Cammino Digital

Como o e-mail marketing pode alavancar suas vendas?

Na busca por uma relação de maior proximidade, o e-mail marketing representa um grande papel, já que é uma forma de comunicação e resposta direta com o cliente. O alto poder de segmentação dessa ferramenta, bem como a possibilidade de personalização das mensagens, traz benefícios que superam as expectativas, especialmente quando se trata de alavancar as vendas.

A amplitude de ação do e-mail marketing

Versátil, o e-mail marketing serve a diversos propósitos da empresa, como vender produtos, manter o cliente informado, realizar a manutenção do relacionamento, divulgar promoções, pedir a opinião do cliente, entre outros.

Esse amplo campo de possibilidades que o e-mail marketing oferece às empresas permite que seja construída uma estratégia sólida de relacionamento com o cliente, mantendo-se presentes na vida dele para qualquer tipo de situação, o que resulta em mais fidelização e engajamento.

O e-mail marketing conversa com quem tem interesse em você

Campanhas éticas de marketing de conteúdo levam em consideração o desejo do cliente de receber ou não mensagens da empresa. Ao dar o “opt-in”, o lead está dizendo que tem interesse na sua empresa, que deseja receber o seu conteúdo e que, possivelmente, pode vir a se tornar um cliente fiel.

Afinal, de nada adianta disparar milhares de e-mails se as pessoas que o recebem não conhecem sua empresa, não têm afinidade com seus produtos ou simplesmente não querem se relacionar com você. Portanto, estabeleça contato somente com quem se importa.

Conhecer o comportamento do cliente fica mais fácil com o e-mail marketing

Todas as estratégias de marketing devem levar em consideração o perfil do cliente, visando oferecer uma comunicação direcionada e focada nas necessidades reais dessas pessoas que se relacionam com a sua marca.

Através do acompanhamento do comportamento do seu cliente diante do e-mail marketing, você descobre o que realmente importa para o seu público-alvo, qual o melhor horário para entrar em contato com ele e que tipo de produto pode ser ofertado para que haja mais chances de uma venda efetiva.

O e-mail marketing é ideal para resgatar clientes desistentes

A porcentagem de clientes que desistem de uma compra durante o checkout é de mais de 50%, o que indica uma falha por parte da empresa na fase de convencimento do cliente a respeito do produto, da logística ou do pagamento. Nesse sentido, um e-mail marketing pode ser o empurrão que faltava para que o cliente se decida de uma vez e feche o negócio poucas horas depois de ter abandonado o carrinho.

O remarketing, como é conhecida a técnica de impactar uma segunda vez esse potencial cliente com o conteúdo específico, vem se demonstrando extremamente eficaz para resgatar clientes e proporcionar um relacionamento mais transparente por parte da empresa. Nesse momento, oferecer uma vantagem para que o cliente finalize a compra pode ser uma boa ideia. Você só não pode se tornar refém dessas táticas: a ideia é melhorar o processo de venda para que seja completado no ciclo normal.

Direto, eficaz e flexível, o e-mail marketing apresenta mais do que produtos, ele leva a sua empresa até o seu cliente, portanto, é uma das ferramentas mais importantes a serem utilizadas no relacionamento. Lembre-se disso e invista na ferramenta e estratégias!

Você já usa o e-mail marketing para divulgar seu negócio e se aproximar dos consumidores? Deixe um comentário e divida com a gente a sua opinião sobre o assunto!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 19 fev 15

Comente este artigo

Outros artigos relacionados

Como não destruir sua lista de e-mail marketing Pinterest como estratégia no Marketing de Moda O Instagram não está entregando suas postagens?