Cammino Digital

Usando a força dos influenciadores digitais para engajar multidões

Antigamente, as marcas buscavam artistas famosos para se promoverem em propagandas e anúncios veiculados na televisão, rádio, outdoors e mídias impressas, porém, atualmente, estas ações de marketing estão consideradas cada vez mais ultrapassadas.

Isso é devido, primeiramente, ao grande alcance que a internet conquistou, ultrapassando até mesmo a televisão junto a alguns públicos. Com isso, mudando o veículo de comunicação, foi preciso mudar também a forma de abordagem…

O consumidor precisa se identificar e se sentir representado quando ouve algo sobre um novo produto ou serviço.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Nielsen, aproximadamente 84% dos consumidores tomam decisões baseadas na opinião de fontes confiáveis e mais próximas, os clientes já não se encantam mais quando um grande astro do cinema fala sobre um novo lançamento, por exemplo, pois sentem que aquilo não faz parte da sua realidade. Eles sabem que é tudo uma grande encenação e que muitas vezes aquele artista nem sequer utiliza o produto #FAIL.

Sabendo de tudo isso, como as marcas podem estar em sintonia com a nova realidade de influência e consumo? Se antes elas buscavam grandes artistas da televisão para se promoverem, atualmente os chamados digital influencers é quem estão em alta na divulgação de produtos e serviços de todo tipo através da internet, especialmente no caso de e-commerces, que já fazem parte do universo digital que lhes é tão familiar.

E quem são os influenciadores digitais?

Um influenciador, ou digital influencer, é um formador de opinião que influencia o seu público, já fidelizado, quanto à preferência por um produto, marca ou serviço.

Muitas vezes esses influenciadores, que podem ser blogueiros, Youtubers ou web celebridades com perfis abarrotados de seguidores, definem decisões de compra, estendendo esta atuação também para outros públicos muito além de seus fãs.

Saiba que existe uma classificação para os tipos de influenciadores – as celebridades e os nativos digitais.

Os nativos digitais são web influencers que iniciaram nas redes sociais das quais fazem parte e foram conquistando público no nicho em que atuam. Já as celebridades são artistas e pessoas públicas que ficaram famosos em outros meios, mas também desempenham papel de influenciadores na internet.

Algumas pesquisas indicam que as celebridades são percebidas pelo público como figuras mais distantes e idealizadas. Já os criadores nativos digitais, nascidos e criados na internet, têm influência emocional, são espontâneos e são capazes de estabelecer mais empatia junto ao consumidor.

O trabalho das marcas em parceria com os influenciadores na web cresceu tanto nos últimos anos que atualmente já existem agências que buscam perfis de web celebridades para trabalharem determinadas marcas, porém, se antes tudo era movido a troca de presentes por indicação, hoje em dia já é necessário o pagamento das indicações em cash ou muito mais do que presentinhos.

Se você é um anunciante que está buscando um influenciador para sua marca, é importante conhecer alguns aspectos dessa nova frente de atuação.

Show me the money

show me the money

O pagamento através de viagens e produtos já não é mais tão atrativo para as web celebridades. Agora, cada um desses influenciadores é um canal de mídia, e canais de mídia buscam remuneração em dinheiro, afinal, todos eles têm despesas e dedicam suas horas na criação de conteúdo.

A visão estratégica

Pense no público que o influenciador alcança, este é o público que você irá atingir. Dessa forma, busque influenciadores que estejam em sintonia com a identidade de sua marca e que tenham seguidores que façam parte do seu público alvo, assim você conseguirá ser muito mais assertivo nas ações que realizar nesta parceria.

A ética do parceiro

Avalie devidamente os parceiros influenciadores. Tenha certeza de contar com a ética profissional e processo criativo do influenciador, bem como se ele entregará a ação no prazo necessário.

A imagem do influenciador está alinhada com a sua marca? Ele já falou mal de você nas redes sociais? Qual relacionamento o influenciador possui com sua concorrência? Tudo isso deve ser levado em conta.

Equilíbrio na relação

Quando as duas partes ganham, tudo flui muito melhor, certo? Um influenciador será muito mais dedicado a trabalhar a sua marca se sentir que está recebendo mais do que pagamento. O que os influenciadores desejam é ampliar seu público ao se unirem com marcas, para eles isso é mais importante do que ganhar dinheiro ou presentes.

Abrace a co-criação

O público é do influenciador e ele sabe o que está fazendo para se comunicar com sua audiência. Em pesquisa feita pela Crowdtap, 77% dos influenciadores entrevistados disseram que uma das principais causas que os fazem trabalhar com uma marca mais de uma vez é a possibilidade de criar com liberdade. Confie na parceria.

Como começar a busca pelos influenciadores ideais?

Recentemente, a Airstrip lançou a Airfluencers, uma ferramenta de busca de web influencers, sendo necessário, para utilizá-la, definir os objetivos da sua comunicação e encontrar os influenciadores mais compatíveis com o seu ramo de negócio.

Aqui, o mais importante não é a quantidade de seguidores, pois foi constatado que quanto mais seguidores um influenciador possui, mais ele se aproxima de uma celebridade e se distancia do público, diminuindo o engajamento. Tente encontrar um equilíbrio vantajoso entre estes pontos.

A tabela abaixo mostra a relação:
seguidores x engajamento

Outra forma de encontrar influenciadores é pesquisando, seguindo-os nas redes e conhecendo o seu perfil e o perfil dos seus seguidores de perto, assim, você poderá avaliar se quer tê-lo como um influenciador da sua marca.

Ainda é possível fazer publicidade espontânea com influenciadores?

Empresas menores podem buscar um influenciador que aceite permuta como pagamento – você envia produtos ou presta serviços e ele divulga a sua marca se achar conveniente e interessante.

Uma outra tática, não muito garantida mas que as vezes vale o risco, é buscar mídia espontânea. Você envia produtos em forma de “presentes” para influenciadores testarem e comentarem em suas redes, ou seja fazendo um certo agrado para que esses influenciadores retribuam a gentileza.

Como contratar um influenciador?

Atualmente, por saberem do seu potencial para parcerias e contratações, os influenciadores digitais já disponibilizam um contato em seus canais e sabem que podem ser solicitados a qualquer momento.

Você pode elaborar um kit de produtos junto com uma breve carta de apresentação da sua marca e enviar para ele, depois, tente agendar um encontro (pode ser pessoal ou virtual) para que possam alinhar as expectativas, valores e conteúdo.

É importante saber que os influenciadores não devem ser tratados como fornecedores simplesmente, eles são os donos de seus canais e a imagem por trás dele, então eles podem negar qualquer “serviço” caso entendam que não esteja relacionado ao seu estilo de atuação.

Onde encontrar agências que fazem este intermédio com o influenciador?

Atualmente existem empresas especializadas em agenciar influenciadores e canais digitais, facilitando o intermédio entre anunciantes e veículo. Algumas neste segmento são:

Amazing Pixel, dos populares Alexandre Ottoni e Deive Pazos – mais conhecidos como Jovem Nerd e Azaghal – a agência é especializada em criação e produção de conteúdo digital integrado com publicidade;

Digital Stars que representa alguns dos maiores Youtubers da internet brasileira, com foco em influenciadores com produção de conteúdo original e 
em vídeo com grande força nas redes sociais.

Depois de fechar a parceria, alinhe a comunicação.

Você, como anunciante, deve estar atento à comunicação feita pelo influenciador. Tenha certeza da boa redação dos textos, certificando-se de que o sujeito seja o próprio influenciador e de que ele esteja alinhado com a ideia central da ação de marketing que está sendo desenvolvida. Contudo, é importante deixar o influenciador criar, para que ele continue sendo espontâneo, caso contrário a ação ficará com “cara de fake” e seus resultados poderão ser um “tiro no pé”.

A ação está programada, e agora? Como medir resultados?

Para mensurar os resultados de ações feitas junto a influenciadores, o ideal é trabalhar com apenas um influenciador por vez, ao menos inicialmente. Dessa forma, você sentirá o impacto de cada ação com mais precisão do que se veiculasse várias ações ao mesmo tempo.

Você pode verificar o impacto da ação medindo ao menos 5 indicativos principais:

  • Aumento repentino na base de seguidores nas mídias sociais da empresa;
  • Aumento na média de likes, shares e comentários em social posts;
  • Aumento no volume de buscas pelo nome da marca, produto ou serviço;
  • Aumento no tráfego do site;
  • Aumento no faturamento.

E então, o que achou de contar com o apoio de influenciadores para o marketing do seu e-commerce? Já teve alguma experiência nesse sentido?

Curta e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 02 mar 17

Comente este artigo