos, correção de rotas, aumento do ticket médio, entre outros.

Para entender melhor: O que são métricas?

Em primeiro lugar, é muito importante que se entenda o que são as chamadas “métricas”. Elas são todos os resultados numéricos de qualquer empresa, seja e-commerce ou não, e possuem relação direta com o desempenho do negócio, ou seja, se analisadas são capazes de fornecer informações preciosas para que a empresa atinja o sucesso desejado.

Como as métricas estão diretamente ligadas com os resultados da empresa, elas também ajudam a não gastar dinheiro com ações de marketing sem fundamento, além de auxiliar na tomada de decisões, no conhecimento do público alvo e da persona, no planejamento de ações mais assertivas, entre outros.

Relação Métricas e E-commerce

Quando falamos das métricas para e-commerce, ou seja, dos números do seu comércio virtual, é necessário citar os 4 principais:

 

 

 

Métricas e KPIs

É importante destacar que embora existam diversos tipos de métricas para que o e-commerce consiga medir o seu desempenho, é necessário que se escolha quais são as principais de acordo com o objetivo do negócio.

Os chamados “Indicadores Chave de Performance”, ou KPIs, são os indicadores principais escolhidos por cada e-commerce para medir o seu sucesso e desempenho. Para escolhê-los da forma correta, é necessário que se observe quais são as métricas que a sua empresa possui e que tem relação direta com o lucro da mesma.  Após serem escolhidas, elas devem ser monitoradas de forma constante, a fim de aumentar o sucesso e reverter os fracassos.

Entenda ainda mais quais são as vantagens das métricas para o e-commerce

A análise das métricas pode trazer os mais variados benefícios em relação ao seu e-commerce, como:

– Ajuda na tomada de decisão – Com a análise de dados é possível tomar decisões mais assertivas e não baseadas em achismos;

– Diminuição da chance de erro – A chance de erro também diminui significativamente, pois quando se identifica os erros e a causa deles, é possível trabalhar para que o problema não se repita em um próximo momento;

– Criação de ações mais estratégicas e assertivas – A partir de dados, é possível criar ações mais focadas no público alvo e na persona do e-commerce. Quando você sabe quem é o seu cliente, as chances de criar ações estratégicas e com foco nele são ainda maiores;

-Previsibilidade em relação aos problemas – A previsibilidade é uma das grandes vantagens da análise de dados. Através dos números é possível perceber de antemão que determinado problema irá acontecer e, por isso, trabalhar com foco para reverter a situação antes mesmo que aconteça;

– Economia de tempo – Ao analisar os dados, a economia de tempo é percebida de forma rápida. Não se perde tempo com ações que não vão dar certo ou pensando quanto será que deve vender no próximo mês para cumprir a meta estabelecida. Os dados estão ali, basta analisá-los;

– Economia de dinheiro – O financeiro do comércio virtual também é beneficiado com a análise de dados, pois não se gasta dinheiro com achismos, apenas com o que se sabe que tem grande potencial para dar certo;

– Organização do portfólio e estoque – Através da análise de dados, é possível identificar quais são os produtos que mais vendem e os que menos vendem. Com esses dados, a organização do estoque se torna ainda mais prática.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das principais ferramentas quando se trata de obtenção de dados relacionados ao comportamento dos consumidores. Ela monitora as ações dos visitantes do seu site e fornece dados essenciais para análise e sucesso do mesmo. Com o Google Analytics o e-commerce tem acesso, por exemplo, ao tráfego, origem das visitas, número de visitantes totais e únicos, taxa de rejeição, duração da sessão, entre outros.

Conclusão

A análise, a documentação e a organização das métricas pode ser o que está faltando para o seu e-commerce decolar de vez! O estudo desses dados possui diversas vantagens, que se aproveitadas da maneira correta, só tem a ajudar o comércio virtual a atingir o seu objetivo: vender cada vez mais.

Portanto, para que um e-commerce tenha destaque em relação a concorrência e consiga atingir o sucesso, a análise das métricas é mais que essencial. Essa análise não funciona somente como um medidor da posição que o e-commerce ocupa, mas como um grande aliado para traçar caminhos rumo ao êxito.

Você tem o hábito de acompanhar as métricas do seu e-commerce? Você tem os números “à vista”?

Em breve teremos uma novidade que irá simplificar o acompanhamento dos números do seu e-commerce!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 18 jan 19