Cammino Digital

5 dicas de e-mail marketing para fidelizar clientes

Todo o empreendedor de visão busca por clientes que sejam mais que consumidores da marca, mas também admiradores e divulgadores dela. Muitas empresas tem a “receita” apenas para fisgar o cliente, porém muitas não sabem o que fazer para o manter conectado com a marca.

Na hora de consolidar esse cliente “capturado”, dependendo do seu segmento, você tem muitas opções de ferramentas e métodos. Uma opção viável e eficaz, que se aplica a qualquer e todo empreendimento é o e-mail marketing.

Porém, usar o e-mail marketing para fidelizar o seu cliente requer uma série de práticas, que devem ser minuciosamente estudas. E quais são essas práticas? Pensado nesse problema desenvolvemos uma lista com diversas dicas de e-mails para fidelizar seu cliente, são elas:

Fidelizando os clientes através do e-mail marketing

1. Peça sugestões ao seu cliente

Quando pensamos em e-mail marketing, logo vem a palavra “vendas” em mente. Porém, fidelizar clientes requer mais que apenas vender seu produto para ele. É necessário mostrar que o que ele pensa sobre a marca é importante para seu empreendimento. Saiba a opinião de seus clientes sobre seu produto, sem preconceito ou qualquer tipo de barreira. Esteja aberto a ouvir o que eles têm a dizer e transformar a reclamação em solução. Use seus e-mails para pedir sugestões e incentivar essa prática no seu cliente, de falar o que ele pensa a respeito do seu produto.

2. Datas comemorativas

Mostre para seu consumidor cordialidade e atenção. É clichê dizer mas, detalhes sempre fazem toda a diferença. Quem não gosta de receber felicitações em aniversários e outras datas comemorativas? Dia das mães, dos pais, Natal e outras datas podem ajudar a mostrar para seu cliente que você se importa com valores importantes para ele. Outra opção é explorar as datas comemorativas referentes ao seu mercado, por exemplo: para uma agência publicitária é importante estar atenta ao dia do publicitário, para o ramo da medicina temos o dia do médico. Além da satisfação dele com a marca, ele se sentirá valorizado.

3. Dê dicas e sugestões

De acordo com o seu segmento você tem muitas opções para desenvolver essa prática. É importante mostrar ao seu público que a empresa além de produtos, pode fornecer conhecimento e cultura. Se você vende DVDs de filmes, por exemplo, que tal mandar para seu cliente um e-mail com sugestões de filmes que marcaram época ou os indicados do Oscar do ano. É importante não economizar em criatividade nessa hora.

4. Deixe suas mensagens mais humanizadas

Nenhum consumidor gosta de receber mensagens com uma linguagem extremamente formal. A não ser que sua empresa trabalhe nesses padrões, cuide para que sua mensagem tenha uma linguagem mais humana e menos robotizada. Deixe sua linguagem mais próxima possível do leitor, fazendo com que ele se sinta parte dela.

5. Trate o cliente com exclusividade

Uma das maneiras de se fazer isso é chamando o cliente pelo nome. Quando você cita o nome do leitor no texto, você mostra que sua mensagem foi exclusivamente mandada a ele, e que não se trata de uma corrente mandada aleatoriamente para vários usuários. Você também pode mandar promoções exclusivas por e-mail ao seu público, isso certamente o deixará surpreso.

Todos esses itens devem ser executados constantemente pela empresa. O resultado não vem do dia para o outro, porém quando ele é alcançado pode gerar benefícios inimagináveis para seu empreendimento.

Como você fideliza seus clientes através do e-mail marketing? Deixe suas dicas também!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 14 ago 14