Cammino Digital

Descubra como aproveitar a Black Friday ao máximo!

Tão esperada quanto o Natal, a Black Friday já é uma data bastante importante do calendário de muita gente por aí. Sinônimo de promoções, a última sexta-feira do mês de novembro — que neste ano de 2015 vai cair no dia 27 — acontece sempre depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e recebe por lá um belo incentivo do governo, que reduz em até 80% o volume de impostos dos produtos.

No entanto, apesar de ainda não contarmos com esse tipo de ajuda por aqui, já faz alguns anos que o Brasil também tem tido ótimos resultados de venda com essa famosa sexta-feira. E para que você também consiga faturar com a data, separamos algumas dicas que podem ser bem úteis para quem quer aproveitar a Black Friday ao máximo. Confira!

Não tente maquiar as promoções

Nas primeiras edições da Black Friday brasileira, muitos sites maquiavam seus preços, elevando-os para quase o dobro alguns dias antes, para oferecerem depois aqueles produtos como “em promoção”. No entanto, quem achou que estava se dando bem acabou dando um tiro no próprio pé, já que vários consumidores percebiam essa prática e comentavam nas redes sociais. Além disso, muitos sites de comparativos de preço também apareceram, mostrando para os usuários o histórico do valor de alguns produtos ao longo do ano.

Portanto, sem “Black Fraude”, não trapaceie! Aplique apenas o desconto que você conseguir de fato para uma determinada venda.

Prepare o seu servidor para não fazer feio na hora H

Não é raro encontrar lojas virtuais que não suportam o volume de acesso durante a Black Friday e acabam saindo do ar, perdendo uma grande quantidade de vendas naquele dia e ainda um pouco de credibilidade — algo que já ensinamos como trabalhar melhor neste post sobre 5 dicas para aumentar a credibilidade do seu e-commerce.

Para que isso não aconteça, prepare-se anteriormente: aumente a quantidade de banda dos seus servidores e não se esqueça de deixar a equipe de TI em alerta para caso aconteça qualquer problema naquela data.

Crie conteúdo “preparando” os clientes para as promoções

Quem deseja lucrar com a Black Friday não pode começar a pensar nela só um dia antes das vendas. Prepare com antecedência algumas ações envolvendo disparos de e-mail, avisos nas redes sociais e, se possível, produza vídeos e até hotsites — de olho nos leads — dando dicas de como aproveitar melhor a data e de quais produtos podem ter descontos depois.

A loja digital Steam, especializada na venda de games, costuma lançar uma prévia dos jogos que terão descontos na Black Friday até uma semana antes da data.

Planeje como serão feitas as entregas

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades, por isso, com o aumento do potencial de vendas, prepare-se também para um aumento da quantidade de entregas. Faça acordos com seus fornecedores de serviços e não tenha medo de aumentar um pouco o prazo para realizar os envios se for o caso. Algo que, se o cliente souber de antemão, não será um problema.

Não se esqueça da Cyber Monday

Além disso, também “importamos” do exterior a Cyber Monday, a primeira segunda-feira depois da Black Friday, em que os lojistas acabam realizando promoções com o que restou do estoque da superpromoção da sexta-feira. Com isso em mente, prepare-se para continuar as vendas por mais algum tempo!

Como você viu, o que não falta são maneiras de se dar bem durante a Black Friday. Portanto, não deixe para planejar tudo em cima da hora: pense agora nas suas promoções e não se esqueça de colocar o seu marketing digital para funcionar. Ah, e claro, faça ótimas vendas!

Gostou do nosso post? Já começou a se preparar para a Black Friday? Conte para a gente o que você está esperando para a data em 2015!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 03 nov 15