Cammino Digital

Indicadores de desempenho da sua presença digital

Indicadores de desempenho trazem em sua gênese a medida exata do que está sendo feito e a forma como se faz um processo. O KPI (Key Performance Indicator) é uma ferramenta de gestão capaz de medir o desempenho de um processo através de indicadores específicos para cada etapa.

Na prática, é um canal de comunicação facilitador da compreensão de resultados por todos os membros da equipe, inclusive aqueles que não ocupam cargos de diretoria ou chefia dentro da empresa. Por isso que a definição desses indicadores (Kpis) é fundamental para que a empresa caminhe na direção certa e sempre alinhada com os objetivos específicos da área. A presença digital é um fator importante para as empresas e, a compreensão dos Kpis, pode ser fundamental para o sucesso.

Principais indicadores

Independentemente de onde forem utilizados os KPIs, pode-se citar dois elementos principais: indicadores quantitativos e indicadores qualitativos. Logicamente que existirão diversas variações dentro desses indicadores e, se tratando de presença digital, não é difícil perceber que é muito mais fácil compreender a quantidade do que a qualidade. É possível traçar um paralelo de três indicadores no marketing digital: entrada, presença e resultados. É preciso escolher os KPIs corretos para facilitar o processo.

Exemplos de indicadores

Bounce Rate: o termo não é traduzido literalmente, mas o conceito é bem claro. O Bounce Rate significa a rejeição do blog ou do site da empresa. A análise se volta para o tempo de acesso e a interação do usuário com o conteúdo. Cada página é analisada separadamente para compreender melhor a taxa de aceitação ou rejeição.

Engajamento: é comum as pessoas entenderem o engajamento apenas como um número que indica quantidade e esquecerem-se dos indicadores de qualidade. Claro que quanto mais likes, curtidas e compartilhamentos uma empresa possui em sua página, mais engajada ela está com seus seguidores. No entanto, é preciso entender que um engajamento completo deve ser medido pelas menções, comentários, cadastros, visualizações e compartilhamento de conteúdo e vídeos, downloads e, principalmente, conversão, ou seja, resultados. Mas, de qualquer forma, o engajamento é uma das principais métricas de indicadores de desempenho.

Conversão: todo e qualquer resultado deve ser medido para saber o quão objetivos estão sendo os outros indicadores. Mesmo que o engajamento esteja bom, os acessos frequentes e baixa rejeição nas páginas, se não converter de nada adianta. Medir resultados é a única forma de mensurar a qualidade dos indicadores.

ROI: Este é o indicativo de Retorno sobre o Investimento. Realizar esse cálculo para descobrir se a campanha de marketing online atingiu os objetivos esperados é necessário para mapear as ações que estão gerando receita e cobrindo os custos da campanha com boa margem. É uma das principais formas de saber se você está no caminho certo.

Os indicadores não são nada mais do que a mensuração de dados para medir o desempenho processual que, no caso, se trata de presença digital. É importante acompanhar as métricas de desempenho e analisar cada indicador e buscar direções que evitem desvios.

Ferramentas de métricas

Em web analytics é preciso encontrar ferramentas de mensuração desde o lançamento até o resultado final. É muito importante saber quem está visitando, de onde vem a visita, quem clica, quem permanece na página, dados sobre a concorrência, conversões e muito mais. Por isso que as ferramentas de medições são essenciais para entender sua presença digital.

O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas no meio digital quando se trata de métricas de desempenho. Planilhas, gráficos e comparativos são algumas das funções que esclarecem ao e-commerce o quanto equilibrada está sua presença digital. No entanto, outras ferramentas podem ser utilizadas, inclusive individualizando os processos de análise.

A Cammino oferece serviços que possibilitam o acompanhamento frequente e próximo de como anda o seu negócio. Conte conosco!

Share on Facebook4Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 14 ago 14