Cammino Digital

O que é a Automação de Marketing e como ela pode aumentar seu ROI

Hoje em dia, já não se discute muito o valor do marketing digital para as empresas, mas a verdade é que ainda é um desafio enorme gerenciar um negócio e dar a atenção que uma campanha demanda, e tudo isso sem estourar o orçamento. O que fazer, então? A automação de marketing é uma ótima opção para resolver esse problema.

O que é automação de marketing?

Antes de mais nada, é preciso entender o conceito por trás da automação de marketing, já que muitos ainda pensam que envolve apenas algumas práticas como ganhar seguidores ou agendar postagens nas redes sociais. Muito pelo contrário, essa automação inclui criar um fluxo de nutrição de leads e acompanhá-los durante todo o estágio de venda, ajudando-os e criando valor o tempo todo, sempre de forma personalizada.

Por exemplo, com ela você consegue separar os assinantes da sua newsletter com base em seu estágio no funil, e automaticamente enviar conteúdo que ajudará cada um deles especificamente, em vez de mandar uma lista única com um bando de informações misturadas, que nem sempre têm valor para todos. Essa é apenas uma das muitas ações possíveis com a automação de marketing com potencial para ajudar a sua empresa a crescer.

Por que isso é importante?
Seu conteúdo tem o objetivo de gerar leads, ou seja, transformar visitantes em pessoas que acompanham o que tem a dizer para, eventualmente, comprarem o que você tem a oferecer. Mas as pessoas agem de maneiras diferentes: algumas demoram mais tempo para decidir, outras menos; enquanto o João tem uma dúvida, o Pedro tem outra.

Tudo isso afeta o modo como a sua empresa deve se relacionar com cada pessoa, produzindo e oferecendo conteúdo no momento certo, sem parecer invasiva ou inconveniente. Como envolve uma série de detalhes sobre cada um, esse trabalho só pode ser feito de maneira automatizada, com uma série de ferramentas que ajudam a identificar e separar os leads com base nos critérios que mencionamos.

Quais os benefícios?
Fazer bom uso de ferramentas de automação de marketing pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Alguns deles são:

Além de tudo isso, há também o grande aumento no seu ROI, algo que vamos ver em mais detalhes a seguir.

Como a automação de marketing impacta o seu ROI

O ROI (ou retorno sobre o investimento) avalia se os seus investimentos estão valendo a pena. Aplicando isso à sua estratégia de marketing digital, é preciso ver como a automação pode ajudar sua empresa a usar melhor os recursos disponíveis, gastando menos e ganhando mais.

Será que isso acontece? Sem dúvida! As campanhas automáticas facilitam muito o processo de ajudar e converter os leads em clientes. Com isso, é possível diminuir o ciclo de vendas, preparar melhor os interessados e saber como mudar de direção, dependendo da inclinação da pessoa para uma solução ou outra.

Em resumo, serão mais oportunidades aproveitadas em menos tempo. Além disso, o custo de aquisição de clientes será menor, aumentando o seu retorno.

Como vimos, a automação de marketing é um recurso valioso para o crescimento da sua empresa, já que facilita o alcance de resultados expressivos dentro das suas condições financeiras. Com o processo de gerar e nutrir leads facilitado, o seu ROI será muito maior, permitindo que novas iniciativas sejam colocadas em prática, sem medo de errar.

Você já trabalhou com automação de marketing ou conhece alguém que fez isso? Que benefícios além dos que citamos pode descrever? Deixe seu comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 11 dez 15