Cammino Digital

Como construir uma poderosa lista de e-mails

Não faz muito tempo que alguns analistas mais tradicionais do marketing consideraram o e-mail uma prática comercial com os dias contados. Porém, já deu pra perceber que eles estavam completamente enganados! Essa estratégia não só é muito efetiva até hoje como vem se mostrado superior àquelas consideradas mais modernas e atraentes: com anos de consolidação, o e-mail marketing é bem aceito pelo público e ainda tem uma das melhores taxas de retorno! Como muitas empresas não sabem ao certo como fazer isso de maneira efetiva, criamos esse post com orientações para construir sua poderosa lista de e-mails! Acompanhe as nossas dicas:

Por que montar uma base?

Um mailing eficaz faz a sua empresa estar sempre em contato com quem se importa com ela: mostra que a empresa está realmente interessada no consumidor. A estratégia de e-mail marketing se diferencia de outros tipos de propaganda porque permite uma análise perfeita das preferências do cliente — e dessa forma ajuda a fazer um conteúdo bem mais direcionado. Com informações de gênero, perfil de compra e localização, por exemplo, dá pra ser muito mais preciso e relevante e, assim, aumentar consideravelmente as chances de venda.

Como construir uma lista de e-mails?

Todas as vantagens do e-mail marketing, no entanto, dependem de uma coisa: captar corretamente os endereços de e-mail dos clientes. Para aumentar o mailing, existem diversas estratégias, mas as mais eficazes são através do próprio site da marca: se pode colocar na sidebar do site um campo de preenchimento para que o cliente coloque seu e-mail. Outras alternativas são as de usar um pop-up para esse campo de preenchimento, ou de colocá-lo ao final de cada artigo produzido, como uma opção para que o usuário receba mais conteúdo seu — afinal de contas, quem leu até o final com certeza demonstrou interesse, não é mesmo? Se pode também linkar no menu de navegação uma landing page com o objetivo de capturar e-mails — ou seja, uma página do site com um campo de preenchimento para o endereço de e-mail. O link deve dizer brevemente o que o leitor vai receber, caso se cadastre.

Ofereça algo de valor em troca

Outra estratégia que se mostra cada vez eficiente é a captura de e-mails através do oferecimento de algum material rico. Isso pode ser feito através de e-books, descontos nos produtos, acesso à um conteúdo exclusivo (como vídeos, dicas e infográficos), entre outros. É uma troca que a empresa oferece para o seu público e que, além de conquistar mais clientes para seu mailing, também serve como uma tática para agregar valor à empresa, aproximar o consumidor dos produtos e reforçar a imagem que se quer passar da marca.

Boas práticas

Como para fazer parte da sua lista foi uma decisão do cliente, inclua sempre em seus e-mails um link visível para desinscrição. Este simples detalhe demonstra que você respeita o direito do seu contato não mais querer receber seus e-mails. Além de elegante, isso vai garantir que você se comunique apenas com que realmente está interessado, mantendo suas campanhas mais efetivas e com mais altas taxas de abertura. Recomendo a quem tiver mais interesse em se aprofundar em e-mail marketing, acompanhar os vídeos do E-mail marketing em 5 minutos, uma série no Youtube produzido pelo Fábio Escanfella, nosso analista de marketing digital e especialista no assunto.

O que jamais fazer?

Os e-mails sempre estão sob risco de serem ignorados, portanto, seja sempre muito relevante e jamais envie qualquer tipo de mensagem sem autorização prévia do cliente. Isso pode ter o efeito oposto do desejado e fazer com que o consumidor queira se distanciar da marca. Hoje é muito comum que as caixas entrada de e-mail já estejam cheias, e também é comum que muitas pessoas não chequem todas as mensagens recebidas. Portanto, enviar algo que o cliente não expressou interesse em receber vai ser considerado como SPAM e definitivamente não será nem um pouco interessante para o negócio. Não cometa esta bobeira!

Investir em e-mail marketing é uma ótima estratégia, certo? Agora que você já tem uma boa ideia de como melhorar a sua lista de contatos, não perca nossos próximos posts do blog e, aproveitando este gancho, peço que se inscreva no nosso mailing para receber semanalmente as nossas novidades.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 30 jun 15