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Pinterest como estratégia no Marketing de Moda

É muito claro que nem todos os nichos do mercado devem ser tratados da mesma maneira, não é mesmo? As estratégias e os métodos que serão utilizados por cada um precisam estar alinhados com o produto, o propósito da marca, o público-alvo, a persona, entre outros.

Em se tratando, especificamente, de e-commerce de moda, algumas estratégias para vender mais realmente fazem toda a diferença. Não adianta colocar a sua marca em todas as redes sociais ou entrar em qualquer tipo de divulgação sem planejamento, ok?

Nesse artigo, em especial, nós vamos falar sobre uma estratégia de marketing que é bastante eficiente em se tratando de e-commerce de moda e que pode ajudar o seu negócio a alavancar as vendas. Saiba mais, a seguir, sobre o chamado Pinterest!

Pinterest, o que é?

O Pinterest é uma rede social que tem o objetivo de compartilhamento de imagens. Vale dizer, que é mundialmente conhecida e que é o lugar na rede em que milhares de pessoas buscam por inspiração em diferentes segmentos, como: moda, decoração, DIY, tendências, entre outros. É, basicamente falando, um mural de inspirações, em que a pessoa pode colocar pins (alfinetes) nas imagens favoritas e, assim, ir criando murais personalizados.

A plataforma pode ser usada pelo público em geral, mas, em se tratando de empresas, o Pinterest for Business é uma excelente aliada do Marketing de Moda, já que pode ajudar a conquistar novos clientes, melhorar e fortalecer o relacionamento com os consumidores e, também, trabalhar branding.

Alguns dados e curiosidades sobre o Pinterest…

– É uma comunidade global;

– Em 2018, foi considerada a plataforma digital que mais cresceu;

– Tem mais de 250 milhões de usuários;

– 98% dos usuários testam as idéias presentes no site;

– Possui público altamente diversificado;

– Em 2017, venceu o Instagram como a plataforma que mais influencia consumidores na decisão de compra;

– 50% dos novos usuários são homens;

– O Brasil é um dos mercados com maior expansão em relação ao site;

– Baixo custo, facilidade operacional e alto alcance;

– 80% dos indivíduos utilizam o Pinterest através de dispositivos móveis;

– Mais de 50% dos usuários são de fora dos Estados Unidos;

– Possui mais de 175 bilhões de pins;

– Possui cerca de 50 milhões de pins de moda/estilo.

Estratégias para o seu negócio de moda dentro do Pinterest

Como falamos anteriormente, planejamento é mais do que necessário e conhecer as ferramentas e como elas podem ajudar o seu negócio faz parte do processo. Vamos dar uma olhada detalhada sobre as estratégias que podem ser usadas utilizando o Pinterest para que o seu negócio de moda atinja excelentes resultados?

Para aumentar o tráfego no seu site e captar novos clientes

Se aumentar o tráfego do seu site e ainda captar novos clientes é uma das metas do marketing de moda da sua empresa, o Pinterest pode ser uma ótima alternativa, pois só de estar na plataforma, a chance da sua marca atingir esses dois objetivos já aumenta bastante.

Para tal, não se esqueça de:

– Compartilhar imagens com boa qualidade e de preferência na vertical, pois são as que apresentam melhor visualização e também destaque no feed;

– Fazer postagens freqüentemente – A plataforma sugere que sejam feitas postagens diariamente, mas não muitas imagens em um só dia;

– Incluir postagens com palavras chaves no post;

– Organizar o seu Pinterest em pastas segmentadas;

– Utilizar o Marketing de afiliados – Desta forma, quando um parceiro fizer uma postagem no Pinterest com link direcionado para o seu site, esse link se associa a operação, o que facilita muito a análise da parceria.

A opção “Pinar” em um produto no seu site

A adição da opção “Pinar” em um dos produtos do seu site é considerado uma das melhores estratégias, sabia? Vamos ver como funciona!

Digamos que um cliente da sua marca seja usuário do Pinterest e queira salvar o produto que viu no seu site como item de desejo. É o botão “Pinar” que vai permitir que o conteúdo seja compartilhado de forma simples, sem nenhuma extensão, dentro do Pinterest do cliente e, assim, o pin estará salvo com link direto para o seu site.

Rich Pins: Para elevar o engajamento

Os Rich Pins são elementos que podem ajudar a sua empresa a conquistar mais audiência no Pinterest e mais tráfego para o site da sua marca. É simples! Trata-se de uma maneira de acessar sites sem precisar sair do Pinterest. Isso só é possível através do Rich Pins, que são tags instalados no Pinterest. O resultado é muito positivo! Vale testar!

Pins Patrocinados          

Os Pins Patrocinados (Pinterest Ads) são uma ótima alternativa para aumentar de forma significativa o alcance das suas publicações. Segundo dados divulgados pelo próprio Pinterest, os Pins Patrocinados são capazes de aumentar em 20% os cliques orgânicos no mês seguinte do anúncio. Além disso, também dizem que 1 em cada 2 usuários realizam uma compra após a visualização de um Pinterest Ads.

Pinterest Analytics. Para você que quer garantir resultados mais assertivos

O Pinterest Analytics é uma ótima forma de adaptar as suas estratégias e, conseqüentemente, melhorar o desempenho da sua marca na plataforma. As ferramentas disponíveis ajudam a mensurar o desempenho dos pins, o tráfego e também o que as pessoas estão buscando. Além disso, dados demográficos dos visitantes e comparações entre o seu público alvo e os usuários da plataforma em geral também estão disponíveis. Interessante, não é mesmo?

Não existe mistério! Com o Pinterest Analytics você vai conseguir ter mais foco em quais são as métricas relevantes para o seu negócio e ainda otimizar resultados.

Conclusão

Portanto, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que vem crescendo muito nos últimos anos e que pode ser uma ferramenta muito interessante para ser usada pelo marketing do seu e-commerce de moda para atrair potenciais clientes, estabelecer uma comunicação ainda mais sólida com os seus consumidores e até mesmo aumentar as vendas.

Se você tem um negócio de moda, o Pinterest, que é uma ferramenta relativamente nova, deve ser uma das alternativas a serem analisadas pela sua equipe de marketing, pois realmente os resultados podem ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais!

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publicado por Renato Cruz em 08 abr 19