Cammino Digital

Será que seu e-commerce precisa mesmo de um blog?

Se você tem um e-commerce, independente do ramo, já se pegou lendo algum artigo em um blog sobre o assunto, estou certo? Seja para pesquisar sobre empreendedorismo, gestão de negócios, decoração, saúde… Sempre que procuramos algo de nosso interesse, muitas vezes caímos em um blog que tem relevância naquele tema.

Você já pensou que ter um blog pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio também? Assim como você, outras pessoas buscam diariamente por respostas que poderiam ser encontradas frequentemente em um blog de nicho.

O marketing de conteúdo, muito associado ao Inbound Marketing, é uma excelente estratégia para promover seu e-commerce. Entregando um conteúdo relevante e atrativo, você tem maiores chances de engajar seu público-alvo e conseguir potenciais clientes, criando ainda uma visão mais positiva da sua marca e tendo possibilidade de gerar mais negócios.

As 7 vantagens de ter um blog no seu e-commerce

Vamos citar 7 vantagens dessa prática relativamente simples de ser implantada, porém nem tão fácil de se mantida, mas com excelentes taxas de retorno:

Ajuda a criar autoridade no assunto

Uma vez que você entrega conteúdos relevantes para seu público ou dicas que agregam valor ao visitante, consegue mantê-lo informado e tira suas dúvidas sobre determinado assunto, você mostra ter propriedade sobre o que diz. Isso transmite autoridade, gerando confiança na marca e facilitando o processo de compra.

Gera mais tráfego orgânico

Quanto melhor se escreve sobre um assunto, melhor será a sua indexação nos resultados de uma busca para aquele tema. A boa indexação é aparecer entre os primeiros resultados e com isso, garantir uma ótima quantidade de cliques.

Esse tráfego gratuito é um ótimo impulsionador do seu ROI. Como o foco do seu blog deverá estar na ajuda, na educação dos seus potenciais clientes, talvez esse tráfego não tenha uma alta conversão em vendas, mas sem problemas até aqui. O objetivo é causar uma boa impressão e fazer o primeiro contato com esse público.

Cria mais oportunidades de inscrição no mailing

Quando os visitantes já estão no blog, uma ótima opção é convertê-los em leads. O lead é uma pessoa identificada e com algum grau de interesse no que você tem a oferecer.

Como o seu blog foi um lugar concebido para ajudar, entreter ou informar, é natural que algumas pessoas queiram continuar em contato, e por isso, topam deixar um nome e e-mail contigo para que você envie à elas as novidades do blog.

Estimula o relacionamento entre marca e consumidor

A linguagem descomplicada, o seu jeito de passar a informação, a utilidade do assunto e a forma como você transmite a informação cria uma afinidade do cliente com sua marca. Assim, sempre que ele pensar no assunto, a chance é grande de que se lembre da sua empresa.

Pessoas que gostam e se identificam com uma marca têm maior probabilidade de fazerem negócios com ela do que com uma empresa nova e desconhecida.

O site se torna mais compartilhável

Quanto mais interessante o assunto e maior valor ele tem, mais queremos compartilhá-lo, não é? Queremos que todos os amigos saibam daquela dica esperta que falaram do novo Moto Z, ou daquela dica de livro pra ver se a leitura valeria a pena.

Um bom conteúdo pode atingir milhares de pessoas em pouco tempo quando acertamos em cheio a mente do consumidor. O Facebook geralmente é o grande propagador destas coisas. Deixe o seu blog com botões de compartilhamento bem visíveis para ajudar nesse objetivo.

Gera valor para o mercado

Ao escrever conteúdo e agregar valor, você também contribui para educar o mercado e criar mais consciência nos consumidores sobre o nicho que você atua.

No marketing de conteúdo seus esforços ajudam a despertar interesse, chamar a atenção e entendimento sobre o assunto. Todo esse movimento atrai mais consumidores e aumenta o tamanho do mercado, beneficiando todos que estão nele.

Ao invés de apenas pegar seu pedaço, você está trabalhando também para aumentar o tamanho da pizza.

Conteúdo educativo é melhor aceito pelas pessoas

Quando ensinamos algo a alguém, geramos uma percepção positiva da marca e conseguimos seu respeito, até uma certa admiração.

Diferente da abordagem tradicional e institucional, onde falamos de nós mesmos e de como nossos produtos ou serviços são legais, os blogs tem outra pegada. Os artigos publicados são mais aceitos por não carregarem aquele apelo comercial. O blog deve ter a guarda baixa, abordagem totalmente atraente e despretensiosa, ser amistoso e entregar muito valor para quem lê.

Conclusão

Investir em um blog é uma estratégia de médio e longo prazo. Criar autoridade no segmento não é uma coisa que acontece do dia para a noite. Vai levar algum tempo para que você se torne uma referência mas o esforço valerá a pena.

Você pode pensar que é muito para cuidar e tocar um e-commerce já te demanda muito tempo e atenção. Saiba que, se tempo é um problema, você poderá contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo, como a Inspira & Conecta, Contentools ou Rock Content.

Depois de ler sobre as vantagens de ter um blog, qual sua opinião? Já pensou o quanto pode ajudar seus clientes, entregando um bom conteúdo e estreitando o relacionamento entre vocês?

Assim como falei acima que o blog deve ajudar que lê, espero que este artigo tenha agregado valor à você! Se achou esse conteúdo interessante, retribua dando o seu like aqui embaixo no botãozinho azul 😉

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 19 set 16