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Native Ads: como utilizar para o seu e-commerce e como encaixar na sua estratégia

É verdade que, quando se abre uma loja virtual, a preocupação com quais serão as estratégias de marketing utilizadas logo surgem em nossas mentes, não é mesmo. De fato, nos dias atuais, para um e-commerce ter sucesso, ele precisa de uma boa estratégia de marketing digital que esteja focada no seu público alvo.

As ferramentas utilizadas pelo marketing digital podem ser as mais diversas, como marketing de conteúdo e marketing offline, por exemplo. Já uma boa alternativa para os anúncios pagos, é o chamado Native Ads. Vamos saber mais a respeito?

O que é Native Ads?

Native Ads, ou Anúncios Nativos, são conteúdos que são publicados de forma parecida com os orgânicos, mas que em determinado momento, incluem um ou mais elementos que são promovidos. Por exemplo, artigos em blogs com referências a algum produto. Esse tipo de anúncio pode ser bastante interessante, pois é uma forma de propaganda indireta, sem ser explicita ao cliente.

É muito importante destacar que o “Native Ads” é diferente dos “Google Ads”. A principal diferença se dá na maneira como os anúncios são expostos aos clientes ou potenciais compradores. No “Google Ads”, a propaganda é direta e explicita já no “Native Ads” ela é mais sutil e menos invasiva.

O planejamento de uma campanha de Native Ads

Nesta altura do artigo, você já compreendeu o que é Native Ads. O próximo passo é entender melhor quais são as informações que devem ser levadas em conta na criação de uma campanha de Native Ads, pois como qualquer tipo de marketing, o planejamento é essencial para que o sucesso seja alcançado.

Definir o público é a tarefa primordial

Para o Native Ads, é muito importante que você conheça de forma profunda e detalhada quem é o seu público e a sua persona, afinal são essas as informações e dados que serviram como guia para todo o planejamento do anúncio, seja na escolha do assunto, na linguagem, nas figuras, entre outros. Tenha em mente, também, que você ter o conhecimento de quais são os problemas e as necessidades do seu público, só tem a agregar ainda mais na criação da campanha.

Algumas informações relevantes são: faixa etária, localização, escolaridade, entre outros.

Ter foco no assunto faz toda a diferença

Não adianta criar anúncios que não sejam relevantes para os seus usuários, pois eles não vão se interessar e os resultados não serão os esperados. O foco precisa ser em criar anúncios com diferenciais, que despertem a curiosidade do cliente e, que principalmente, resolvam as suas necessidades ou os problemas que possuam. As pessoas querem ver e ler materiais interessantes e que sejam relevantes. Elas não são bobas. Acredite!

Atenção aos canais de comunicação

O Native Ads precisa estar em canais de comunicação (blogs, redes sociais, por exemplo) que permitam que você consiga atrair pessoas relevantes para a sua marca, caso contrário, sua função não será eficiente. Com a possibilidade de posicionar as campanhas de Native Ads em distintos canais de comunicação, é necessário atenção para escolher as plataformas mais assertivas de acordo com os seus clientes ou potenciais consumidores.  

Vantagens dos Native Ads

O Native Ads, usado de forma planejada e estratégica, pode apresentar algumas vantagens muito interessantes para os e-commerces. Vamos dar uma olhada em quais são esses benefícios?

É uma propaganda sutil e não invasiva

Uma das grandes vantagens do Native Ads é que se trata de uma propaganda não invasiva, ou seja, ela gera uma experiência que é agradável ao usuário. Em outras palavras, o usuário não sente que o e-commerce está forçando que ele compre algum produto e desta maneira se sente mais livre para conferir o que foi anunciado ou não.

Vale dizer ainda, que essa boa experiência não é um simples anúncio ou uma promoção, mas uma forma de transmitir conteúdo relevante para o usuário e uma forma de fazer propaganda através de uma metodologia diferente e eficiente.

Eficiência na atração de novos clientes

Outra vantagem do Native Ads que deve ser ressaltada é que ele gera a possibilidade de atrair novos visitantes, que podem nem conhecer a marca e se transformarem em clientes. Para usar isso ao seu favor, opte por desenvolver campanhas de Native Ads com segmentação de público, pois desta maneira você conseguirá investir em exatamente quem quer que vire seu cliente. Interessante, não é mesmo?

Possui significativa taxa de aceitação

Por último, se a campanha do Native Ads for trabalhada de forma estratégica e planejada, a possibilidade de aceitação é muito alta. Isso acontece, pois o usuário já estará acessando a página e engajado no conteúdo, sendo a sua única tarefa optar por clicar no material complementar que estará disponível.

Ferramentas para criar campanhas com Native Ads

Existem duas ferramentas principais que auxiliam na criação das campanhas dos anúncios nativos: o outbrain e o taboola. A seguir vamos ver mais detalhes de cada um deles e de como podem ajudar nesse processo.

Outbrain

O Outbrain é uma das principais soluções digitais quando se trata de campanhas de native ads, pois possui a vantagem de ter alcance significativo, ou seja, de conseguir fazer com que o site fique visível para uma parcela grande da internet. Isso acontece, pois ele insere o “anúncio” no rodapé de diversos meios de comunicações relevantes do mercado.

Vale citar, também, que o Outbrain mostra aos visitantes outras opções de conteúdo que sejam relevantes ou similares aos que eles já estão lendo, fazendo com que a pessoa fique navegando pelo seu site.

Taboola

Outra plataforma que merece destaque é o Taboola. Trata-se de um programa de afiliados que possibilita que sites/blogs monetizem seus espaços. O diferencial é que ele é capaz de colocar publicidade que seja assertiva em páginas relevantes.

O processo acontece da seguinte forma: após realizar o cadastro, o Taboola realiza uma busca pelas páginas mais relevantes de acordo com o seu assunto, de forma a direcionar o conteúdo. Deste modo, quando um usuário clicar no material, ele será direcionado para o seu site. O resultado? Aumento do fluxo de visitantes e, conseqüentemente, das vendas.

Conclusão

O Native Ads, se usado de maneira inteligente e estratégica, se apresenta como uma excelente forma para a marca, pois gera uma experiência agradável ao usuário e é capaz de aumentar as vendas também, já que o número de visitantes cresce de forma exponencial.

Vale lembrar que o público não é bobo, eles são exigentes e querem mais do que apenas ser influenciados a comprar um produto, eles desejam viver uma experiência. Para uma boa experiência, materiais ricos e relevantes, que são capazes de guiar o público para a compra, porém no momento certeiro, sem que se sintam obrigados. Que tal começar hoje a fazer com que o seu e-commerce cresça cada vez mais através das campanhas com Native Ads? Esse pode ser o diferencial que estava faltando para o seu site ter um desempenho ainda melhor.

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publicado por Renato Cruz em 08 fev 19