Cammino Digital

O email é o centro de nossas vidas digitais

Gostaria de convidá-los a fazerem uma reflexão: quando você se cadastra em uma rede social, você informa o email; ao comprar em uma loja virtual, é a sua conta de email que a empresa pede para confirmar o cadastro e enviar status do pedido; quando você assina a newsletter de algum blog, é por email que você recebe as novidades; você também provavelmente recebe confirmação de eventos e compromissos por email. Bem, parece que o email concentra muita informação útil. Na verdade, ele é necessário para ter acesso aos mais diversos tipos de plataformas, conteúdos, serviços e compras.

Neste artigo, vamos mostrar a força do email e como ele pode ser aproveitado na sua empresa para criar mais oportunidades de negócio. Confira!

Estatísticas sobre o uso do email

A partir de dados levantados pelos sites Convince & Convert (inglês), E-commerce Brasil e Viver de Blog, listamos 5 números que elucidam a importância desse canal de comunicação na vida das pessoas. Acompanhe:

A caixa de entrada é universal

Quem tem uma conta de email está exposto ao recebimento de qualquer tipo de conteúdo. No nível pessoal, você pode trocar mensagens com um parente ou parceiro que não esteja por perto. Profissionalmente, a comunicação interna de uma empresa e o envio de informações/arquivos podem se dar pela troca de emails. No aspecto social, quase todas as notificações e novidades das suas redes sociais são também enviadas para a sua caixa de entrada em forma resumida. Além do mais, as negociações, ofertas, atendimentos e suportes sempre vão parar na caixa de entrada dos seus emails.

Perceba como o e-mail é útil e centraliza todas as atividades de um indivíduo no meio digital.

Faça seu negócio se aproveitar desse canal

Se relações comerciais usando o email como canal de contato são comprovadamente eficientes, é o momento da sua empresa aproveitar melhor algumas oportunidades.

1º – Crie sua base de contatos

Esse é o primeiro passo para construir uma lista de emails assertiva, com pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços e boas chances de se tornarem clientes. Nem considere a hipótese de comprar listas prontas! Procure atrair o público até um formulário.

Como fazer isso? Peça um rápido cadastro dos seus atuais clientes, crie promoções que exijam o endereço de email do participante ou crie landing pages com ofertas de materiais ricos em troca dos dados de contato.

2º – Mantenha uma relação próxima com os cadastrados

Para criar um relacionamento e fortalecer sua marca com estes contatos, você precisa estar presente e gerar impactos recorrentes. Envie emails com conteúdos interessantes, educativos, pesquisas, convide para conhecer suas redes sociais, enfim, ações que mantenham um envolvimento entre marca e consumidor. Aqui o objetivo não é gerar uma venda e sim criar valor ao seu contato e potencial cliente.

3º – Faça campanhas de Email Marketing

Está aí uma estratégia barata e que pode alavancar suas vendas. Criando uma lista de contatos limpa, conhecendo bem o seu público e a proposição de valor dos seus produtos/serviços, você poderá colocar no ar uma campanha que traga excelentes resultados.

Seja criativo e não envie apenas anúncios: crie promoções, ofereça cupons de desconto e convide as pessoas a participarem de algum concurso. Aproveite as sazonalidades, como Natal, Dia das Mães e Black Friday para promover ofertas pontuais.

Em suma, existem diversas possibilidades de sair ganhando apostando em estratégias que envolvam email, especialmente porque é barato. Criar uma conta e enviar mensagens são ações normalmente gratuitas, mesmo contratando uma empresa especializada em envio de email marketing os custos são baixos e compensadores. Pense e veja como esse meio pode ser importante para sua empresa criar oportunidades de negócio e impulsionar suas vendas!

Então, gostou do artigo? Como você enxerga a força do email para os negócios? Deixe sua opinião nos comentários!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 25 nov 15