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O que é Inbound Marketing e o que ele fará pelo seu negócio

Você já pensou em uma forma de tornar sua marca mais atraente para as pessoas certas ao invés de investir alto em publicidade de maneira massiva? Uma forma de fazer com que as pessoas busquem se relacionar com a sua empresa, tirem dúvidas, se informem até que se sintam seguras em comprar seus produtos ou serviços? O Inbound é esta abordagem do Marketing.

O que é Inbound Marketing

Até algum tempo atrás as empresas faziam um marketing unidirecional, lançando suas campanhas para convencer o público a comprar seus produtos e serviços sem se preocupar tanto entre cruzar a proposta de valor oferecida com o momento e o público certo. Esse modelo é conhecido como Outbound Marketing, que vem sendo substituído pelo Inbound Marketing, uma maneira muito mais interessante de atrair e estabelecer relacionamento com as pessoas.

Através da produção de conteúdo relevante e personalizado para o seu público, você cria oportunidades de interação com ele sem focar, neste primeiro momento, na venda em si. Algumas maneiras de atrair seu público é produzindo material de qualidade em formatos de e-books, posts em blog, newsletter, podcasts, infográficos, vídeos e outras maneiras que possam gerar valor e cultura para o cliente. Estas são as poderosas armas do Inbound Marketing. É a despretensão da venda a todo custo para todo mundo.

Por que fazer Inbound Marketing?

A resposta é simples: gera resultados mais efetivos e de longo prazo. De acordo com a HubSpot, a qual cunhou o termo Inbound Marketing, as visitas conquistadas através de conteúdo de qualidade publicado, por exemplo, possuem uma probabilidade de conversão de lead em torno de 14,6%, enquanto outros visitantes adquiridos com as tradicionais formas de Outbound Marketing, ficam em 1,7%.

O Inbound Marketing não é baseado apenas em textos e artigos, ele tem como fundamento conteúdos multimídia que proporcionem algum valor para o cliente. Vídeos, tutoriais, demonstrações, imagens são alguns dos recursos que você pode explorar no seu negócio.

Quanto custa fazer Inbound Marketing

62% menos do que outras estratégias de marketing. Isso é possível porque o Inbound não visa a promoção de vendas imediata e sim a geração de conteúdo rico para uma audiência qualificada. Quanto mais qualificada sua audiência, mais chances de ela se tornar um cliente. E quem vai determinar isso é você, preparando sua audiência para que ela se qualifique através do funil do Inbound Marketing.

O que é o funil do Inbound Marketing

É o processo pelo qual um visitante, que foi atraído ao seu site através do seu conteúdo, passa até que se torne um cliente. Ele está dividido em quatro fases e elas devem ser tratadas de maneira personalizada para que atinjam resultados mais efetivos.

Funil Inbound Marketing

A mudança no comportamento do consumidor está obrigando as empresas a adotarem novas formas de relacionamento, visando não apenas a venda mas a comunicação de mão dupla com o seu cliente. O Inbound é um reflexo desse movimento, trazendo à tona um marketing mais relevante e assertivo, integrando os interesses dos consumidores às soluções desenvolvidas pelas empresas.

O Inbound Marketing não é um assunto complexo, mas sem dúvida é muito mais amplo do que estamos apresentado aqui. O objetivo deste artigo é fazer uma breve apresentação sobre o tema e criar a percepção desta necessidade. Futuramente iremos explorar cada uma das etapas deste funil e comentar as melhores estratégias.

Se você já pratica algum processo de Inbound Marketing , conte para nós a sua experiência!

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publicado por Renato Cruz em 24 nov 14