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Campanhas de e-mail marketing: como obter mais retorno?

Que o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de marketing digital, isso é incontestável. No artigo o e-mail é o centro de nossas vidas digitais falamos de como aproveitar esta ferramenta para criar oportunidades de negócio na sua empresa. Mas para que haja um bom retorno das suas campanhas, é preciso mais, por isso, neste artigo vamos abordar a automação de e-mail marketing.

Uma coisa é você ter uma lista de poucos contatos e fazer manualmente, ou com disparadores de e-mail simples, o envio de campanhas. Outra coisa bem diferente é investir nesta estratégia de marketing digital e automatizar este processo, gerando mais retorno, economia de tempo e maior assertividade nas campanhas. Veja como é possível:

A automação de e-mail marketing

Não basta só enviar e-mail marketing, é preciso planejar uma estratégia, qualificar e segmentar o seu público para enviar mensagens distintas, produzir bom conteúdo com diversificação e periodicidade adequadas à estratégia da campanha, fazer testes, descobrir a melhor campanha e estratégia, selecionar leads, estabelecer um relacionamento, enfim, há muito trabalho em jogo.

E todo este trabalho leva muito tempo para ser organizado e produzido. É por isso que as empresas têm investido na automação de e-mail marketing. Em uma plataforma de automação é possível ter mais eficiência e um consumo menor de tempo — para que você use com outras atividades.

Dicas para aumentar a conversão

Não mande spam

Parece óbvio mas este assunto vez ou outra surge em conversas com amigos ou em reuniões com nossos clientes. Como não cair em SPAM? Peça para as pessoas se inscreverem. Essa técnica é chamada de Opt-in. Tenha em seu site várias formas de coletar a inscrição dos seus visitantes. Com a automação de e-mail marketing, é possível filtrar o seu público de acordo com suas necessidades e criar listas segmentadas, o que aumenta muito as conversões.

Segmentar suas listas por interesse converte porque você vai enviar o conteúdo certo para as pessoas que realmente estão interessadas no conteúdo do seu e-mail.

Faça testes com o Assunto e outras partes do e-mail

Pela plataforma de automação de e-mail marketing é possível fazer o teste A/B, que consiste em enviar uma quantidade limitada de e-mails com um texto de assunto e outra quantidade com outro assunto. O tipo de Assunto que gerar mais aberturas de e-mail, automaticamente é o que a plataforma irá utilizar para o restante da sua lista. Não é preciso que você pare tudo para acompanhar este processo.

Além disso, a plataforma fornece relatórios detalhados de ações que os usuários realizaram, como cliques em partes específicas do e-mail, indicação de spam e o cancelamento de inscrição da sua lista.

Crie uma sensação de urgência

Aproveite dos gatilhos mentais e crie para o usuário uma sensação de urgência com expressões do tipo “promoção por tempo limitado”, “enquanto durarem os estoques”, “oferta do dia”, “desconto somente neste fim de semana”.

Quando você estabelece um limite de tempo para que o cliente aproveite aquela promoção que você está entregando a ele, as chances de conversão são maiores. É uma reação instantânea de “não posso perder”.

Com a automação de e-mail marketing, além de você ter ao seu dispor diversas ferramentas que facilitarão o seu trabalho, o retorno é maior por ter um acompanhamento do comportamento dos endereços de sua lista. É possível saber de forma automática o quanto sua campanha está gerando de retorno e onde estão as falhas. Com essas informações em mãos, uma campanha vai saindo melhor que a outra e consecutivamente seu retorno será melhor.

E então, você ainda tema lguma dúvida? Deixe um comentário!

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publicado por Renato Cruz em 20 maio 16