Cammino Digital

Contratar para a equipe de ecommerce: nossas dicas para encontrar um bom profissional

A gestão do ecommerce envolve muito trabalho operacional, que muitas vezes o gestor não tem todo o tempo disponível para fazer com a atenção que é necessário. Por esse motivo, para contratar é fundamental o encontrar os profissionais certos para confiar estas responsabilidades que são importantes para o fluxo diário de tarefas.

Ao procurar por esse profissional o gestor pode ter alguma dificuldade de encontrar alguém que já tenha vivência com ecommerce, então o que se deve esperar do candidato perfeito para compartilhar a rotina? Separamos algumas dicas valiosas para te ajudar nesse processo.

1- Perfil Analítico

De acordo com as nossas experiências, acreditamos que a principal característica de um profissional de ecommerce é o perfil analítico. Quando mencionamos essa característica, queremos dizer que essa pessoa sempre está atenta à detalhes e tem intimidade com os números. Esse colaborador contribuirá muito para diagnóstico, terá facilidade com planilhas, relatórios, evitará erros por falta de atenção e sempre será um braço direito para os momentos de planejamento.

2- Organização

Esse com certeza é um ponto muito importante nas características necessárias para cargos administrativos e de gestão. A organização vai além da ordem em si e também pode se considerar pontualidade, afinidade com calendários, dashboards, softwares de gestão de processos e documentos.

Uma pessoa organizada consegue se programar para atender as demandas e geralmente segue a risca o que foi combinado.

3- Boa Comunicação

Relatar um acontecimento, realizar atendimento ao cliente, auxiliar na produção de conteúdo, corrigir alguma descrição no site ou qualquer outra atividade que necessite de comunicação verbal ou escrita está frequentemente ligada à rotina do ecommerce.

Considere fazer um teste para conhecer a experiência do candidato com tarefas de produção textual. Uma forma simples é analisar como esta pessoa escreve seus emails, portanto, além de anexar o currículo, veja como é a parte textual dos emails que vocês estão trocando.

4- Entender o básico do Marketing Digital

A loja virtual geralmente depende de ações de marketing para alavancar as vendas, como produção de conteúdo para mídias sociais, cuidados com SEO, anúncios pagos, automações e etc.

Seu colaborador tem que estar minimamente inserido no contexto do marketing digital para conseguir lhe auxiliar de alguma forma. Inúmeros vídeos sobre o tema são encontrados com facilidade no youtube e você pode indicar alguns treinamentos específicos para ecommerce para aumentar essa bagagem consideravelmente.

Pode parecer, mas contratar não é difícil se você trocar muitas experiências e prestar atenção aos detalhes. Nunca subestime um currículo e considere outras características além da formação como forma de avaliação.

Esperamos que encontre um profissional capacitado para contribuir de forma muito positiva na sua rotina de trabalho!

publicado por Renato Cruz em 07 mar 20