Cammino Digital

6 dicas para otimizar a gestão logística

Hoje em dia, ter um comércio exige do empreendedor oferecer a opção de o cliente comprar on-line. A oferta nas duas plataformas (física e digital) abre espaço para divulgação e é um bom caminho para aumentar as vendas. Mas tão importante quanto um site com alternativa de compras é ter uma logística eficiente. Do contrário, seu investimento poderá se perder.

Entregar o produto no tempo determinado é essencial para as boas relações entre cliente e comércio. Uma loja que não possua um sistema eficaz de logística, que faça com que o produto seja entregue na casa do cliente no prazo estipulado, é uma boa candidata a entrar nos sites de reclamações de consumidor. Além da frustração de não receber o produto ou receber algo errado ou danificado, o cliente ainda pode fazer propaganda negativa nas redes sociais. O que vai gerar outro grande problema para a sua loja.

Entenda mais sobre a importância de uma boa gestão logística e confira 6 dicas para otimizar esse processo:

O que é logística? Como ela se aplica numa empresa?

Logística é muito mais do que despachar um produto e verificar a entrega. Ela apoia toda a estrutura organizacional da empresa, trata do sistema de transporte, mas também de armazenamento, estoque, disponibilidade e gerenciamento.

Como consequência, a logística eficaz fará com que os produtos certos sejam entregues nos prazos, sem danos. Você perceberá seus estoques sempre bem abastecidos e os custos com desperdício deverão cair.

O investimento dará não somente retorno financeiro, mas para sua marca também. Uma empresa bem conceituada entre os clientes, nos buscadores de compras e nos órgãos que fiscalizam os direitos do consumidor certamente tem na sua retaguarda uma logística bem planejada e aplicada.

Como implantar uma logística eficiente e otimizar a gestão?
Veja a seguir algumas dicas para que seu comércio possa crescer com uma logística mais bem estruturada:

1 – Terceirize

Os custos são menores, pois não haverá recrutamento e treinamento de pessoal. Além disso, os operadores oferecem o serviço de acordo com o seu comércio e seus objetivos, e sua empresa vai ganhar espaço físico.

2 – Defina metas

É importante ter um conjunto de ações e objetivos para que a logística se prepare adequadamente.

3 – Seja parceiro

Mantenha proximidade com o operador logístico, verifique os resultados e os processos, mas deixe a operação com o especialista.

4 – Planeje

É o conceito máximo da logística. O planejamento visa não deixar estoques de produtos de alta rotatividade vazios, por exemplo.

5 – Implante tecnologias

Hoje é muito fácil controlar o transporte de produtos. Aparelhos de GPS e telemetria e aplicativos próprios para logística em dispositivos móveis estão à disposição e com custos baixos. A tecnologia vai ajudar a controlar e identificar erros e, além disso, os aparelhos permitem o monitoramento em tempo real.

6 – Estratégia de entrega

Algumas cidades possuem restrição de circulação de veículos de carga. Então, é fundamental conhecer a regulamentação das cidades atendidas por sua loja e programar as entregas de acordo com as leis.

Como resultado, você poderá focar no seu negócio, sem se preocupar com as questões que envolvem a logística. E lembre-se: uma logística eficiente é um grande passo para a fidelização de clientes. Um produto entregue no prazo certamente faz com que ele volte a comprar em sua loja — e a recomende aos amigos.

Tem dúvidas ou sugestões de como melhorar a sua gestão logística? Divida com a gente e deixe o seu comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 07 dez 15