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Instagram: saiba como utilizar esta ferramenta para vender mais

O Instagram pode ser um grande aliado para o seu e-commerce, sabia? É possível que as suas vendas aumentem de forma significativa, mas é preciso que se tenha estratégia, atenção às novidades e atualizações que a rede social, vez ou outra, disponibiliza para os usuários, conhecimento do público alvo/persona, entre outros.

Se você não tem prestado atenção nessa rede social na hora de vender os produtos do seu e-commerce por não saber por onde começar, esse artigo é para você! Nele, você vai aprender algumas estratégias importantes e que se tornarão um diferencial nas suas vendas através do Instagram.

O potencial do Instagram

Antes de tudo, vale entender melhor qual é o potencial que essa rede social apresenta.

– 75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação (ex. entrar no site após ver anúncio);

– 80% dos usuários interagem com um perfil comercial diariamente;

– 60% dos usuários afirmam que aprendem sobre produtos através do Instagram;

– É a rede social em maior expansão no país, seja em engajamento ou audiência;

– Mais de 1 bilhão de usuários.

Vantagens do Instagram para e-commerce

O Instagram pode ajudar o seu commerce em vários aspectos, entre eles:

– Aumento significativo do alcance do seu público;

– Melhoria no relacionamento com o cliente;

– É uma forma efetiva de divulgar os seus produtos;

– Reforça a identidade da sua marca;

– Baixo custo;

– Excelente engajamento.

Estratégias para o seu e-commerce vender mais através do Instagram

Crie uma conta comercial

 O primeiro passo para aproveitar todas as vantagens que a rede social tem a oferecer para e-commerce é tornar o seu perfil com caráter comercial.  É através dessa conta que você vai ter acesso a recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento, link no stories, entre outros.

Depois que a conta for criada, é necessário fazer algumas otimizações para que o seu perfil comercial fique atraente e bem organizado. Nesse sentido, não se esqueça de preencher a descrição (BIO) com informações relevantes da sua marca (o link da loja é muito importante, ok?) e inserir uma foto do perfil comercial (que pode ser o logotipo, por exemplo).

Conteúdo relevante

De nada adianta criar o seu perfil comercial e não postar conteúdo relevante! Ele precisa chamar atenção do seu público alvo/persona e, principalmente, tocar em suas dores. Embora o Instagram não permita a publicação de artigos longos, o conteúdo escrito não deve ser deixado de lado de maneira alguma, pois textos curtos também têm o poder de passar grande valor para o público.

Aposte em fotos bonitas, legendas com um poderoso call to action, vídeos curtos respondendo dúvidas da sua audiência, emoticons e postagens divertidas, sem toda a seriedade do mundo corporativo.

Stories como estratégia de venda

O Stories é um recurso bem interessante para as vendas e o seu uso tem sido cada vez mais constante por parte das empresas que usam o Instagram como estratégia de venda. Vale destacar que, recentemente, o Instagram introduziu em perfis comerciais a possibilidade de marcar tags de compras em fotos ou vídeos, que levam diretamente o usuário a página em que o produto está sendo exibido. Essa marcação aparece como um ícone com uma sacola de compras. Interessante, não é mesmo?

O Stories também pode ser utilizado para realizar sorteios e gerar ainda mais tráfego e, conseqüentemente, vendas, para o perfil da marca. Os passos são bem simples:

1º Divulgar no stories o sorteio;

2º Publicar na home uma foto original do sorteio com as regras de participação, que podem ser, por exemplo, marcar 3 amigos, postar uma foto com o seu @, seguir o perfil, curtir a foto, entre outros. Também é importante dizer a data em que o sorteio vai ocorrer;

3º Até a data do sorteio, divulgue essa foto oficial no seu stories a fim de atrair ainda mais engajamento;

4º Que tal fazer uma live para que os seus seguidores possam acompanhar o resultado do sorteio ao vivo?

Hashtags

As hashtags são muito importantes e podem ser definidas como um dos símbolos do Instagram. Através delas, é possível alcançar novos seguidores, aumentando assim o potencial da sua empresa e as possibilidades de venda. Além disso, as hashtags servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados da rede social.

Porém, é necessária a utilização das hashtags certas de acordo com o seu negócio. Para tal, pesquise quais são as hashtags mais buscadas e que tenham haver com a sua empresa. Outra ótima dica: crie a sua própria hashtag!

Ofertas e cupons

Oferecer cupons de desconto pode ser uma boa maneira de aumentar ainda mais as suas vendas, já que estudos da Iconosquare revelaram que 41% dos usuários que seguem perfis de negócios estão em busca de brinces/mimos/descontos. Que tal criar ofertas ou cupons de desconto exclusivos para os seus seguidores ou até mesmo para quem realizar a primeira compra?

Instagram Ads

O uso do Instagram Ads pode ser um poderoso componente para aumentar as suas vendas no Instagram. Trata-se de um recurso para criação e transmissão de anúncios patrocinados e que podem ser utilizados para educar os seus seguidores a respeito dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Como são patrocinados, possuem maior visibilidade.

Interação com o público

A interação com o público é essencial para o sucesso do seu e-commerce no Instagram, pois melhora e fortalece a relação com os clientes ou possíveis compradores., aumentando assim a possibilidade de vendas. Além disso, é uma ação vista com bons olhos pelo algoritmo do Instagram, já que os conteúdos são filtrados e quanto maior o engajamento deles, maior também a relevância e, com isso, ele passa a ser entregue para mais pessoas.

Procure responder comentários e directs, sem demora e, de preferência, de forma personalizada. As pessoas que estão interessadas nos seus produtos precisam de atenção e, caso não tenham, é possível que desistam de comprar ou até mesmo optem pela concorrência.

Conclusão

O Instagram pode ser uma estratégia eficaz para que as vendas do seu e-commerce aumentem, porém, é importante atenção para que ela funcione da maneira esperada. É preciso saber quem é o seu público-alvo persona, dar atenção especial ao conteúdo e a freqüência do mesmo, usar hashtags assertivas e que tenham sintonia com os seus produtos, entre outros. Enfim, é necessário investir tempo, mas, sem dúvidas, os resultados podem ser realmente positivos.

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publicado por Renato Cruz em 15 abr 19