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A importância do marketing estratégico para o seu e-commerce não ficar no 0 x 0

Um dos pilares que são mais importantes quando se trata do sucesso de qualquer e-commerce é o chamado marketing estratégico. Embora haja bastante informação e dicas na internet acerca de como é possível usar cada canal de divulgação para que o e-commerce atinja os resultados esperados, de nada adianta fazê-lo sem que se tenha um marketing estratégico bem consolidado.

Para começar…

O que é marketing estratégico?

Marketing estratégico é o plano que estabelece quais são as metas da empresa, os recursos e em qual período de tempo esses objetivos serão alcançados. Nesse plano, por exemplo, será definida em quais canais a empresa irá se divulgar e quais são as necessidades dos clientes. Enfim, é o marketing estratégico que irá orientar todo o planejamento de marketing de uma empresa, seja e-commerce ou não.

Portanto, os principais objetivos do marketing estratégico são: definir novas metas, verificar quais são os recursos para que ela seja atingida, criar prazos, analisar o que deve ser modificado para que as metas anteriores melhorem e examinar o desempenho do plano de marketing estratégico anterior, ou seja, investigar o que deu certo e o que pode ser ajustado e melhorado.

É muito importante compreender que marketing estratégico e operacional são duas áreas distintas e que, às vezes, isso pode gerar certa confusão. O marketing estratégico é o planejamento das ações de marketing e o operacional é a execução delas.

Mas qual é a importância do marketing estratégico para o e-commerce?

O marketing estratégico possui grande importância não só para o e-commerce, como para qualquer tipo de negócio ou empresa. Ele ajuda com que a empresa se planeje e assim, consiga fazer ações de forma organizada e pensada, sem perder dinheiro ou foco. Além disso, o marketing estratégico ajuda o seu e-commerce em:

– Ter conhecimento sobre quem é o seu o público alvo

De que adianta definir ações sem saber quem você quer atingir com elas? O marketing estratégico procura definir quem é o público alvo do e-commerce, assim como quais são as necessidades dele. Deste modo, é possível criar ações certeiras, que atingem os potenciais clientes e que, conseqüentemente, geram mais conversões.

– Investir dinheiro com propósito

O marketing estratégico faz com que as empresas saibam exatamente no que estão investindo o dinheiro e quais são os resultados esperados em determinado período de tempo. Sem um planejamento estratégico de marketing, as empresas acabam por investir em qualquer ação, sem saber se dará certo, quais resultados esperar, entre outros.

– Ter conhecimento ao lançar um novo produto

O marketing estratégico faz com que ao lançar um novo produto no e-commerce, você já saiba quem quer atingir e assim crie ações consistentes para atingir o público alvo. Não adianta lançar um produto novo sem ter uma estratégia de marketing pré-definida. Neste caso, o planejamento de quais são as expectativas dos potenciais clientes e o estudo de como será a recepção do novo produto são essenciais para que ele atinja o sucesso de vendas.

– Definir ações para os produtos já existentes no e-commerce

Os produtos já estabelecidos no e-commerce também possuem destaque no marketing estratégico, pois são estudadas formas de torná-los ainda mais competitivos em relação à concorrência e também em como aumentar a percepção de valor em relação a eles. Como podemos vender ainda mais esse produto? Que ações podem ser feitas para que esse produto ganhe ainda mais valor diante dos olhos do público alvo ou da persona?

– Saber quem são os concorrentes

O marketing estratégico também estuda e analisa quem são os concorrentes do e-commerce. Isso faz com que sejam enxergadas de forma mais ampla tanto ameaças quanto oportunidades. Deste modo, é possível a criação de ações objetivas e conscientes.

– Tornar toda a equipe de marketing mais organizada

Quando são definidas ações, metas, público alvo e prazos através do marketing estratégico, toda a equipe de marketing do e-commerce trabalha de forma mais organizada, sabendo suas funções, prazos e deveres, para que o objetivo final seja alcançado. Neste caso, é possível até dizer que o marketing digital ajuda a estimular a equipe de marketing, que trabalha com mais foco e motivação, pois compreende aonde se quer chegar.

Como começar a criar o marketing estratégico no seu e-commerce

Em primeiro lugar, não é difícil criar uma nova estratégia de marketing em seu e-commerce. Claro que isso demanda tempo e paciência, mas os resultados obtidos em médio e longo prazo são extremamente positivos e, sem dúvidas, valem o esforço.

Para a criação do marketing estratégico, tenham em mente quais são os pilares dele. Isso fará com que o foco não seja perdido. Os pilares são:

– Compreensão em 360º do e-commerce;

– Entendimento de qual é o diferencial da empresa, ou seja, o que a torna única;

– Verificação dos objetivos do marketing e se eles são condizentes e realistas em relação ao potencial da empresa hoje;

– Conquista da presença digital;

– Direcionamento do tráfego para o site (SEO, publicidade online, redes sociais, entre outros);

– Identificação do público- alvo e da persona;

– Melhoria da experiência do usuário e possível comprador no site;

– Análise e monitoramento dos resultados;

– Análise da concorrência e estudo de mercado;

– Definição de estratégias e ações.

Para concluir…

É difícil ler esse artigo e simplesmente ignorar todas as vantagens e benefícios que o marketing estratégico pode trazer para o seu e-commerce, não é mesmo? É ele que vai garantir que todos os esforços e ações da empresa, seja com blogs, e-mail marketing, redes sociais ou campanhas, sejam realizados de forma consciente e sempre em sintonia com os objetivos pré estabelecidos.

É importante dizer, também, que as metas do marketing estratégico são individuais para cada e-commerce. Pode ser, por exemplo, aumentar a visibilidade em determinado nicho, se posicionar melhor em relação à concorrência, conquistar maior relevância no mercado, entre outros. Porém, embora as metas sejam distintas, o resultado final que todos desejam ter é o mesmo: decolar em vendas.

Portanto, o marketing estratégico pode ser a chave mágica que você ainda não estava usando em seu e-commerce e, por isso, não estava entendendo o porquê de não conseguir atingir o sucesso, de fazer uma campanha no facebook e não ter resultados significativos, ou de enviar e-mail marketing, mas não receber retorno algum em vendas. Acredite! O marketing estratégico é o que estava faltando para o seu e-commerce bater os concorrentes, se consolidar, aproveitar todas as oportunidades e aumentar de forma significativa as vendas!

O que você tem feito para melhorar sua estratégia de marketing?

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publicado por Renato Cruz em 10 jan 19