Cammino Digital

Como funciona a gestão de campanhas nas mídias sociais?

As redes sociais podem ser um ótimo canal e meio para trabalhar o marketing, porém não se trata apenas de lançar campanhas e destinar verba se você não sabe como está sendo o retorno, certo? Será que as campanhas estão tendo o alcance necessário e impactando as pessoas certas? O engajamento dos clientes têm sido positivo? As vendas podem aumentar a partir disso tudo?

A resposta para isso pode não ser tão simples, mas com planejamento, uma boa execução e mensuração constante é possível saber pra onde estamos trilhando e colher bons frutos no caminho. Já existem vários métodos e aplicativos que tornam o gerenciamento das mídias sociais mais simples. Acompanhe:

Por que gerenciar mídias sociais?

Essa ação é fundamental por dois motivos: em primeiro lugar para saber onde seu dinheiro está sendo investido e em segundo lugar para identificar se os esforços estão na direção certa, gerando resultados positivos.

As campanhas de marketing online demandam cada vez mais planejamento e investimento, uma vez que a cada dia mais consumidores compram na internet e pesquisam antes de adquirir produtos. Verbas para compra de mídia, parcerias, produção de conteúdos para blogs, banners, vídeos: tudo isso demanda investimento financeiro e de tempo. Para evitar o desperdício do dinheiro, é essencial definir objetivos e verificar se estão sendo alcançados. Sua marca se tornou mais conhecida? As vendas estão aumentando? Se a resposta for negativa é hora de refazer o planejamento.

O que fazer se as coisas não vão bem?

Se você percebe que o engajamento dos seus fãs, seguidores ou a taxa de conversão para o site não estão boas, por exemplo, pode ser a hora de promover mudanças. Uma das grandes vantagens do gerenciamento é justamente fornecer informações suficientes para buscar novos caminhos.

Será que a linguagem que você usa nas redes sociais é adequada para seu público? Será que não é hora de lançar mais campanhas com promoções nas redes sociais? Isso vai atrair mais gente interessada para o site e dar uma olhada nos produtos.

Empresas de marketing digital no gerenciamento

As ferramentas gratuitas de gerenciamento ajudam muito, mas quem quer aproveitar melhor as redes sociais deve sim contratar especialistas no assunto. Isso significa deixar a cargo de profissionais o gerenciamento da sua campanha. Eles serão responsáveis por mostrar a você o quanto aquelas ações estão dando certo ou então aconselhar nas mudanças, além de terem a experiência necessário para economizar a verba e trazer mais retorno com menos investimento.

Ferramentas gratuitas ajudam na avaliação

Sua campanha está indo bem no Facebook? Como avaliar? Pois bem, hoje já existem ferramentas como o Facebook Insights que ajudam a entender como vão as coisas. Ele mostra quantos fãs foram perdidos ou conquistados em determinado período de tempo. Também mostra de onde as “curtidas” estão vindo. Isso vai ser importante para descobrir quais canais estão funcionando melhor com seu público.

O Twitter também lançou sua ferramenta Analytics que vai ajudar a medir o impacto das suas publicações. É possível ver a progressão na conquista de seguidores e o perfil deles. São mulheres, homens? Qual a idade? E outra função fantástica: indica o assunto preferido dos seus seguidores. Assim fica mais fácil direcionar campanhas.

Também existem outras plataformas como o SumAll, Socialmention e o Hootsuite que oferecem boas soluções em campanhas e monitoramento para os gestores de social media.

Não basta estar presente nas redes sociais, é preciso engajar as pessoas e fazê-las ter vontade de ir para o seu site e conhecerem melhor seus serviços ou produtos. O gerenciamento é que vai mostrar se as ações online estão funcionando ou não.

E então, como andam suas campanhas nas mídias sociais? Deixe um comentário.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 12 nov 14