Cammino Digital

Magento x OpenCart: qual a melhor plataforma para meu e-commerce?

Na busca de uma plataforma de e-commerce para chamar de sua, hoje vamos te ajudar a escolher entre o Magento e o OpenCart. Vamos lá:

As duas plataformas têm muito em comum:  código aberto (portanto, gratuitas para download), foram desenvolvidas em PHP, estão disponíveis em vários idiomas, possuem um grande número de usuários e suportam lojas de qualquer tamanho.

 

Características

A principal diferença entre o Magento e o OpenCart está nos recursos. O Magento oferece experiências de compras altamente personalizáveis, opções de design e integrações ilimitadas, poderosos recursos de SEO e plugins. Tudo que você precisa para seu e-commerce provavelmente já está disponível no MagentoCommerce. Se não estiver, algum desenvolvedor Magento certificado poderá criar essa solução para você.

A desvantagem do Magento é que, por ter muitos recursos, pode ser um pouco complexo de operar. Isso não é problema para desenvolvedores acostumados com essa linguagem, mas, se você for principiante, terá muita dificuldade com esta plataforma (especialmente para aproveitar sua flexibilidade e recursos personalizados).

O OpenCart, por outro lado, é muito mais fácil de programar e é ótimo para novas empresas que precisam começar a funcionar logo (e que não precisam de muitas integrações). O carrinho de compras funciona bem e as ferramentas são muito intuitivas e diretas, tanto que alguns desenvolvedores profissionais podem achá-lo até simples demais. A desvantagem é que a comunidade de usuários é bem menor se comparada ao Magento.

Na prática, o Magento é preferido por grandes empresas de e-commerce com várias lojas, e o OpenCart é mais usado por lojas pequenas.

 

Plugins

Os plugins são extensões permitem que sua loja tenha recursos e ferramentas extras que não são fornecidos junto com a plataforma. Eles são uma parte crucial do e-commerce, e, se você quiser essas funcionalidades na sua loja, é importante levar isso em conta.


O Magento possui uma biblioteca de extensões bem extensa: basta procurar o que precisa no Marketplace Magento. O OpenCart também tem um grande número de extensões, no entanto são mais limitados se comparado aos do Magento.

 

Recursos de SEO (Search Engine Optimization)

O OpenCart se orgulha das suas URLs de SEO, porém modificar metadados e realizar ações são um ponto fraco (há algumas coisas que precisam ser melhoradas). Mesmo as extensões especialmente criadas para isso não são tão eficientes quanto as do Magento. Só ele otimiza o mecanismo de pesquisa do site através de títulos, imagens e URLs. Os usuários do Magento também conectam facilmente suas lojas a um blog do WordPress, enquanto que no OpenCart, esse processo é um pouco mais complicado.

 

Segurança

A segurança é uma grande preocupação para quem tem uma loja virtual. Este assunto tem sido bastante discutido, pois é um item fundamental para o sucesso das suas vendas. Basta lembrar que os usuários precisam se sentir seguros para realizar uma compra.

Nesse quesito, o Magento está sempre lançando novas atualizações para aumentar o nível de segurança dos clientes.  O OpenCart também investe em segurança, mas não tem tantas atualizações quanto o Magento.

 

Preços

As duas plataformas são gratuitas, mas lembre-se que você terá que arcar com os custos de hospedagem. Lembrando que, como o Magento é uma plataforma com mais recursos, você pode ter que investir mais na hospedagem. O OpenCart pode representar menores gastos com hospedagem. Além disso, os temas da OpenCart também são quase duas vezes mais baratos que os do Magento, assim como as extensões, se necessárias.

 

Popularidade e suporte

Assim como qualquer outro software de código aberto, Magento e OpenCart possuem grandes comunidades e milhares de fãs ao redor do mundo. Assim, qualquer membro pode contar com assistência “24 x 7” na solução de todos os tipos de problemas. Guias de usuários, tutoriais e vídeos estão disponíveis gratuitamente. No entanto, o Magento é superior pois oferece aconselhamento especializado e até mesmo programas de treinamento para seus usuários. Esses cursos abrangem itens como desenvolvimento de módulos personalizados e revisão de desempenho. O OpenCart tem uma comunidade bem menor. Em todo caso, se você trabalha com Magento ou OpenCart, pode contar com suporte rápido e de qualidade.

 

Oportunidades e customização

Pesquisas e estatísticas mostram que o Magento é mais completo para o comércio eletrônico graças aos seus mais de 350 recursos, enquanto o OpenCart tem apenas cerca de 100. Ambos suportam o gerenciamento de várias lojas, permitem categorias ilimitadas, produtos e relatórios de vendas. Não importa se você prefere OpenCart ou Magento, ambos possuem uma ampla gama de opções de personalizações.

 

Veja abaixo um pequeno resumo dos prós e contras de cada uma destas plataformas:

Magento

Prós:

Contras:

OpenCart

Prós:

Contras:

Conclusão

Avalie o seu momento e onde pretende chegar. Pense a respeito dos investimentos e se vale a pena economizar agora ou se é melhor investir mais e economizar futuramente.

O melhor a fazer é estudar cada uma delas para descobrir qual se adapta melhor aos seus objetivos de negócios.  Mas uma coisa é certa: o Magento abre mais oportunidades de crescimento e maiores receitas, enquanto o OpenCart é bom para pequenas operações de ecommerce. Então, antes de contratar uma plataforma, pense nos recursos e seus objetivos e depois, faça ótimas vendas!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 16 jan 19