Cammino Digital
campanha-paga-ecommerce

Quais os principais tipos de campanhas pagas que devo usar?

Atualmente, o Marketing Digital é uma das modalidades mais importantes do marketing, atinge todas as pessoas que têm acesso à internet e muitas não imaginam como são impactadas por ele.

Esta vertente do marketing surgiu há pouco mais de 20 anos e revoluciona cada dia mais a comunicação entre as empresas e seus consumidores.

Qual a definição de Marketing Digital? Marketing Digital é basicamente promover produtos, serviços e marcas através das mídias digitais, sejam elas pagas ou gratuitas. O marketing digital possibilita uma comunicação com seus consumidores de forma personalizada, direta e nos momentos certos.

Um pouco mais da metade da população brasileira já tem acesso à internet, já pensou quantas pessoas podem ser impactadas através de um trabalho de marketing bem feito para sua empresa?

As vantagens do Marketing Digital

A quantidade de pessoas conectadas à internet cresce em ritmo acelerado, o que faz do marketing digital muito vantajoso! Vamos citar alguns pontos positivos e porquê ele vale a pena:

Comunicação

Diferente do marketing tradicional – que não facilita a comunicação entre consumidores e empresas, o marketing digital cria a possibilidade de comunicação efetiva de consumidores com as empresas 24 horas por dia de forma fácil e em tempo real, criando uma relação de confiança e fidelizando seus clientes.

Alcance Global

As campanhas do marketing digital não sofrem impacto com limitações geográficas, as regiões de alcance são ilimitadas, definidas de acordo com o lugar onde o cliente quer chegar.

Interatividade

Uma outra vantagem desse tipo de marketing é a comunicação, que passa a ser bilateral, possibilitando a empresa interagir de forma mais rica e profunda com seu público, conseguindo obter a atenção das pessoas certas.

Métricas

As métricas nos apresentam informações sobre o comportamento dos usuários em blogs, sites, mídias sociais, mecanismos de buscas, facilitando com que as campanhas sejam mais eficientes quando baseada em dados reais proveniente dos usuários. Com as informações corretas, é possível economizar tempo e dinheiro, aumentando as chances de acertar em cheio nas campanhas e aumentando a vantagem competitiva entre seus concorrentes.

Tempo real

Tudo na internet é passível de ser mensurado em tempo real. Se uma campanha não está performando bem, o profissional pode alterar imediatamente, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está dando resultados e fugindo do objetivo.

Segmentação

Com marketing digital é possível coletar uma infinidade de dados relevantes sobre o comportamento das pessoas na internet, o que facilita a segmentação mais direcionada para seu público-alvo, otimizando os investimentos e aumentando os resultados.

Quais são os principais tipos de campanhas de marketing pagas e seus objetivos?

Links patrocinados

São os resultados pagos exibidos em ferramentas de pesquisa, como o Google ou o Bing, ao se fazer uma pesquisa pelos seus produtos ou serviços. Nesta, assim como em vários outros tipos de campanha, paga-se apenas por clique no seu anúncio.

Se o seu e-commerce deseja uma projeção rápida, os links patrocinados são uma boa estratégia para obter um aumento de tráfego de potenciais consumidores.

Comparadores de preço

Sites como Buscapé, Zoom e Google Shopping são ferramentas de comparação de preço, onde o visitante navega em um catálogo de itens e consulta vários anunciantes ofertando seus produtos.

Assim como nos links patrocinados, paga-se também por clique no produto e no Buscapé, por exemplo, o valor do clique é variável de acordo com a categoria do item.

Aqui o objetivo do anunciante é disputar por preço com outros concorrentes, portanto, se você tem um preço competitivo, essa é a sua praia.

Rede Display

São banners gráficos ou textuais que você pode inserir na rede de sites e aplicativos parceiros do Google. Estes sites parceiros são inúmeros e cobrem 95% da internet brasileira tratando diversos assuntos, desde notícias, culinária, saúde, games, entre outros.

Você pode criar o tipo de anúncio que preferir, seja vídeo, texto ou gráficos, e ele aparecerá nos sites e/ou aplicativos que sejam relevantes para o seu público. Aqui o formato de pagamento pode ser por cliques mas geralmente é cobrado a cada mil exibições (CPM).

O retorno em vendas ao adotar a Rede Display é muito baixo, portanto o principal objetivo desta estratégia é o “branding”, ou seja, é levar sua mensagem ao conhecimento de um público mais amplo, que dificilmente teria contato com a sua marca.

Facebook e Instagram

Tanto as campanhas do Facebook, quanto às do Instagram são gerenciadas na mesma plataforma, atualmente o Gerenciador de Negócios do Facebook.

A plataforma do Facebook permite diversos tipos de campanhas para variados objetivos, desde gerar mais conhecimento da marca, o “branding”, até campanhas para gerar tráfego, vendas ou gerar leads para contato comercial.

A vantagem das campanhas no Facebook e Instagram está no poder das segmentações. Você pode querer impactar pessoas separadas por gênero, idade, que tem interesse em um determinado assunto e que moram em uma cidade específica. As possibilidades são enormes!

Email Marketing

Os Emails Marketing são campanhas usadas para promover os produtos, lançamentos e novidades do Ecommerce. O seu custo, geralmente uma assinatura mensal, pode variar de acordo com a quantidade de emails enviados ou a quantidade de contatos na sua base.

Como é uma comunicação direcionada à quem solicitou receber seus emails (pelo menos deveria ser assim), sempre apresenta uma boa taxa de retorno se bem planejada e implementada.

A sua base de contatos pode ser segmentada por interesse e tornar as suas campanhas muito mais assertivas, gerando ótimos resultados e incomodando muito pouco quem não está realmente engajado com a loja.

O objetivo desta comunicação, além da venda direta, é estreitar o relacionamento com o cliente e se manter presente na mente do comprador.

Afiliados

São campanhas com parceiros estratégicos que promovem seu produto em troca de comissionamento nas vendas.

Seus produtos são anunciados em outro e-commerce ou site e as vendas faturadas ficam vinculadas ao anunciante, que lhe garante um justo comissionamento no final do período apurado.

O objetivo desta campanha é maximizar as vendas e apresentar seus produtos para a audiência gerada pelo parceiro.

Conclusão

Existem diversos tipos de campanhas para diversos objetivos. Vale uma análise para verificar qual ou quais delas mais se encaixam com seu modelo de negócio.

O ideal é que você experimente várias estratégias simultaneamente, pois uma campanha geralmente complementa outra, de acordo com o estágio da jornada do consumidor, e o resultado será muito melhor para o seu negócio.

O importante neste jogo é ter um objetivo traçado, definir a estratégia e os indicativos que vão te apontar se está no caminho certo. As campanhas quando bem feitas e monitoradas, dão excelentes resultados!

Você já faz algum tipo de campanha paga para o seu e-commerce? Sentiu positivamente o aumento das vendas? Conte-nos sua experiência.

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe e deixe o seu like aqui embaixo.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 04 nov 16