Cammino Digital

Como um excelente pós-venda pode fidelizar o seu cliente

Depois do clique no botão “comprar” ainda existe um universo de processos que muitas vezes seu cliente não consegue enxergar, mas você como gestor deve estar de olho.

A fase de pós-venda muitas vezes é resumida ao suporte e logística reversa, mas detalhes importantes que vão além disso podem fazer o seu novo cliente virar freguês.

Podemos considerar que sua loja ganhou um voto de confiança para ele chegar até esse momento: o visual do seu site agradou, seu mix de produtos estava adequado, o preço, as condições de pagamento e o checkout estavam claros e fácil de preencher. Agora seu cliente precisa continuar em uma jornada de pós-venda agradável. Aqui vão dicas para garantir que ele vai voltar feliz para o seu site:

1- Mantenha contato

 Sentir-se seguro com a compra é essencial. Programar automações para informar seu cliente de cada passo do processo por meio de e-mails pode ser um alívio para quem está ansioso pelo produto comprado. Essa preocupação pode gerar crises nas redes sociais, fazendo que sua equipe de atendimento se mobilize para resolver problemas que poderiam ser evitados.

2- Boas parcerias na entrega

   Facilite o frete sempre que possível. Caso sua entrega seja terceirizada, certifique-se de fornecer o contato da transportadora para o seu cliente (ou vice-versa). Caso seja possível, priorize serviços que oferecem entregas programadas ou em horários especiais, pois o consumidor de e-commerce preza por praticidade de forma nata.

3- Se interesse por feedback

Depois de entregue, verifique a opinião do usuário em aspectos chave da compra como experiência no site, tempo de entrega, qualidade do produto e outros. Isso com certeza vai mostrar que sua empresa se importa e ainda vai fornecer informações valiosas para o aprimoramento dos seus serviços e produtos.

4- Mostre que ele é importante

   Quando seu cliente mostra que amou sua experiência nas redes sociais, não deixe de dar atenção. Compartilhe, curta e comente. Se envolva de verdade com o seu consumidor e inclua essa pauta na rotina das suas redes sociais. Caso o feedback seja negativo, resolva mas não esconda o caso: pode servir para mostrar que você pode aprender com os erros.

Conclusão

Depois de ler essas dicas, você está preparado para impressionar seu cliente e fazer ele se apaixonar pela sua marca. A fidelização feita assim, de forma enraizada no seu processo de pós-venda, fica fácil e natural de fazer acontecer. Aposte sempre no diálogo e transparência com o seu público para o ver sempre voltando.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 02 out 19