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7 falhas que prejudicam sua empresa no Facebook

Boas opções de publicidade, comunicação efetiva com o cliente, divulgação e ampliação da marca, entre outros, são alguns dos principais fatores que motivam as empresas à investir no Facebook.

Ainda assim, ao criarem suas páginas no Facebook, muitos empreendedores não alcançam o sucesso esperado. E isso pode ser consequência de alguns erros que estão sendo cometidos durante a administração da sua página.

Como toda ferramenta digital, o Facebook deve ser estudado e acompanhado de perto para que realmente seja eficaz em seu propósito. Mas o que pode atrapalhar o bom desempenho de uma página nessa plataforma? Pensando na solução dessa pergunta, desenvolvemos uma lista de 7 itens que são prejudiciais a qualquer página no Facebook.

7 fatores prejudiciais ao desempenho da minha empresa no Facebook:

1 – Ausência de objetivos definidos

Qual o real objetivo da página? Conquistar novos clientes, aumentar as vendas, conhecer o seu público, usar apenas para monitoramento. Aspectos como esses devem ser bem definidos para que o real objetivo da página seja alcançado de forma satisfatória.

2 – Desconhecer o público

Como qualquer ferramenta de comunicação, o Facebook exige estudo de público-alvo. Quais são as pessoas que pretendo alcançar? Com quais pessoas quero manter uma conversa? Perguntas como essas devem estar claras para que a página corresponda à expectativa e atraia seus primeiros fãs.

3 – Falta de atualização

É um erro muito comum. As atualizações constantes te ajudam a ganhar curtidas, novos usuários e compartilhamentos. Muitas empresas acham que o simples fato de criar uma página já é o suficiente, porém mantê-la atualizada é o fator que vai tornar sua página relevante ou não. Do que adianta ter um espaço nesse meio digital e atualizá-lo somente uma vez ao mês? Mantenha um bom ritmo de atualizações e com o tempo você verá a diferença.

4 – Inexistência de conteúdo relevante

Se você já mantém uma rotina de atualização, ótimo! Mas devemos planejar com cuidado o conteúdo postado. Um bom conteúdo faz com que o conceito da página suba aos olhos do público, do mesmo jeito que um conteúdo ruim prejudica a credibilidade da marca no espaço digital. Outro fator importante que também vale ser ressaltado é que sua empresa não deve necessariamente publicar apenas os produtos ou serviços do negócio. É aconselhado postar assuntos pertinentes ao segmento, mas que também se encaixem em cultura, conhecimento, entre outros. Caso sua empresa venda filmes, por exemplo, que tal fazer uma lista comentada dos filmes indicados ao Oscar e postar para seu fãs?

5 – Personalidade nos conteúdos

Criar uma personalidade para uma marca nos espaços digitais é um desafio, porém quando conquistado, traz valores como: fácil reconhecimento da marca pelo público, destaque entre os concorrentes, credibilidade, profissionalismo e outros.

6 – Evitar interação com o público e fãs

A grande possibilidade do Facebook é a comunicação em tempo real. A interação com os fãs é importante a toda página que se propõe a utilizar a ferramenta. Valores como esse tornam o cliente admirador e seguidor da marca. Mesmo que o cliente mande mensagens de reclamações, é fundamental responder e mostrar que há preocupação em solucionar essa questão.

7 – Desconsiderar os serviços de publicidade da ferramenta

O Facebook disponibiliza diversas ferramentas para diferentes orçamentos que alavancam significativamente uma página. Um bom exemplo é impulsionar um post para um público com interesse específico naquele conteúdo. Estude as ferramentas de publicidade, pesquise essas opções e veja qual melhor se encaixa no orçamento da sua empresa e objetivos. Se possível mantenha um orçamento semanal para alavancar posts e terá boas chances de alcançar uma audiência interessada e engajada na sua marca.

Vale lembrar que práticas como essas devem ser constantes e não trazem resultado da noite para o dia. Mas vale a pena, pois os resultados podem ser realmente significativos e os responsáveis pelo sucesso da sua empresa.

Como está o desempenho da sua empresa no Facebook? Comente!

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publicado por Renato Cruz em 25 set 14