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Por que monitorar a sua marca na web?

Com o crescente aumento da influência da internet e das redes sociais, o que cada pessoa publica sobre determinado produto ou empresa pode tomar uma dimensão maior, seja de forma positiva, seja de forma negativa. As pessoas influenciam a sua rede de contatos através de comentários e fotos. Além disso, as pessoas também perceberam que a relação empresa/cliente nas redes sociais é muito mais intensa e eficaz na resolução de problemas. As reclamações no facebook, e-mail ou twitter geralmente são respondidas mais rapidamente do que as feitas por call-center. Por isso, o monitoramento da empresa e produtos na internet se tornou algo fundamental.

É uma forma de estreitar o relacionamento com os clientes, entender as necessidades do mercado e analisar o potencial que cada empresa tem para crescer, identificando fraquezas e demandas. A internet pode dar dicas valiosas sobre o universo que envolve o ramo da sua empresa, desde o cliente até a concorrência e novas oportunidades.

Confira, a seguir, algumas outras razões para monitorar a sua empresa na internet:

1. Estreitar relações com o cliente

Já que o cliente é o consumidor final, nada mais importante que saber o que ele está pensando sobre a sua marca e se manter presente na sua rede de contatos. Muitas pessoas têm preferido escolher produtos e tirar dúvidas pela internet. Antes de comprar elas costumam fazer uma busca sobre o que tem sido dito sobre determinado produto ou empresa.

2. Identificar demandas

O monitoramento pode indicar quais são as tendências de mercado, nichos ainda poucos explorados ou novas oportunidades dentro do ramo da sua empresa. A análise do que tem trafegado na internet pode dar algumas dicas sobre a necessidade dos clientes, auxiliando no planejamento da empresa.

3. Diminuir buzz negativo

Se alguém fez um comentário negativo sobre a sua empresa ou um produto você pode identificar e minimizar o buzz negativo. Rapidamente é possível resolver o problema e contornar a situação, ganhando pontos com o cliente. Um comentário negativo pode ter uma dimensão maior do que a esperada, por isso é preciso estar sempre atento.

4. Analisar concorrência

Saber o que as empresas do mesmo segmento que a sua estão fazendo ou dizendo também é importante. É identificar pontos positivos e fraquezas, e depois montar estratégias em cima dessa análise. Estar atento é fundamental.

Você já faz o monitoramento da sua empresa na internet? Conte para a gente suas experiências.

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publicado por Renato Cruz em 14 ago 14