Cammino Digital

Por que personalizar suas campanhas de e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes para empresas que buscam se relacionar melhor com seus atuais e potenciais clientes. Um dos motivos é que o e-mail é uma forma de contato mais individual e direta com as pessoas, o que permite uma segmentação mais precisa do que qualquer outro canal de comunicação.

Mesmo com essa vantagem evidente, muitas empresas insistem em massificar os envios. Aliás, quem nunca recebeu uma mensagem que não lhe interessasse ou fosse superficial/impessoal demais? Pensando nisso, nas próximas linhas você entenderá os motivos pelos quais a personalização das campanhas de e-mail marketing é a melhor saída para extrair mais resultados. Acompanhe!

Maiores taxas de abertura e interação

Quando você envia algo personalizado para seus contatos, maiores são as chances deles, ao menos, abrirem seu e-mail, consumirem seu conteúdo, clicarem nos CTAs ou responderem a mensagem. Portanto, vale ressaltar que não se trata apenas de chamar o lead/cliente pelo nome, mas sim de enviar e-mails alinhados com as preferências de cada segmento ou indivíduo em sua lista.

Deve-se considerar que nem todos querem receber a mesma mensagem e na mesma frequência. Seus leads podem ter interesses parecidos, mas seus perfis são diferentes entre si.

Por isso, a mensagem precisa ter um tom mais pessoal, deve demonstrar que a empresa conhece o destinatário e está dando uma dica certa, compartilhando conteúdos úteis para o contato e exibindo as ofertas com verdadeiro potencial de compra.

Fortalecimento da relação com o público

As pessoas gostam de receber um tratamento diferenciado, de fazerem parte de um grupo exclusivo. Quando elas percebem que sua empresa se dedica a enviar apenas e-mails relevantes, é natural que depositem mais confiança, credibilidade e enxerguem mais valor em suas propostas.

Se coloque no lugar de um cliente e imagine o quanto seria legal receber uma mensagem de feliz aniversário de um e-commerce no qual você compra frequentemente. Além dos parabéns, receber um código promocional que dá 10% de desconto para comprar qualquer produto na loja, é uma ótima maneira de personalizar o envio e colocar o consumidor em um patamar superior, de exclusividade.

Aumento das chances de conversão e recompra

Essa é uma consequência natural de quem se presta a entregar conteúdos e ofertas personalizadas aos interesses dos contatos. Por exemplo, se um e-commerce de moda tem um segmento em sua base composto por homens que demonstraram interesse em camisetas e bermudas casuais, as campanhas que envolverem essas peças devem ser programadas para atingir esse público.

Essa já é uma forma simples de personalização que pode aumentar suas vendas. O ideal é que a individualização seja maior, considerando informações demográficas, dados de acesso recente do usuário e o ticket médio de compra (quando for disparado um e-mail para um cliente assíduo).

A personalização também é uma condição indispensável para fazer campanhas de upsell e cross selling. Somente enviando ofertas adequadas às compras realizadas anteriormente pelos clientes é possível gerar mais valor a partir de uma venda.

Dicas para personalizar as campanhas de e-mail marketing

O ideal é contar com um software de CRM e/ou uma plataforma de automação de marketing ou e-mail marketing. Você precisa armazenar e gerir os dados dos seus leads e clientes para saber exatamente o perfil desse público e, assim, poder segmentar os envios de acordo com interesses diversos. A automatização do processo é importante para economizar tempo e evitar falhas humanas, especialmente, para quem possui uma base grande de contatos e não pode gerenciá-las manualmente.

Sob o ponto de vista de ter uma comunicação mais assertiva com o público, a personalização de e-mail marketing é fundamental. Aliás, essa é uma tendência do marketing digital como um todo: entregar conteúdos, anúncios e ofertas certas para os consumidores certos e nos momentos certos.

As novas ferramentas de armazenamento e análise de dados permitem que tamanha individualização seja possível e, como dito no início do texto, virtualmente, o e-mail ainda é a forma de contato mais pessoal entre empresas e clientes.

Entendeu o porquê a personalização pode trazer mais resultados para as suas campanhas de e-mail marketing? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades do blog.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
publicado por Renato Cruz em 07 abr 16