Cammino Digital

Como as mídias sociais podem ajudar a pequena empresa?

O marketing digital é uma estratégia cada vez mais presente no mundo dos negócios. As pequenas empresas estão descobrindo que as ações on-line podem ser a saída para promover um crescimento mais rápido da empresa. Quem ainda não se direcionou suas estratégias de marketing para a internet certamente está perdendo competitividade.

Entre as diversas ações de marketing digital, a atuação nas mídias sociais pode ser uma das mais eficientes e menos onerosas se comparada com o alto custo das campanhas off-line.

5 benefícios do uso de mídias sociais para pequenas empresas

1. Baixo custo

As pequenas empresas estão entre as que dispõem de menos verbas para investir em marketing e propaganda. Por isso, o marketing digital apresenta uma grande vantagem já que, quando comparado ao marketing tradicional, tem custo consideravelmente menor, mas permite que uma boa ideia seja compartilhada de maneira rápida e eficiente. A atuação nas redes sociais muitas vezes vai exigir a contratação de especialistas, mas esse investimento sai mais barato do que outras campanhas de marketing.

2. Pequenas empresas e construção de marca

A internet é basicamente constituída de informação e conhecimento. Para as pequenas empresas, é importante estar presente nesse universo onde é possível posicionar-se para divulgar não apenas os produtos de determinada empresa, mas também os valores da marca. Assim, quando o consumidor se identifica com ela, passa a ser um divulgador, atraindo novos clientes e consolidando a empresa em uma comunidade específica. Por isso também é preciso construir uma imagem ética, que transmita confiança e qualidade.

3. Definir o público-alvo

Nas mídias sociais, é preciso atrair a atenção de quem tem interesse em um assunto específico. É importante que, desde os primeiros passos, a empresa defina o seu público-alvo e tenha consciência do segmento de mercado que quer atingir. Assim, será possível estabelecer estratégias de apresentação e abordagem para este consumidor e atuar nas redes que ele frequenta.

4. Aumentar as conversões

Além de divulgar a marca, a presença nas mídias sociais pode incrementar as vendas, convertendo visitantes do seu site em clientes. O melhor caminho é proporcionar conteúdo, esclarecer dúvidas de quem busca informações relativas aos seus produtos ou serviços e demonstrar conhecimento. Para isso, um bom site é fundamental, pois permite redirecionar usuários das redes sociais para a sua página, onde verão seus serviços e produtos, o que pode resultar em mais vendas.

Investimento em serviços como Facebook Ads e Linkedin Ads podem ajudar a alcançar um público maior, principalmente quando o objetivo é a conversão.

5. A importância do relacionamento

Não é preciso esperar sua empresa crescer para aperfeiçoar seu relacionamento com o público. Hoje a internet facilita este intercâmbio, inclusive para as pequenas empresas, que não terão que fazer altos investimentos para isso. As empresas que nas mídias sociais desenvolverem um ótimo relacionamento com seu público-alvo vão se tornar rapidamente as preferidas do mercado.

É claro que, para isso, vão precisar oferecer bons serviços e produtos para um consumidor que busca cada vez mais qualidade. Esse relacionamento envolve o esclarecimento de dúvidas, fornecimento de informações e atenção a possíveis reclamações.

Quer saber mais sobre como posicionar sua empresa nas mídias sociais? Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 05 set 14