Cammino Digital

Loja virtual Magento: Vantagens e Desvantagens

Você, assim como muitos, querem entender quais são as vantagens e as desvantagens da plataforma Magento? Nós iremos te apresentar aqui um conteúdo descomplicado descrevendo tudo o que você precisa saber, mas antes, vamos introduzir o início do Magento e te trazer um pouquinho de história.

No final dos anos 90, a empresa californiana Varien Inc. começou testes com uma ferramenta alemã, a osCommerce, um sistema open source mas que não recebia atualizações.

Durante 5 anos, a Varien desenvolveu sua própria tecnologia e lançou, em 2008, o que nós conhecemos como a primeira versão do Magento.

Com uma ótima tecnologia open source e de atualizações constantes, esse movimento atraiu gigantes do setor digital como o Ebay, que acabou comprando o Magento em 2011.

Essa parceria durou até o final de 2015, onde perceberam que o Magento poderia se desenvolver melhor estando fora do grupo eBay.

De 2008 para cá, o sucesso foi tão grande que atualmente o Magento é a plataforma escolhida por 1/3 dos empresários, chegando a 240 mil lojas virtuais, ou seja, é a mais usada em todo o mundo.

A revista Forbes estimou que juntas, elas faturam mais de 50 bilhões de dólares em produtos e serviços por ano. E mais: ele é a plataforma escolhida por grandes empresas como Samsung, Nokia, GoodYear, Nike, Olympus, Ford e outras grandes marcas.

Uma das razões para o seu sucesso é que, além de eficiente, é de código open source, ou seja, um especialista em linguagem PHP pode aprimorar ainda mais a ferramenta, acrescentando mais recursos.

Dessa forma, não existem limites para o número de customizações da plataforma, fazendo com que ela seja extremamente flexível. E mais: o Magento já está consolidado no Brasil, com pacotes de tradução em português, prestadores de serviço, comunidade local e ambiente formatado para a realidade brasileira com meios de pagamento, cálculo de fretes e outras ferramentas.

Mas como funciona? A versão Open Source pode ser baixada gratuitamente sem a necessidade de pagamento de mensalidade por licença de uso do software nem taxa de cobrança sobre a transação, uma vez que é uma loja virtual própria e não alugada.

Ela também é construída com base na arquitetura modular, ou seja, os módulos, conhecidos como extensões Magento, ou plugins para Magento, são independentes e, uma vez reunidos, constroem o sistema.

Módulos, extensões gratuitas ou pagas podem ser encontradas no diretório oficial de plugins do Magento aqui. Neste site também estão módulos desenvolvidos por empresas ou programadores independentes.

Abaixo listamos as principais vantagens e desvantagens do Magento para que você tenha mais informações e saiba avaliar, se vale a pena ou não, de acordo com as suas necessidades.

 

Principais Vantagens do Magento

Muitos recursos nativos

Sua loja dá o start com um amplo leque de funcionalidades, como: gestão de catálogo, navegação do produto, gestão de frete, regras de desconto, grupos de clientes, atendimento ao cliente, gestão de páginas, relatórios diversos e muitos outros.

Segurança dos dados

Como a plataforma permite rodar em um servidor próprio, as informações da sua loja virtual, como banco de dados, cadastro de clientes, produtos, pedidos e transações são estritamente privadas, sem acesso à terceiros.

Ótima uso das técnicas de SEO

O SEO (sigla para Otimização dos Resultados de Busca) ou seja, com ele, sua loja virtual poderá ser encontrada pelo Google e outros buscadores, com muito mais facilidade, podendo representar uma grande vantagem competitiva.

Personalizável

Os layouts são completamente personalizáveis. É possível criar uma loja virtual com todas as características visuais da sua empresa.

Vasta oferta de layouts prontos

Existem várias lojas com temas especificamente para o Magento, como: Template Monster, Themes Forest e Magento Marketplace

Permite alterações no código fonte

Por ser uma plataforma de código aberto, o Magento atende várias necessidades de negócio, de vários segmentos. É possível alterar e personalizar as integrações de frete, integrações de clientes, meios próprios de pagamento, integração com múltiplos sistemas de cobrança, entre outros.

Vasta oferta de plugins

Os plugins ou módulos, são pacotes que podem ser baixados para estender as funcionalidades e recursos da loja. Basta acessar o Marketplace oficial do Magento para se deparar com todas as opções agrupadas por categorias, versões, preços e avaliações.

Credibilidade

Já é uma plataforma consolidada e respeitada no mercado, sendo usada por grandes empresas no mundo inteiro.

Mas como nem tudo são só flores, seria um equívoco nosso dizer que o Magento não tem seus problemas. Vamos conferir quais são as principais desvantagens também.

 

Principais desvantagens do Magento

Exige conhecimento

Não é a plataforma ideal para curiosos. O varejista que pretende operar um Magento, precisa ter conhecimento e receber um treinamento especial.

Custo mais alto

O setup, configurações e personalizações que a plataforma permite, quando solicitadas, consomem um tempo de desenvolvimento maior, portanto, exige investimentos mais altos.

Demanda mais infraestrutura

Para performar bem, a plataforma irá exigir um servidor semi-dedicado, cloud ou dedicado, que também possui um custo de hospedagem mais elevado.

Profissionais especializados para manutenção

Embora o código da plataforma seja o PHP, onde a oferta de programadores é bem alta, o Magento exige um certo conhecimento em sua arquitetura para que os módulos, integrações e demais recursos, quando alterados, não percam rendimento, afetando a velocidade e segurança dos dados.

 

E então, o Magento vale a pena?

Então, antes de contratar uma solução Magento, considere o seu momento. Veja se o seu negócio merece um e-commerce completo, que permite personalizações, ou se pretende apenas testar um novo modelo de negócio e investir menos.

Tanto o Magento como outras plataformas disponíveis, só serão boas se resolverem a sua necessidade.

Achou esse conteúdo relevante para você? Espalhe para os seus contatos! Conte-nos sua experiência com a sua plataforma de e-commerce, seu feedback é muito importante para nós!

Share on Facebook12Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 04 out 17